Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo G40-80 / ACLU3/ACLU4 NM-A361 / Só liga na bateria

Avalie este tópico:


miranda_ss

Posts em destaque

Boa noite,

 

Estou com um Lenovo Placa ACLU3/ACLU4 NM-A361, onde o cliente informou que o note apagou durante o uso. Fazendo testes descobri:

 

1 - Se ligar apenas com a bateria, funcionamento normal. Aperto o power e tudo certo.

2 - Se conecto o carregador + bateria, ela liga sozinho assim conecto na fonte (sem apertar o power) e sobe normalmente. (A bateria n carrega). Se tiro o carregador com a placa ligada, ela não desliga, mas se tiro a bateria, ela desliga e aí começa a carregar a bateria.

3 - Ao conectar somente o carregador, sem bateria, a placa tenta ligar e desarma, sem que eu aperte o power. (Escuto um pequeno estalo quando ela desarma)

 

Já regravei a BIOS para não ficar na duvida.

 

Alguma dica? Segue o esquema de uma placa parecida, pois não achei o esquema exato.

 

 

Editado: por miranda_ss
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@miranda_ss nessa situação vai ter que começar verificando os componentes de energia, vendo se as trilhas próximas as ela nao estao em curto, vai ser um pouco trabalhoso. mais se for a placa, e sendo em algum componente proximo voce ira encontrar. 

 

 

Editado: por tibruno29
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Deixe apenas o carregador e veja as tensões do pq303 e do pu301. 

PQ303

 

1 - 19v

2 - 19v

3 - 19v

4 - 18,34v

5 - 1,77v

6 - 1,77v

7 - 1,77v

8 - 1,77v

 

PU301

 

1-19,2v

2-19,2v

3-0v

4-0,32v

5-0v

6-2,38v

7-0v

8-3,3v

9-3,3v

10-0,73v

11-0,33v

12-1,77v

13-1,77v

14-0v

15-0v

16-6,05v

17-5,84v

18-1,77v

19-1,77v

20-19v

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

O pino 10 fazendo as contas entra 3,3valw passando por divisores de tensão  deveria chegar 700 mv. O restante está correto, com mais a excessão do pino 7 que deveria também ter tensão. O sinal ADAPTER_ID deve ser seguido no pino 72 do sio.

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 14/03/2019 às 02:03, Gilson Macedo disse:

O pino 10 fazendo as contas entra 3,3valw passando por divisores de tensão  deveria chegar 700 mv. O restante está correto, com mais a excessão do pino 7 que deveria também ter tensão. O sinal ADAPTER_ID deve ser seguido no pino 72 do sio.

Isso confirma o que estou desconfiando. O sio não está recebendo o sinal que o carregador está conectado, mas não entendi bem pelo esquema como essa comunicação funciona

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, miranda_ss disse:

Isso confirma o que estou desconfiando. O sio não está recebendo o sinal que o carregador está conectado, mas não entendi bem pelo esquema como essa comunicação funciona

com um pouco de duvida eu entendi que atraves desse cirtuito na imagem é criado sinal ADAPTER_ID e enviado pro pino 72 do sio e ao mesmo tempo pro pino do carregador. o certo é verificar a esses dois pinos e caso nao encontre nada, partir para os mosfets duplos PQ995A e  PQ995B para saber como anda o sinal ADAPTER_ID_ON# que vai passar por eles.

7.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, RA Informática disse:

aí complicou kk vou dar mais uma olhada aqui no esquema @miranda_ss  e se eu tiver alguma ideia eu falo

Esse aqui está com o mesmo problema, mas resolveu dessa forma. O estranho é que minha fonte está com o resistor de 560ohm no central, pois é uma fonte de 90w. Como não tenho o esquema correto, não consigo ver como isso está entrando na placa. Tenho quase certeza que é um problema na estrada desse pino na placa, só não sei pra onde isso vai kkkk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@miranda_ss  pelo que eu observei ele resolveu atraves do que esta escrito embaixo desse circuito onde ta escrito 45w e 60w. O que ele fala ai nessa postagem é pegar o resistor de 280ohm e conectar numa ponta o pino 3 do dc jack que é onde ta o sinal de carregador conectado e liga a outra ponta do resistor no terra da placa. No teu caso mesmo sendo 90w o teu carregador, ele nao oferece mais do que 3a e pouco acredito, e no grafico marcado a amperagem maxima em 65w é 3.6a que seria colocado os 280ohm, posso estar errado mas nao vejo problema voce colocar o de 280ohm. 

 

 

cats.jpg

Editado: por RA Informática
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...