Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido MegaWare - G41T-M7 - Liga e não dá vídeo apos troca de capacitores

Avalie este tópico:


ljainfor

Posts em destaque

Olá!!

Essa placa é uma G41T-M7 foi levada para substituírem uns capacitores que estavam estufados, mas não substituíram por  capacitores iguais em identificação,

por exemplo era de 1800uf por 6,3v foi trocado por um de1000 por  25v.

Fui informado que os capacitores originais eram de 1800uf por 6,3v.

Olhando o esquema da placa informa  que o o C31, um dos que trocado,  é 1000uf por 6,3v.

Então tenho duas informações, a do dono da placa e a do esquema.

Essa é a segunda placa que pego em que há diferença entre esquema e determinados componentes da placa.

Se alguém tem uma placa dessa para confirmar os valores de cada capacitor eu agradeço e se tiver uma dica ou sugestão também agradeço

WhatsApp Image 2019-02-10 at 09.37.59.jpeg

WhatsApp Image 2019-02-10 at 09.39.42.jpeg

Editado: por ljainfor
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ljainfor disse:

Olá!!

Essa placa é uma G41T-M7 foi levada para substituírem uns capacitores que estavam estufados, mas não substituíram por  capacitores iguais em identificação,

por exemplo era de 1800uf por 6,3v foi trocado por um de1000 por  25v. 

Fui informado que os capacitores originais eram de 1800uf por 6,3v.

Olhando o esquema da placa informa  que o o C31, um dos que trocado,  é 1000uf por 6,3v.

Então tenho duas informações, a do dono da placa e a do esquema.

Essa é a segunda placa que pego em que há diferença entre esquema e determinados componentes da placa. 

Se alguém tem uma placa dessa para confirmar os valores de cada capacitor eu agradeço e se tiver uma dica ou sugestão também agradeço

WhatsApp Image 2019-02-10 at 09.37.59.jpeg

WhatsApp Image 2019-02-10 at 09.39.42.jpeg

@ljainfor primeira coisa a fazer é trocar os capacitores para os recomendados, visto o seguinte, muita gente vai dizer, Ah! não tem problema pois isso indica o limite máximo, não quer dizer que ele fique operando em 25v, porém suponhamos que essa placa tenha um outro problema, justamente o que fez os capacitores estufarem e aí esteja emitindo voltagens diferentes.

Sendo assim ele vai suportar e poderá estar trabalhando em 12v por exemplo, faça a substituição para os tamanhos recomendados e faça um novo teste.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, lojadisk disse:

@ljainfor primeira coisa a fazer é trocar os capacitores para os recomendados, visto o seguinte, muita gente vai dizer, Ah! não tem problema pois isso indica o limite máximo, não quer dizer que ele fique operando em 25v, porém suponhamos que essa placa tenha um outro problema, justamente o que fez os capacitores estufarem e aí esteja emitindo voltagens diferentes.

Sendo assim ele vai suportar e poderá estar trabalhando em 12v por exemplo, faça a substituição para os tamanhos recomendados e faça um novo teste.

@lojadisk , o problema é que eu não vi os capacitores originais na placa. E existe uma diferença entre o que o cliente diz e o esquema em relação aos valores do capacitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, ljainfor disse:

@lojadisk , foram trocados os que estão circulados e também o que está próximo a memória.

@ljainfor Amigo, pela minha experiência esses capacitores são de 1000u por 6.3v, certeza que são de 6.3v, agora realmente pode ser de 1000u ou 1800u, mas se tiver disponível comece com os de 1800u, se não faça com os de 1000u que dá certo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, ljainfor disse:

Olá!!

Essa placa é uma G41T-M7 foi levada para substituírem uns capacitores que estavam estufados, mas não substituíram por  capacitores iguais em identificação,

por exemplo era de 1800uf por 6,3v foi trocado por um de1000 por  25v.

Fui informado que os capacitores originais eram de 1800uf por 6,3v.

Olhando o esquema da placa informa  que o o C31, um dos que trocado,  é 1000uf por 6,3v.

Então tenho duas informações, a do dono da placa e a do esquema.

Essa é a segunda placa que pego em que há diferença entre esquema e determinados componentes da placa.

Se alguém tem uma placa dessa para confirmar os valores de cada capacitor eu agradeço e se tiver uma dica ou sugestão também agradeço

WhatsApp Image 2019-02-10 at 09.37.59.jpeg

WhatsApp Image 2019-02-10 at 09.39.42.jpeg

Verificando nas placas de sucata que tenho aqui, são de 1000uF / 6,3v.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, ljainfor disse:

@lojadisk , cara com os capacitores que estavam a placa até ligava mas não esquentava o processador,

agora que substitui os capacitores liga o processador esquenta porém não dá vídeo.

@ljainfor então  vai trocando processador, testa todos os que você tem ai

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, lojadisk disse:

@ljainfor então  vai trocando processador, testa todos os que você tem ai

 

@lojadisk , usei dois processadores diferentes e não deu vídeo.

Como o processador aquece mesmo e não chega a desligar mesmo sem o cooler, medi

os fet próximo ao processador ver imagem , No fet mf8(1) , tenho no dreno 1,04v source e gate 0v.                        

No fet mf7(2), dreno 11,45v source 1,04v no gate 1,04v.                  

No fet  mf29(3), dreno 0,95v source 0v gate 9,45v.

No fet mf5 tenho no dreno 1,04v e no source e gate 0v.

O capacitor em destaque apresenta um leve aquecimento.

Os amigos que entende da leitura do esquema poderia ajudar? Essas voltagens estão corretas?

WhatsApp Image 2019-02-12 at 22.09.29.jpeg

WhatsApp Image 2019-02-12 at 22.13.31.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ljainfor disse:

@lojadisk , usei dois processadores diferentes e não deu vídeo.

Como o processador aquece mesmo e não chega a desligar mesmo sem o cooler, medi

os fet próximo ao processador ver imagem , No fet mf8(1) , tenho no dreno 1,04v source e gate 0v.                        

No fet mf7(2), dreno 11,45v source 1,04v no gate 1,04v.                  

No fet  mf29(3), dreno 0,95v source 0v gate 9,45v.

No fet mf5 tenho no dreno 1,04v e no source e gate 0v.

O capacitor em destaque apresenta um leve aquecimento.

Os amigos que entende da leitura do esquema poderia ajudar? Essas voltagens estão corretas?

WhatsApp Image 2019-02-12 at 22.09.29.jpeg

WhatsApp Image 2019-02-12 at 22.13.31.jpeg

@ljainfor faça o seguinte, remova o processador, e com a placa desligada veja se as bobinas apresentam curto com o terra, se sim, indique quais, se não veja se o conector de alimentação do processador 4 pinos apresentam curto com o terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, ljainfor disse:

@lojadisk , usei dois processadores diferentes e não deu vídeo.

Como o processador aquece mesmo e não chega a desligar mesmo sem o cooler, medi

os fet próximo ao processador ver imagem , No fet mf8(1) , tenho no dreno 1,04v source e gate 0v.                        

No fet mf7(2), dreno 11,45v source 1,04v no gate 1,04v.                  

No fet  mf29(3), dreno 0,95v source 0v gate 9,45v.

No fet mf5 tenho no dreno 1,04v e no source e gate 0v.

O capacitor em destaque apresenta um leve aquecimento.

Os amigos que entende da leitura do esquema poderia ajudar? Essas voltagens estão corretas?

WhatsApp Image 2019-02-12 at 22.09.29.jpeg

WhatsApp Image 2019-02-12 at 22.13.31.jpeg

@ljainfor o que deu a entender é que chega as tensões de alta normalmente, e a unica coisa estranha foi o os 1.04 no source e gate do fet, mas vamos deixar um pouco de lado, veja tambpem se o fet (1) está em curto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, lojadisk disse:

@ljainfor faça o seguinte, remova o processador, e com a placa desligada veja se as bobinas apresentam curto com o terra, se sim, indique quais, se não veja se o conector de alimentação do processador 4 pinos apresentam curto com o terra.

@lojadisk , não há curto nas bobinas e nem no conector de 4 pinos.

 

9 minutos atrás, lojadisk disse:

@ljainfor o que deu a entender é que chega as tensões de alta normalmente, e a unica coisa estranha foi o os 1.04 no source e gate do fet, mas vamos deixar um pouco de lado, veja tambpem se o fet (1) está em curto.

 

O multímetro bipa entre o source e terra, isso é curto do fet (1)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, ljainfor disse:

@lojadisk , não há curto nas bobinas e nem no conector de 4 pinos.

 

O multímetro bipa entre o source e terra, isso é curto do fet (1)?

@ljainfor não o source é terra mesmo, o importante são os demais não biparem, sendo assim "aparentemente as tensões estão ok"

já tentou regravar a Bios?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/02/2019 às 18:29, ljainfor disse:

@lojadisk, regravei o BIOS mesmo assim não deu vídeo.

@ljainfor se nesse caso você não encontrou nenhum curto, principalmente na linha de 12v então recomendo fazer a troca do cristal do CI de clock, se você tiver osciloscópio faça a medição dele antes de trocar, mas se não tiver torque o cristal que pode dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ljainfor , verifique se esses capacitores usados na substituição são adequados. Se a especificação de temperatura for 85 graus, não servem, pois até onde sei, a ESR deles é muito alta. Se forem de 105 graus, devem servir. Esse parâmetro (ESR) muitas vezes é deixado de lado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...