Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Carga lenta em bateria estacionária com mais de 20 horas

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia,

Pretendo fazer um carregador de bateria conforme a imagem abaixo:

carga lenta bateria estacionaria.png

Coloquei uma fonte de (15V 3A), um resistor de (10 Ohms 5W) e uma bateria de (12V 7Ah).

 

De acordo com meus cálculos, a bateria irá demorar mais do que 10 horas para carregar (10 horas de carga é o recomendado para uma carga lenta).

 

Devido a este tempo ser superior ao recomendado, a bateria pode sofrer algum dano? Posso prejudicar o funcionamento da bateria fazendo com que a carga demore mais do que 20 horas?

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Com esse circuito você teria basicamente uma "carga burra" sem controle nenhum, sem parar no ponto certo (cerca de 14,5 volts, ponto em que as placas "fervem") e sem flutuação. Um carregador próprio de bateria é mais complexo do que o circuito que você está propondo, pelo menos os carregadores que realmente prestam (tem cada porcaria por aí...). Basicamente, pra uma carga rápida, sem deixar a bateria sozinha, teu circuito funcionaria... eu não confiaria em mais do que isso.
A questão carga lenta não tem muito a ver com o tempo e sim com a corrente. Seria um carregador com 10% da corrente da bateria, nesse caso você precisaria de 700mAh. Carga rápida, no máximo 25% sem danos a bateria. O tempo então vai depender de quanta carga tem na bateria no momento em que o carregador é conectado. Aí novamente, um carregador próprio desligaria a carga e entraria em flutuação no momento que a bateria chegasse ao ponto certo. Em flutuação (13,8 volts) você pode deixar a bateria conectada o ano todo que não vai acontecer nada.
Quanto a danificar, pode sim. Como expliquei acima, quando passa dos 14,5 volts a bateria ferve, podendo entortar placas, vazar, estufar, etc. Com esse resistor, vai demorar pra chegar nesse ponto, mas de qualquer forma, se for utilizar esse circuito mesmo, não deixe a bateria sozinha e monitore a tensão nela.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Halysson Primeiramente, muito obrigado pela resposta.

 

Então, se eu colocar um diodo em série com o resistor para reduzir os 15V da fonte para a tensão para a tensão de flutuação (13,8V) desde o início, eu terei uma carga segura a qual eu não precise ficar monitorando?

Editado: por Rodrigo Kmiecik
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Kmiecik seu tópico foi movido para a área correta » 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Kmiecik Vai limitar a tensão de 15 volts pra um valor mais seguro. Vai depender da queda que o diodo vai dar, em geral um diodo comum dá cerca de 0,7 volts. Aí entra outro problema, como eu disse acima: não existe nenhum controle de carga nesse carregador, então quanto mais a tensão da bateria sobe, menor é a corrente que a fonte vai fornecer através do resistor. A tensão vai subir cada vez mais lenta pois a bateria vai absorver carga cada vez mais devagar. Somente com o resistor já demoraria bastante pra chegar aos 14,5 volts se a bateria estiver muito descarregada, mas com o diodo ajudaria a manter em um nível seguro sem monitoramento.
No caso de um carregador próprio, a corrente é mantida em um valor estável até chegar na tensão limite, então é reduzida a tensão pra 13,8 volts e a corrente cai aos poucos conforme a bateria continua absorvendo carga. São dois estágios, corrente fixa com a tensão subindo aos poucos e depois tensão fixa com a corrente baixando aos poucos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Kmiecik Disponha. Só um detalhe: Com um diodo a tensão ficaria limitada a por volta de 14,3 a 14,4 volts. Esse nível de tensão não é aconselhável para manter a bateria por longos períodos, como no caso do alarme em que suponho que vai ficar ligado todo o tempo em que tiver rede presente. Não vai causar danos a curto prazo, mas pode diminuir bastante a vida útil dela.
Uma forma mais segura seria utilizar um LM317 montado em um dissipador de tamanho apropriado e com um diodo e um resistor de baixo valor (OR22 5W por exemplo) em série na saída, ajustando para 13,8 volts no catodo do diodo (por volta de 14,5 na saída do 317). Vai precisar de mais tensão na entrada, cerca de 18 volts pra garantir, e mesmo indo apenas até a flutuação, esse circuito funciona, muitos nobreaks utilizam. Não é a minha primeira escolha, mas é simples, funciona e é melhor do que apenas um resistor com um diodo. Só não esqueça do dissipador, ou vai fritar o LM317.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...