Jump to content
Tuttor Tecno

em análise Samsung RV420 / Placa Mod: Scala2-14R-VE / REV:1.1 / PCB CODE: BA41-01886A com problemas nas portas USB

Rate this topic

Recommended Posts

Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite!! 

Bom pessoal meu problema é o seguinte, 

tô com um notebook samsung RV420, ele não estava carregando nem dava sinal de vida, comecei seguindo a trilha do conector de carga até chegar ao MOSFET AON-7200, que estava em curto, fiz a substituição por um que está em perfeito estado retirado de uma sucata e o notebook ligou...

Mas o teclado não pegou nenhuma tecla, ai fui lá tentar com um teclado usb e também não pegou em nenhuma das portas, então resolvi medir as voltagens das portas usb, e para minha surpresa estão apresentando uma tensão de 3V na linha de DATA+, com isso nenhum dispositivo plugado no usb funciona, alguém faz ideia do que pode está acontecendo? 

Se alguém poder me ajudar, ficarei muito grato!

Edited by Tuttor Tecno

Se o sinal no PIN do super IO estiver OK, va direto no ci SW502 e veja se está tudo ok em seus terminais!

Captura de Tela 2019-02-12 às 23.09.58.png

Edited by fabiano.julio
  • Like 1

Pra finalizar veja se todos os conectores USB estão integro?

depois basta você medir essa bobina FILT501 veja se ela não esta aberta?

Boa sorte!

44 minutos atrás, fabiano.julio disse:

Boa noite, veja se o sinal KBC3_USBPWRON# PIN93 do Super IO está presente?

Captura de Tela 2019-02-12 às 23.07.47.png

Boa noite @fabiano.julio qual seria o valor desse sinal?

9 horas atrás, Tuttor Tecno disse:

Boa noite @fabiano.julio qual seria o valor desse sinal?

3.3v ele sai do super IO para habilitar o ci que controla uma das portas USB, se eu não estou enganado cada porta tem um ci desse, incluindo a USB3.0

Edited by fabiano.julio

12 minutos atrás, Tuttor Tecno disse:

@fabiano.julio Fiz a medição no PIN93, tem 0V... Enquanto esse CI SW502, não consegui localizar ele na placa... 
Vc poderia me mandar esse esquema?

Vlw, boa sorte no seu reparo!

• Like 1

Eu tinha uma placa com o mesmo problema um amigo meu resolveu trocando o IO se eu não me engano o teclado funcionava na bios mas depois dali ele parava de funcionar 

Editei aqui por que escrevi no fórum errado (estava com varias guias abertas)

Edited by xxxdarkness1

3 horas atrás, fabiano.julio disse:

Pra finalizar veja se todos os conectores USB estão integro?

depois basta você medir essa bobina FILT501 veja se ela não esta aberta?

Boa sorte!

@fabiano.julio Consegui o esquema e fui analisando, como falei anteriormente, no PIN93 do IO tem 0V, ai parti para o CI SW502, Nos PINOS 2,6 e 7=4.8V, resolvi testar as bobinas nelas estão passando 3V, e fiz teste de continuidade nelas com a placa ligada todos os terminais apresentam continuidade, tipo do 1>3, 2>4, isso não é normal, é?

Edited by Tuttor Tecno

Amigo é possível que seja normal que verificar no esquema.

Verifiquei uma foto da placa e vi o chipset hm 65 (segunda geração de processadores intel)

A placa do meu cliente que meu colega reparou substituindo o io era de primeira geração, muda muita coisa mas ainda sim essas placas são praticamente irmãs, são muito parecidas...

Se você tiver uma sucata com esse io e como troca-lo seria muito interessante 

6 horas atrás, xxxdarkness1 disse:

Eu tinha uma placa com o mesmo problema um amigo meu resolveu trocando o IO se eu não me engano o teclado funcionava na bios mas depois dali ele parava de funcionar 

ja peguei com esse defeito e era a tela que eu havia trocado que não era compatível!

9 horas atrás, xxxdarkness1 disse:

Amigo é possível que seja normal que verificar no esquema.

Verifiquei uma foto da placa e vi o chipset hm 65 (segunda geração de processadores intel)

A placa do meu cliente que meu colega reparou substituindo o io era de primeira geração, muda muita coisa mas ainda sim essas placas são praticamente irmãs, são muito parecidas...

Se você tiver uma sucata com esse io e como troca-lo seria muito interessante 

Não tenho outra sucata por aqui com o IO em bom estado, a que tenho de onde retirei o AON7200 foi descartada justamente pelo fato do IO dela estar com problemas, mas valeu a dica amigo, vou fazer uma correria pra ver se consigo uma placa dessa ou uma que tenha o IO igual para realizar a troca, e fazer o teste, e qualquer novidade posto aqui...  

Agradeço pela ajuda!

@Tuttor Tecno Boa tarde. Estou acompanhando seu tópico. 

Pelo que percebo a linha KBC3_USBPWRON#  deve estar em nível baixo para acionar o CI SW502, entao se tens 0v nessa linha, ao meu ver está OK. E se pino 6 e 7 do SW502 CI tem 5v entao confirma que ele está alimentado e habilitado.

Os 5V está presente na porta USB, certo? 

Vc pode estar medindo os dois lados dos seguintes resistores :

R63 , R66 e R67. Tem um cristal oscilador que gerencia as USB, veja ele também...

Só para confirmar, wifi também nao esta funcionando né!?

54 minutos atrás, Shrimp_Green disse:

@Tuttor Tecno Boa tarde. Estou acompanhando seu tópico. 

Pelo que percebo a linha KBC3_USBPWRON#  deve estar em nível baixo para acionar o CI SW502, entao se tens 0v nessa linha, ao meu ver está OK. E se pino 6 e 7 do SW502 CI tem 5v entao confirma que ele está alimentado e habilitado.

Os 5V está presente na porta USB, certo? 

Vc pode estar medindo os dois lados dos seguintes resistores :

R63 , R66 e R67. Tem um cristal oscilador que gerencia as USB, veja ele também...

Só para confirmar, wifi também nao esta funcionando né!?

@Shrimp_Green Boa tarde amigo, sim tenho 5V nas portas usb, o estranho é que além desse 5V, tenho 3V nas linhas de dados do USB, vou fazer as medições nos resistores que me indicou e tbm verificar o cristal, quanto ao wi-fi não sei dizer se está funcionando!

12 horas atrás, Tuttor Tecno disse:

e fiz teste de continuidade nelas com a placa ligada 

o teste de continuidade deve ser feito com a placa sem energia, caso contrário o multimetro irá bipar, pode até danificar ele. 

@Shrimp_Green Bom amigo, desculpa a demora tive outras coisas precisando da minha atenção, voltando a essa placa poderia me indicar onde fica esses resistores, não consegui localiza-los, essa placa n tem serigrafia ai complica  bastante..