Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Mini TRAFO com circuito aberto referência equivalente

Avalie este tópico:


Allexandre.ferreiraa

Posts em destaque

Boa noite!

Amigos, estou com uma pistola de ponto, de uso obviamente, automotivo, onde a mesma parou de funcionar o flash... Após análise dos circuitos da PCB, constatei que esse trafo está com o circuito do enrolamento secundário aberto. 

 

Apesar de até agora não ter obtido o esquema elétrico da placa, consegui perceber que a saída do trafo ( secundário), vai para um transistor onde a tensão de trabalho C > E é de 30vdc min e 60vdc máx, segundo o datasheet... Logo já é uma referência para a relação de espiras do mesmo. Em parte verifiquei tbm a tensão que chega nas ilhas do circuito primário, que é de 12vdc, assim como a pistola em sí, pois é de uso automotivo VDC, ou seja as únicas informações que possuo até agora é que entra 12VDC e sai entre 30 e 60VDC.

 

Gostaria que alguém se possível me disponibilizasse o esquema elétrico, ou me desse alguma dica de onde eu posso está encontrando um trafo equivalente para a reposição. 

 

Se algum amigo puder me ajudar, agradeço desde já.

IMG-20190210-WA0022.jpeg

IMG-20190210-WA0020.jpeg

IMG-20190210-WA0016.jpeg

IMG-20190210-WA0014.jpeg

IMG-20190210-WA0010.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste tipo de casos, onde material de auxílio como esquema elétrico é difícil, e até mesmo achar alguém que de manutenção frequentemente neste tipo de equipamento também é, imagino que o melhor a fazer é desmontar o trafo utilizando ar quente ou água fervente, para amolecer a cola que junta as duas partes tipo E do núcleo, feito isso basta contar o número de espiras e refazer com fio de mesma bitola, prestando atenção claro de onde partem e onde terminam os enrolamentos e mantendo isolamento entre as camadas como havia originalmente, se o primário está intacto podes manter ele é um trabalho a menos. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Neo disse:

Neste tipo de casos, onde material de auxílio como esquema elétrico é difícil, e até mesmo achar alguém que de manutenção frequentemente neste tipo de equipamento também é, imagino que o melhor a fazer é desmontar o trafo utilizando ar quente ou água fervente, para amolecer a cola que junta as duas partes tipo E do núcleo, feito isso basta contar o número de espiras e refazer com fio de mesma bitola, prestando atenção claro de onde partem e onde terminam os enrolamentos e mantendo isolamento entre as camadas como havia originalmente, se o primário está intacto podes manter ele é um trabalho a menos. 

Entendi amigo, o problema é que onde moro é praticamente impossível encontrar fio de cobre nessa bitola, e na maioria das vezes até em bitolas maiores é complicado..

 

Esqueci de mencionar as medidas do mesmo... ele é bem pequeno, vc acha que mesmo se eu encontrar uma maneira de repor o cobre, eu posso realmente fazer ele voltar à funcionar?, ou é melhor continuar procurando em sucatas, ou sla, algo do tipo..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única parte "difícil" é desmontar o trafo sem quebrar o ferrite, tem que fazer com muita paciência e calma, o resto é mumu...

 

Encontrar outro igual só se for em sucata do mesmo equipamento acredito eu.

 

Uma coisa que vale apena salientar é que muitas vezes eles montam indutores nestes pequenos trafos, e aí tem pinos excedentes apenas para melhor fixação, mas se identificaste pela placa que há realmente uma entrada e uma saída, aí acredito que a melhor saída é mesmo re-enrolar. Podes tirar o fio de outros trafos, ou comprar na internet. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tiver uma sucata de flash eletrônico alimentado por baterias, o transformador serve, só terá que identificar os pinos. 

 

PS. Não é a saída do trafo que vai no coletor do transistor, é a entrada. A saída é retificada e carrega aquele capacitor de poliéster ali na esquerda com uns 350v.. É a descarga desse capacitor que alimenta a lampada durante o flash. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 11/02/2019 às 19:12, zazulak disse:

Se tiver uma sucata de flash eletrônico alimentado por baterias, o transformador serve, só terá que identificar os pinos. 

 

PS. Não é a saída do trafo que vai no coletor do transistor, é a entrada. A saída é retificada e carrega aquele capacitor de poliéster ali na esquerda com uns 350v.. É a descarga desse capacitor que alimenta a lampada durante o flash. 

Boa Noite, será que aquelas máquinas fotográficas antigas possuem algo similar que seja compatível?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/02/2019 às 19:12, zazulak disse:

Se tiver uma sucata de flash eletrônico alimentado por baterias, o transformador serve, só terá que identificar os pinos. 

 

PS. Não é a saída do trafo que vai no coletor do transistor, é a entrada. A saída é retificada e carrega aquele capacitor de poliéster ali na esquerda com uns 350v.. É a descarga desse capacitor que alimenta a lampada durante o flash. 

Sim amigo, vdd, me equivoquei no meu relato, realmente é na entrada!. obg pelas dicas!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...