Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Como Modificar e Adicionar Região ME e Chave do Windows na BIOS

Avalie este tópico:


K0rTy

Posts em destaque


image.png.9213a916d3b793f88700e2b8bbf07237.png

Siga esse tutorial para recuperar a chave do Windows presente dentro da BIOS. Além de poder selecionar ou "limpar" a versão da Região ME (Intel® Management Engine)

Não preciso nem falar como é importante ter um backup do arquivo original do equipamento salvo e seguro. Depois de garantir isso siga os passos a seguir.

 

Arquivos necessário:

 

1.  HxD para fazer a modificação do arquivo .BIN

 

2. MEinject atualizado para verificar a chave do windows e atualizar ou modificar a região ME

Veja esse repositorio para a versão mais atual do MEinject:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

ou

 

 

 

 

3. Para que o MEinject funcione baixe os seguintes arquivos, apos baixar você deve descompactar os arquivos:

(Link Atualizado 19 de agosto 2021)

 

 

 

4. Do arquivo de backup da bios e um arquivo baixado do fórum com uma boa recomendação.

 

Antes de tudo você precisa que o MEinject esteja funcionando corretamente. Para isso você quando inicializa pela primeira vez ele solicita que você selecione a Pasta onde você baixou os arquivos firmware ME já extraído.

 

Demora um pouco a primeira inicialização do programa mas depois de tudo carregado você não vai precisar fazer novamente e o MEinject está pronto pra trabalhar.

Agora é hora de abrir duas instancia do aplicativo para ficar fácil de visualizar o BIOS baixado e o BIOS do cliente.

Arraste os arquivos para cada instancia aberta do programa e visualize a chave do windows 

 

 

image.png

 

Não precisa mudar nada agora. Vamos apenas configurar a versão ME primeiro. Usando a opção Suitable MEs selecionando a mesma versão do BIOS do cliente. Sempre prefira a versão com final RGN que é uma versão mais limpa.

 

Depois de salvo o aplicativo vai salvar a bios com o nome da versão me que você selecionou. 

 

Agora vamos usar o HxD para encontrar a serial do windows. Depois de abrir o HxD e mover o arquivo que você já modificou com região ME Basta procurar a serial do windows usando o Ctrl F (veja o video pra mais detalhes).

 

Copie o serial do windows pra arquivo da bios modificada e salve estará pronto para gravar apos isso. 

 

Feito isso você terá feito a configuração da região ME o que pode corrigir problemas com incompatibilidade com a placa (aparelho desliga depois de 30 min, aparelho não liga, demora ligar, etc), além de adicionar na bios do cliente o serial da sua BIOS.

 

Para mais detalhes veja o video que fiz do procedimento.

 

 

 

Espero que seja de ajuda.

Qualquer sugestão fique a vontade.

  

 

Editado: por K0rTy
correção do link MEGA
  • Joinha 36
  • Legal 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @K0rTy !!!

 

Eu vou precisar de sua ajuda para o seguinte esclarecimento, tenho um Notebook Toshiba Satellite S55-A5188 comprado quando morei fora do Brasil, ele veio com o Windows Home 8.1 64 Bits e na volta ao Brasil, acabei comprando no Site da Brasoftware que é parceira da Microsoft, duas Licenças do Windows 10 PRO 64 Bits, só que quando zero o HD para fazer uma Instalação Limpa (do Zero), mesmo eu tendo baixado do Site da Microsoft a Build mais nova do Windows 10 PRO 64 Bits, ao instalar do zero, no final da instalação, é mostrado que instalei o Windows 10 HOME 64 Bits e não a versão PRO, sei que isso tem a ver com a tabela SLIC (acrônimo de Software licencing table).

 

E aí, toda Instalação Limpa que faço, eu tenho sempre que mudar o Serial para uma das duas Licenças do Windows 10 PRO 64 Bits que comprei da Brasoftware, é uma porcaria isso porque perco um tempo até significativo em cada Instalação Limpa!

 

Agora vem a grande pergunta: com o uso do seu Tutorial, acabarei com esse meu eterno problema?

 

Muito obrigado!

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, GNMilasi disse:

Agora vem a grande pergunta: com o uso do seu Tutorial, acabarei com esse meu eterno problema?

 

@GNMilasi  É uma boa pergunta gostaria que você testasse. 

 

 

Pra isso faça o backup da sua BIOS  vai precisar de um gravador externo vai ser mais seguro porque pode voltar tudo depois.

Por lógica creio que funcione sim. Mas que você tenha que iniciar a formatação limpa pra testar.

 

Faça por sua conta em risco.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado por me responder, @K0rTy !!!

 

Bem, então nem vou arriscar porque ainda não comprei minha Gravadora de Bios e o Curso de Eletrônica (80 horas) que fiz no SENAI foi em 1990, traduzindo, não tenho experiência prática em eletrônica, ou seja, tudo que eu aprendi na Teoria, se perdeu no decorrer dos anos porque fiz apenas dois trabalhos de soldas em placas-mãe de clientes e isso já tem mais de 20 anos!

 

Muito obrigado! 👍

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, K0rTy disse:

 

@GNMilasi  É uma boa pergunta gostaria que você testasse. 

 

 

Pra isso faça o backup da sua BIOS  vai precisar de um gravador externo vai ser mais seguro porque pode voltar tudo depois.

Por lógica creio que funcione sim. Mas que você tenha que iniciar a formatação limpa pra testar.

 

Faça por sua conta em risco.

 

 

Vou continuar então tendo o trabalho de toda vez que for fazer uma Instalação Limpa, modificar o Serial da Licença Home para a Licença PRO que comprei!

 

Muito obrigado!

 

Abraços!

 

OBS: Ficarei lhe devendo um Joinha por você ter esclarecido minha dúvida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, RodrigoMendes90 disse:

Entendi, mais uma pergunta rsrs e se a BIOS que eu baixei do site não tiver serial ? como eu posso estar procurando no Hxd o local para inserir o serial do cliente ? 

 

Nunca precisei adicionar um chave em geral eu baixo uma que já seja a mais próxima da BIOS do cliente. Não creio que funcione. Porque existe ainda outros dados para se adicionar na BIOS para funcionar corretamente o BIOS UEFI. Então eu creio que não funcione. Mas veja ai e posta aqui o resultado. Quando surgir aqui uma situação parecida eu vou tentar fazer isso. Vou ver essa BIOS ai sua pra ver já respondo.

 

Faça por sua conta em risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, @Daniel !!!

Citar

 

Em meados da década de 1990, a Intel percebeu que o modelo da interface de firmware do BIOS (Basic Input/Output System) da IBM tinha limitações inerentes.

Estas não afetaram o utilizador “normal”, no entanto dificultaram a tarefa de criar servidores de alto desempenho, o que levou a Intel a iniciar o desenvolvimento da EFI para a sua plataforma Itanium. Havia ainda a necessidade de controlar a proliferação de rootkits.

Em 2007, a Intel, juntamente com a AMD, AMI, Apple, Dell, HP, IBM, Lenovo, Microsoft e Phoenix Technologies, concordaram em usar UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), sucessor do famoso EFI (Extensible Firmware Interface), cuja detentora é o Unified EFI Fórum.

 

 

O problema que vejo aí é que ao que me parece, esse HxD mostrado neste Tutorial, só roda no Ambiente Windows, já no Linux e Mac OS não, mas certamente deve existir um Software similar ao HxD que possa ser executado no Linux e no Mac OS!

 

Abs!

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@K0rTy , eu tenho um detalhe muito importante a mencionar, tenho pelo menos umas 6 Licenças do Windows 10 PRO compradas diretamente do Site da Microsoft (sim, lá são caras demais, só DEUS sabe o quanto eu trabalhei para poder pagar) e essas Licenças estão atreladas a uma Conta minha do Outlook da Microsoft, como esse meu Notebook foi comprado nos EUA, ele veio com o Windows 8.1 HOME.

 

Agora vem um problema que não acaba nunca, mesmo zerando HDs (esse Notebook veio com um HD híbrido de 1 TB) e SSDs (atualmente uso um Samsung SSD 850 EVO 500GB) com o ZeroFill, mesmo que eu zere o HD original ou zere esse SSD atual, quando vou instalar o Windows 10 PRO, no final vejo que foi instalado o Windows 10 HOME e aí quando troco a Licença por umas das 6 que comprei da Microsoft, aí sim, fica como Windows 10 PRO, sempre é essa mesma novela quando faço Instalação do Zero!

 

Então, estudando seus tópicos, chego à conclusão que o problema deve estar na região ME, estou certo?

 

Se sim, como contornar esse problema?

 

Muito obrigado!

 

Abs!

Editado: por GNMilasi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GNMilasi para duvidas não relacionadas ao assunto do topico você devia criar outro tópico.

 

A instalação do Windows 10 (e Win8) escolhe qual edição instalar baseado na chave contida na BIOS e caso uma chave valida não seja encontrada ele permite que você escolha qual edição quer instalar.

 

Uma opção que você tem nesse caso é adicionar o arquivo ei.cfg como era feito no dvd de instalação do Windows 7 para que ele permita que você escolha qual edição instalar ou você pode especificar qual edição você quer que seja instalada nesse arquivo também.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Edit:

Nesse caso seria só criar um arquivo com nome ei.cfg na pasta sources da instalação do Windows e nele você coloca apenas:

Quote

[Channel]

Retail

Caso queira especificar a edição que quer instalar:

Quote

[EditionID]
Professional
[Channel]
Retail

 

Outra solução é mudar a chave do Windows que está gravada na BIOS do seu notebook. A forma que isso é feito varia dependendo da placa, e em alguns casos é necessario regravar a BIOS. (excluir a chave também resolve)

 

Tem outras formas de fazer a instalação também, como usar o dism para aplicar a imagem do Windows à uma partição sem usar o instalador normal.

 

Se tiver outras perguntas crie um tópico pra não zonear esse.

Editado: por e1D
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...