Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Sony SVE11113 V181 MBX-272 Não liga (reparo sem esquema)

Avalie este tópico:


K0rTy

Posts em destaque

Objetivo do tópico: Auxiliar o reparo dessa placa sem esquema. Aproveitando de outros esquemas para visualizar os componentes dessa placa.

 

Logo de inicio é preciso verificar as tensões de entrada. Estou falando da tensão de 19v primeiramente. 

Vamos poder constatar isso verificando o resistor shunt PR4 que no meu caso aqui está normal.

 

image.png

 

 

Agora vamos ver a fonte de 5V e 3v always.

 

O circuito dessa placa é esse. 

 

image.png

 

No caso que estou analisando não tenho a tensão nos  PL16 e PL17 não tem curto. Existe uma resistência de 3 ohms mais isso não indica curto. Mas como saber se é always ou não? Vamos analisar o PU19 que aqui é o SN608098 que é bem chato porque também não tem datasheet vamos usar um esquema que usa ele pra verificar as pinagens.

Assim vamos usar um esquema de uma outra placa que usa o mesmo CI.

 

O esquema que vamos usar é o MBX-215

 

Então agora podemos conhecer melhor o CI:

 

image.png

 

Pino 6 temos o VIN = 19v que está OK no meu caso. Pino 7 = LDO = +5VALW_LDO também OK aqui, que já é algo bom quer dizer que não preciso verificar nada de habilitação do LDO já diminui um pouco o que analisar.

 

Agora vamos ver se o CI está recebendo sinal de ativação vemos isso nos pinos 14 e 27. Que não foi o caso. Não tenho habilitação aqui. Isso explica porque não tenho tensões Always.

 

Quem faz essa habilitação é o KBC pelo pino 15 GPIO configurado pelo BIOS. Mas antes de passar o facão no KBC e no BIOS vamos ver se eles estão alimentados. Nos pinos 19, 46 e outros vemos isso a sigla para isso é +ECVCC. Que aqui está bom.

 

Então temos tensão de alimentação no EC temos tensão no BIOS mas não liga. 

Vamos ver o pino 1 da BIOS pelo osciloscópio. 

 

image.png

 

Tensão ok. 3.3v redondinha mas kd a comunição do KBC com o BIOS?

 

A descrição desse pino é segundo o datasheet do chip da BIOS 

 

O pino SPI Chip Select (/ CS) ativa e desativa a operação do dispositivo. Quando o / CS é alto, o dispositivo é
e os pinos de Saída de Dados Seriais (DO, ou IO0, IO1, IO2, IO3) estão em alta impedância. Quando
desmarcada, o consumo de energia dos dispositivos estará em níveis de espera, a menos que um
ou o ciclo de registro de status está em andamento. Quando o / CS esta en nivel baixo o dispositivo será selecionado, consumo
aumentará para níveis ativos e as instruções ler e escrever estarão ativas no 
dispositivo. Após a energização, o / CS deve passar de alto para baixo antes que novas instruções sejam aceitas.
A entrada / CS deve rastrear o nível de alimentação do VCC na inicialização (consulte "Proteção contra gravação" e a figura 30). E se
necessário para pull-up resistentes em / CS pode ser usado para fazer isso.

by Google Translate

 

Em resumo Esse pino ficaria em nivel baixo e alto assim que as instruções sejam aceitas.

Não está acontecendo aqui.

 

O que poderia está acontecendo aqui. O arquivo da BIOS está corrompido ou o EC está queimado. 

Qual você acha que vou tentar primeiro. Acertou miseravis! A BIOS

 

Depois de gravado a BIOS vamos aos testes.

 

PL16 = 5V

PL17 = 3.3v

 

BIOS

/CS

 

 

 

Mesmo assim ainda sem video vou procurar um BIOS correto do forum não deu certo.

 

 

Vou aguarda uma BIOS funcional pra finalizar o tópico!

 

Mas até aqui a jornada foi muito boa.

Espero que goste da leitura.

j+

 

 

 

image.png

Editado: por K0rTy
  • Joinha 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...