Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Fonte ATX Genérica problema no capacitor

Avalie este tópico:


BlackDiamond

Posts em destaque

Estou com uma fonte ATX de 230w com um dos capacitores estourado, foi ligada no 220v quando a chave estava no 110v. 
Os dois capacitores tem 470uf x 250v. 
Posso substituir os dois capacitores e colocar no lugar 330uf x 250v? 
Ou no caso, substituir um por outro de 330uf x 250v? 
Aqui onde moro não estou achando capacitor de 470uf x 250v.🙄

Editado: por BlackDiamond
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BlackDiamond Nesse, caso, o valor da capacitancia infere diretamente na filtragem AC. Não aconselharia. Não tem nenhuma outra fonte sucata? Cuidado que é bem facil da ponte retificadora tbm ter queimado, ou alguns dos diodos quando não há a ponte, ainda mais se o fusivel abriu. Uma lampada colocada em serie com o cabo ac ajuda nesse caso e evita queimar outros componentes quando for testar. Boa sorte!

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço manutenção em escola e essa fonte é de um computador antigo com Windows 7, removi o capacitor estourado e testei a ponte retificadora e demais componentes do primário e todos ok..., na minha sucata, achei um capacitor 470uf x 200v o último e troquei e pronto, a fonte funcionando, inclusive já coloquei ela no computador. Obrigado a todos que me ajudaram.

😀

Editado: por BlackDiamond
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Para tensão de pico = 200 V

Máxima tensão da rede = 127 Vrms 

image.png

 

Para tensão de pico = 250 V

Máxima tensão da rede = 159 Vrms

image.png

 

Usar capacitor de 200 V aí fica no limite, não deve estourar porque deve ter uma tolerância, mas é interessante sempre colocar um valor acima

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...