Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Allexandre.ferreiraa

dúvida Mini TRAFO com circuito aberto referência equivalente

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa noite!

Amigos, estou com uma pistola de ponto, de uso obviamente, automotivo, onde a mesma parou de funcionar o flash... Após análise dos circuitos da PCB, constatei que esse trafo está com o circuito do enrolamento secundário aberto. 

Apesar de até agora não ter obtido o esquema elétrico da placa, consegui perceber que a saída do trafo ( secundário), vai para um transistor onde a tensão de trabalho C > E é de 30vdc min e 60vdc máx, segundo o datasheet... Logo já é uma referência para a relação de espiras do mesmo. Em parte verifiquei tbm a tensão que chega nas ilhas do circuito primário, que é de 12vdc, assim como a pistola em sí, pois é de uso automotivo VDC, ou seja as únicas informações que possuo até agora é que entra 12VDC e sai entre 30 e 60VDC.

Gostaria que alguém se possível me disponibilizasse o esquema elétrico, ou me desse alguma dica de onde eu posso está encontrando um trafo equivalente para a reposição. 

Se algum amigo puder me ajudar, agradeço desde já.

IMG-20190210-WA0022.jpeg

IMG-20190210-WA0020.jpeg

IMG-20190210-WA0016.jpeg

IMG-20190210-WA0014.jpeg

IMG-20190210-WA0010.jpeg

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites
Neo    1.271

Neste tipo de casos, onde material de auxílio como esquema elétrico é difícil, e até mesmo achar alguém que de manutenção frequentemente neste tipo de equipamento também é, imagino que o melhor a fazer é desmontar o trafo utilizando ar quente ou água fervente, para amolecer a cola que junta as duas partes tipo E do núcleo, feito isso basta contar o número de espiras e refazer com fio de mesma bitola, prestando atenção claro de onde partem e onde terminam os enrolamentos e mantendo isolamento entre as camadas como havia originalmente, se o primário está intacto podes manter ele é um trabalho a menos. 

Compartilhar este post

Link para este post
7 minutos atrás, Neo disse:

Neste tipo de casos, onde material de auxílio como esquema elétrico é difícil, e até mesmo achar alguém que de manutenção frequentemente neste tipo de equipamento também é, imagino que o melhor a fazer é desmontar o trafo utilizando ar quente ou água fervente, para amolecer a cola que junta as duas partes tipo E do núcleo, feito isso basta contar o número de espiras e refazer com fio de mesma bitola, prestando atenção claro de onde partem e onde terminam os enrolamentos e mantendo isolamento entre as camadas como havia originalmente, se o primário está intacto podes manter ele é um trabalho a menos. 

Entendi amigo, o problema é que onde moro é praticamente impossível encontrar fio de cobre nessa bitola, e na maioria das vezes até em bitolas maiores é complicado..

Esqueci de mencionar as medidas do mesmo... ele é bem pequeno, vc acha que mesmo se eu encontrar uma maneira de repor o cobre, eu posso realmente fazer ele voltar à funcionar?, ou é melhor continuar procurando em sucatas, ou sla, algo do tipo..

Compartilhar este post

Link para este post
Neo    1.271

A única parte "difícil" é desmontar o trafo sem quebrar o ferrite, tem que fazer com muita paciência e calma, o resto é mumu...

Encontrar outro igual só se for em sucata do mesmo equipamento acredito eu.

Uma coisa que vale apena salientar é que muitas vezes eles montam indutores nestes pequenos trafos, e aí tem pinos excedentes apenas para melhor fixação, mas se identificaste pela placa que há realmente uma entrada e uma saída, aí acredito que a melhor saída é mesmo re-enrolar. Podes tirar o fio de outros trafos, ou comprar na internet. 

Compartilhar este post

Link para este post
zazulak    489

Se tiver uma sucata de flash eletrônico alimentado por baterias, o transformador serve, só terá que identificar os pinos. 

PS. Não é a saída do trafo que vai no coletor do transistor, é a entrada. A saída é retificada e carrega aquele capacitor de poliéster ali na esquerda com uns 350v.. É a descarga desse capacitor que alimenta a lampada durante o flash. 

• Joinha 1

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...