Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Marketing digital essencial para Profissionais de Informática

Avalie este tópico:


GNMilasi

Posts em destaque

Marketing digital essencial para Profissionais de Informática

 

Antigamente, podemos aqui citar um #10YearsChallenge, por volta de 2008/2009, a maneira mais simples de profissionais de informática que trabalham de forma autônoma conseguirem novos clientes, era através de tradicionais sites de classificados, ou até mesmo comprando um anúncio anual nas famosas páginas amarelas.

 

Felizmente muita coisa evoluiu desde então, e com algum conhecimento relativamente básico, alguém com um pouco de investimento financeiro, estudo e naturalmente com muita competência, é capaz de construir muito mais rápido a sua carteira de clientes, muito diferente de outros tempos, onde as vezes poderiam levar anos até ter um número razoável de clientes.

 

Aqui não importa muito se você trabalha com manutenção de computadores, notebooks, cabeamento estruturado ou outra carreira de TI, tudo que será ensinado pode ser aplicado para atrair o seu cliente ideal utilizando ferramentas e habilidades do marketing digital, vamos lá?

 

marketing-digital-profissionais-informática-e1549449729771.jpg

 

Ferramentas essenciais para conseguir novos clientes

 

Começaremos com o básico, como profissional de informática você já tem naturalmente uma facilidade maior de lidar com novas ferramentas online, com um pouco de teoria e uma boa prática, rapidamente você domina.

 

Temos hoje, dentro de todo universo do marketing digital, as seguintes ferramentas essenciais que você precisa conhecer:

 

WordPress

 

Ter um site minimamente apresentável é o básico para conseguir novos clientes e o WordPress é a ferramenta ideal para isso. O melhor é que não é necessário ser um Web Designer para essa tarefa, por isso você precisa aprender a utilizar os seus recursos.

 

O WordPress é o CMS (Content Management System) mais utilizado no mundo, extremamente customizável, fácil de usar e otimizado para SEO, falaremos sobre isso mais abaixo.

 

Citar

Não é o intuído desse artigo te ensinar a fazer um site no WordPress, para isso você pode contar com a base de dados totalmente em português e uma centena de vídeos no Youtube.

 

Com o site no ar, tenha uma página dedicada aos seus serviços, onde você deve descrever exatamente o que faz, colocar ou não uma faixa de preço e principalmente as suas formas de contato. O WhatsApp tem funcionado muito bem como uma ferramenta inicial de contato, as pessoas parecem que preferem no início digitar o seu problema a ter de ligar para vários profissionais diferentes.

 

Uma espiada nos seus concorrentes diretos, ou de outras cidades, pode servir muito bem de inspiração para criar o conteúdo da sua página.

 

Com a sua página de serviços montada, agora é necessário que os clientes que precisam de você, encontrem a sua página, aqui entra o Google Ads.

 

Google Ads

 

O Google Ads, anteriormente conhecido como o Google Adwords, é uma plataforma do Google onde você consegue comprar palavras-chaves.

 

Quando o seu potencial cliente digita por exemplo “manutenção de notebooks” no Google, e você está comprando essa busca e outros termos relacionados, o seu site vai aparecer entre os links patrocinados e você paga um determinado valor a cada clique. Acredite, funciona extremamente bem, não atoa o Google é uma das empresas mais valiosas do mundo.

 

Para configurar a sua primeira campanha, o Google Ads dispõe do 0800 724 8154, onde um assistente do Google vai te ajudar em todo o processo. Mas eu recomendo fortemente que você aprenda a ferramenta, assim como no WordPress existe uma base de dados enorme, totalmente em português do próprio Google.

 

Aliás o Google oferece uma certificação em Google Ads, se você dominar totalmente a ferramenta vai conseguir otimizar as suas campanhas, pagar menos por cada clique e aparecer para mais clientes. Como um profissional certificado você pode inclusive começar a oferecer esse serviço para os seus próprios clientes.

 

Indo além do essencial

 

Com um site feito em WordPress e uma boa campanha no Google, conseguir novos clientes será uma consequência inevitável, mas se após esse período você quiser ir além, existem outras ferramentas e habilidades excelentes que você pode aprender:

 

Facebook Ads

 

O Facebook Ads é a ferramenta de anúncios do Facebook, a maior rede social do mundo. Ao contrário do Google Ads, aqui você não compra palavras-chaves.

 

No Facebook Ads é possível configurar campanhas para rodar na sua cidade ou onde você determinar, sendo exibido por um custo relativamente baixo para milhares de potenciais clientes. Excelente para aumentar a percepção da sua marca, mesmo que você seja um profissional autônomo, consequentemente atraindo ainda mais clientes.

 

SEO

 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em bom português é traduzido para Otimização para Mecanismos de Buscas, onde o Google domina o mercado.  

 

Lembra que no Google Ads nós comprados as palavras-chaves que precisamos? Através de um bom trabalho de SEO você aparece organicamente para essas pesquisas e a procura pelo seu trabalho pode aumentar de forma incrível.

 

Somado como um bom trabalho de marketing de conteúdo, você pode ainda se tornar referência no seu nicho de atuação e atingir um patamar que talvez nunca tenha imaginado.

 

Vale reforçar, mais uma vez, que o intuído desse artigo não era te ensinar a usar as ferramentas ou uma estratégia completa de SEO e marketing de conteúdo, mas sim apresenta-las a você, afinal é incrível o número de pessoas que não as utilizam a favor de conseguir novos clientes.

 

Tudo que foi citado possui uma enorme documentação em português e muitos vídeos de apoio, se você quer aprender basta ler e colocar em prática. Existe uma certa curva de aprendizado, mas valerá muito a pena.

 

 

Fonte

Editado: por GNMilasi
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...