Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Nobreak SMS Power Vision II Interativo uPV3000BIFX Placa PCIV007240 Não reconhece a rede entre outros defeitos

Avalie este tópico:


pcrock

Posts em destaque

Caros amigos, vejo que muita gente tem passado  maus bocados com essa linha de Nobreaks então resolvi dar umas dicas, já que eu também sofri bastante com este modelo.
Trata-se de um Nobreak SMS Power Vision II Interativo uPV3000BIFX versão da placa é PCIV007240.

Esse nobreak é diferente da maioria da linha 3000 da SMS. Este aqui usa um módulo complexo de processamento (muitos chamam de placa filha e a versão desta placa é PCIV0011) ao invés de usar um microprocessador simples (PIC16Fxxxxx) como a maioria usa.

Meu Nobreak deve ter tomado raio ou pego uma faísca através da rede e os defeitos eram vários.

* Funcionava em modo bateria (porém começava a apitar intermitentemente e desligava depois de 10 segundos).

*Não reconhecia rede elétrica nem em 110V e nem em 220V e ficava apenas batendo os relês quando plugados na rede.

 

OBS--> Um esquema elétrico que ajuda muito e que bate quase tudo é o do Nobreak SMS Power Vision II µPV3000Bi versão da placa ZESQ0072-02 e também a versão ZESQ0072-00 (PCIV007200 ou PCIV007202). Talvéz tenha até pra baixar aqui no Forum.

O Defeito do Inversor pude verificar 2 problemas de cara.
A ventoinha estava travada (O que ocasionou na carbonização de R51 que teve que ser trocado) .
Outro problema é que não encontrei tensão no pino central de IC2 (LM19) . Tinha 5V na entrada do CI mas não tinha nada na saída e portanto o micro não recebia informação nenhuma sobre a temperatura do sistema inversor.

Desmontei a ventoinha e recuperei a mesma, limpando  muito minuciosamente o eixo, o interior da bucha e lubrificando tudo muito bem, com isso ela voltou a funcionar perfeitamente (O correto seria trocar a ventoinha mas como eu não tinha uma nova e o cliente exigia muita pressa então esta foi a solução).

Troquei o LM19 e após estas ações o Nobreak voltou a funcionar PERFEITAMENTE no modo Bateria, porém restava ainda o problema de não reconhecer a  rede nunca!

 

OBS---> Muitos outros problemas podem ser responsáveis por mau funcionamento no inversor e estou aqui apenas me referindo ao MEU CASO.!!!!
Caso o seu problema seja outro você deve verificar os FETS do dissipador, Transformador de Força, LM324 smd da placa do processador (PCI1), placa do micro defeituosa, transístores, diodos e resistores de toda a rede de Q29, Q28, Q31, Q30, etc...

O Defeito de não reconhecer a rede (e esse me deu muito trabalho),  Após verificar  FS1, R43 e R45 e notar que estavam bons, verifiquei então todos componentes na rede que sucede estes componentes e fazem o estágio de reconhecer se o Nobreak está conectado a energia da rede ou não (IC 8 e IC9).
IC8b detecta se o aparelho está na tomada e se tem energia elétrica na mesma e IC9 junto com IC8a darão a referencia da frequência da rede elétrica (60Hz em nosso caso).

ATENÇÃO!!! SEM QUALQUER UMA DESTAS DUAS INFORMAÇÕES O APARELHO NÃO ENTRARÁ EM MODO REDE!!!

Se estes circuitos estiverem funcionando, teremos com o nobreak conectado a uma tomada de 110V, algo em torno de 1.3V no pino 7 de IC8 (Vin) e 7.5V no pino 1 de IC8 (SINC). No meu caso pude perceber que não tinha nada no pino 1 então o micro não recebia a informação de 60Hz da rede. Encontrei D21 (BAT85S) em curto e mesmo após a troca não resolveu. Notei que IC8 (LM358) tbm esquentava e mesmo após a troca ainda não resolveu!!!
Verificando o circuito divisor de tensão que vai ao pino 2 de IC8 (entrada inversora deste amplificador operacional) , não notei nada estranho mas ao verificar o pino 3 do mesmo CI, (entrada do amplificador operacional), notei uma tensão muito baixa que não fazia sentido então suspeitei do optoacoplador (IC9 TLP521) estar "matando" esta tensão. Tirei o mesmo da placa e já no multímetro deu pra notar uma fuga enorme entre os pinos 3 e 4 (transistor interno do optoacoplador). Substituí o mesmo (pode usar PC123 ou PC817 que funciona) e tudo voltou ao normal!
 

Deixarei o aparelho 2 dias em teste e se tudo ficar à contento eu colocarei o tópico como resolvido!

Sei que o post ficou meio grande mas ao ver na NET que muuuuita gente está com esse mesmo defeito neste aparelho e a maioria não conseguiu resolver, achei que pudesse dar uma ajuda pra quem se interessar ou precisar!!!

Atenciosamente..

PCROCK
 

  • Joinha 9
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...