Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Como Modificar e Adicionar Região ME e Chave do Windows na BIOS

Avalie este tópico:


K0rTy

Posts em destaque

Boa noite, @K0rTy !!!

 

Não, não tenho gravador externo e o @curtolo e o @Daniel até atentaram para esse fato e meu notebook tem sim Boot UEFI (e o SSD em GPT), toda a vida o configurei assim e em também em outros computares que possuí!

 

Eu poderia facilmente comprar um gravador externo, o problema está na minha falta de experiência prática com eletrônica porque tenho receio de perder meu Notebook (caso cometa alguma burrada) que me custou o equivalente em Reais a 12K.

 

Muito obrigado!

 

Abs!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/04/2019 às 22:57, e1D disse:

Uma opção que você tem nesse caso é adicionar o arquivo ei.cfg como era feito no dvd de instalação do Windows 7 para que ele permita que você escolha qual edição instalar ou você pode especificar qual edição você quer que seja instalada nesse arquivo também.

 

Se você não se sente confiante pra gravar a bios, essa opção é a melhor pra ti.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, @K0rTy !!!

 

Realmente ainda me sinto no jardim de infância, mas estou estudando, por enquanto vou ficar com a dica que eu já conhecia do @e1D!!!

 

Muito obrigado,

 

Uma OBS: Tenho uma placa-mãe da Intel DX58SO (está fora da garantia desde 2013) que parece ter queimado a controladora PCI-Express, há como consertar? Vale a pena pagar uma Autorizada da Intel para recuperá-la?

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...

Olá @K0rTy

 

Ótimo seu tópico! Parabens! j+

 

Só fiquei com uma duvida... Comigo aconteceu de não aparecer a chave de alguns Bios baixados aqui no forum impossibilitando fazer a pesquisa no HxD para fazer a substituição pela chave coletada do arquivo original. Existe algum procedimento para localizar o local correto para inseri-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@micxnet Infelizmente eu não conseguir achar um padrão. Para onde fica o serial do Windows. Então o que acontece é que eu vejo no arquivo do cliente onde está localizado o serial do windows. Isso é facil de achar pelo aplicativo Intel ME/TXE inject. Depois de saber onde fica eu copio e colo no novo firmware que estou pretendendo gravar. Em geral copio todo o setor do serial. 

 

Se tiver duvidas sobre o processo abre um tópico sobre o problema e me marca. 

Poste a BIOS do cliente e o link que vai usar. Eu faço um video se precisar.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, K0rTy disse:

@micxnet Infelizmente eu não conseguir achar um padrão. Para onde fica o serial do Windows. Então o que acontece é que eu vejo no arquivo do cliente onde está localizado o serial do windows. Isso é facil de achar pelo aplicativo Intel ME/TXE inject. Depois de saber onde fica eu copio e colo no novo firmware que estou pretendendo gravar. Em geral copio todo o setor do serial. 

 

Se tiver duvidas sobre o processo abre um tópico sobre o problema e me marca. 

Poste a BIOS do cliente e o link que vai usar. Eu faço um video se precisar.

 

Legal @K0rTy! Ficaria muito agradecido e seria de grande ajuda para outros colegas que possam vir a ter esse tipo de duvida.
link do tópico:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
On 8/13/2019 at 10:42 PM, K0rTy said:

@micxnet Infelizmente eu não conseguir achar um padrão. Para onde fica o serial do Windows.

 

Isso deve-se ao facto de algumas marcas encriptarem o serial nas bios, inclusive nas actualizações recentes da BIOS o serial nem fica no mesmo sítio e essa troca não é assim tão directa.

 

O método usado pelo ME Injector é procurar uma sequência hexadecimal no dump, que normalmente em seguida devolve a chave do windows:

 

Quote

010000000000000001000000000000001D000000

 

Mas isto nem sempre é assim, dai ele devolver resultados nulos 😁

 

De qualquer forma parabéns pelo tópico!

bios_serial.png

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@modernvisionpt  Conforme vamos trabalhando com essa ferramenta observamos sim algumas exceções, que não procede depois desta sequência hexadecimal. 

 

Por isso optei por deixar como mostrei no video. Em geral fica mais fácil de identificar a serial. 

 

Obrigado pelo comentário.  

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Eu recebi um vídeo do Youtube mostrando como usar o Ftic para adicionar uma firmware ME customizada (Clean ME).

 

A minha resposta foi:

 

Citar

Sobre o video. O processo é o mesmo.  Mas utilizando o programa Me Injector o processo é mais rápido. Os dois podem ter erros. Por exemplo se usar uma versão extraída ao invés de limpa.

 

Só para alinhar os pensamento quando falamos de Region ME estamos falando da região no arquivo da BIOS responsável pelo Intel® Management Engine.

 

Quando fazemos a "limpeza" dessa região falamos que fizemos o Clear ME. A limpeza dessa região é feita por gravar um pedaço do código sem limitações e outras funções desnecessária dentro do arquivo da BIOS substituindo a região do código por esse novo. 

Em outras palavras estamos adicionando uma firmware ME customizada na parte do arquivo da BIOS que está o Intel Management Engine. Essa expressão é mais precisa porque podemos adicionar uma firmware ME que não foi customizada mas que foi extraída de um arquivo funcionando com todas as limitações e sem nenhuma remoção. Isso não é uma Clear ME.  Embora o processo é o mesmo nos dois caso tanto usando o ME inject quanto o Fitc.

 

 

Eu sou um pouco chato com termos ambíguos que levam ao erro. ME por um tempo também foi confundido aqui no fórum pelo maldito Minima Esquentation (desculpe quem inventou esse termo).

E agora estou vendo a confusão que está sendo os termos Clean ME, Clear ME, ME limpo, fazer o ME da BIOS entre outros.

O que na verdade é feito é adicionar uma firmware ME customizada. 

 

E temos dois tipos de firmware Me customizada: 

 

As Stock (RGN) e as Extracted (EXTR).

 

As RGN são limpas e não configuradas disponibilizada pela intel ao fabricantes originais (OEMs). Já as EXTR suja, foram extraídas e estão configuradas por vários arquivos de BIOS sendo assim foram customizadas para vários tipos de sistema.

 

Ai quando usamos o ME Analizer vamos ter está resposta.

 

image.png.a7c8452fd5ae3268e4bb8849490aa38d.png

 

image.png.3e9b78052f74413ea26c1c9e474ea5d8.png

 

 

Em tese quando usamos uma Stock ao ligar o aparelho ela será configurada de acordo com a maquina. Já uma Extracted só vai dar video se a maquina for igual a maquina que ela foi extraída.

 

Se errei em algum ponto. Se quiser ampliar. Adicionar, fique a vontade. Estamos todos aprendendo. 

 

 

j+

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...
Em 18/02/2019 às 10:32, K0rTy disse:


Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Siga esse tutorial para recuperar a chave do Windows presente dentro da BIOS. Além de poder selecionar ou "limpar" a versão da Região ME (Intel® Management Engine)

Não preciso nem falar como é importante ter um backup do arquivo original do equipamento salvo e seguro. Depois de garantir isso siga os passos a seguir.

 

Arquivos necessário:

 

1.  HxD para fazer a modificação do arquivo .BIN

 

2. MEinject atualizado para verificar a chave do windows e atualizar ou modificar a região ME

Veja esse repositorio para a versão mais atual do MEinject:

 

 

ou

 

 

 

 

3. Para que o MEinject funcione baixe os seguintes arquivos, apos baixar você deve descompactar os arquivos:

(Link Atualizado 19 de agosto 2021)

 

 

 

4. Do arquivo de backup da bios e um arquivo baixado do fórum com uma boa recomendação.

 

Antes de tudo você precisa que o MEinject esteja funcionando corretamente. Para isso você quando inicializa pela primeira vez ele solicita que você selecione a Pasta onde você baixou os arquivos firmware ME já extraído.

 

Demora um pouco a primeira inicialização do programa mas depois de tudo carregado você não vai precisar fazer novamente e o MEinject está pronto pra trabalhar.

Agora é hora de abrir duas instancia do aplicativo para ficar fácil de visualizar o BIOS baixado e o BIOS do cliente.

Arraste os arquivos para cada instancia aberta do programa e visualize a chave do windows 

 

 

 

Não precisa mudar nada agora. Vamos apenas configurar a versão ME primeiro. Usando a opção Suitable MEs selecionando a mesma versão do BIOS do cliente. Sempre prefira a versão com final RGN que é uma versão mais limpa.

 

Depois de salvo o aplicativo vai salvar a bios com o nome da versão me que você selecionou. 

 

Agora vamos usar o HxD para encontrar a serial do windows. Depois de abrir o HxD e mover o arquivo que você já modificou com região ME Basta procurar a serial do windows usando o Ctrl F (veja o video pra mais detalhes).

 

Copie o serial do windows pra arquivo da bios modificada e salve estará pronto para gravar apos isso. 

 

Feito isso você terá feito a configuração da região ME o que pode corrigir problemas com incompatibilidade com a placa (aparelho desliga depois de 30 min, aparelho não liga, demora ligar, etc), além de adicionar na bios do cliente o serial da sua BIOS.

 

Para mais detalhes veja o video que fiz do procedimento.

 

 

 

Espero que seja de ajuda.

Qualquer sugestão fique a vontade.

  

 

na bios do notebook lenovo B490 nao aparece do mesmo jeito que no video, nao aparece o resgistro do windows pra modificar a regiao.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos1064

 

Carlos o processo aqui é um pouco diferente. O tutorial visa ajudar técnicos que precisam recuperar placas em que a BIOS foi corrompida, devolvendo a serial do windows presente na bios corrompida na nova BIOS para a placa. Isso mantem o sistema original e torna o serviço mais completo principal para futuras reinstalações do sistema operacional.

 

Pessoalmente eu perdi a confiança no KMSPico.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Hoje é muito fácil ter seriais do windows originais e válidas. Inclusive temos por ai muitas placas que deram defeito de processador, seriais do windows 7 que podem ser usadas e não precisar crackear mais o Windows.

 

Mas se de todo modo ainda assim desejar burlar a ativação do windows prefiro usar esse script.

 

 

j+

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...