Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Chip Intel BD82HM55 - Mistérios

Avalie este tópico:


agardim

Posts em destaque

Boa tarde pessoal.

 

Por um acaso alguém já reparou que esses chips tem uma espécie de ligação com a BIOS??

 

Muitas vezes eu trocava esses BD82HM55 e a placa voltava a funcionar, porém o cooler ficava disparado e a maquina começava a desligar do nada.

 

A principio achei que fosse chip de má qualidade ou falso da china. Porém em outro teste retirei o BD82HM55 original de fábrica em uma outra placa cujo defeito era outro e soldei da placa que estava ruim, e o defeito também aconteceu.

 

Para tirar a dúvida, esta semana eu estava com 2 placas de HP DV6 boas, funcionando, que usam o tal do BD82HM55. Só para fins de teste removi o chip das 2 placas e inverti. O que era de uma placa foi para a outra a vice-versa. Ambas as placas originais, nunca sofreram troca de chip.

 

Feito isso, as 2 placas que estavam boas passaram a apresentar o problema de o cooler ficar em alta velocidade e a maquina desligar aleatoriamente.

 

Sobrando como única possibilidade ser alguma coisa que exista dentro da BIOS, como por exemplo um registro do número de série do chip único para cada chip, resolvi inverter também as BIOS entre ambas as placas.

 

Resultado, ambas as placas voltaram a funcionar normalmente.

 

Isso confirma que realmente existe algo único na BIOS das placas que usam estes chips que "linkam" aquele chip com aquela BIOS. Mais ou menos como ocorre com o chip CPU dos videogames XBOX.

 

OBS: Um amigo meu que também mexe com manutenção já fez constatação semelhante em placa de Acer e de Lenovo que também usam o BD82HM55, o que mostra que não é algo específico da HP.

 

Alguém sabe alguma coisa a respeito? Não encontrei nenhuma informação sobre isso.

 

O próximo passo que vou tentar fazer é deixar a BIOS das duas placas na mesma versão, fazer uma leitura do arquivo dos 2 chips e tentar comparar o conteúdo em algum editor hexadecimal para ver se consigo encontrar algum ponto onde elas sejam diferentes.

Editado: por FLAVIOTECH
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo realmente ja peguei tbm com este defeito mas éra itautec aqual troquei o chip BD e funcina por um determinado tempo tbm e se desliga então tive que condenar a placa mas realmente tem algo a ver com a bios vamos descobrei ate tenho 2 bios do memso modelo só não comparei ainda mas vou comparar e depois posto o resultado ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom saber. Mais uma marca, confirmando ainda mais que é algo com o chipset / BIOS e não com a marca ou modelo do notebook. Pesquisei um pouco mais a respeito, e PARECE que tem a ver com um block da BIOS chamado "Intel ME Firmware", que é uma parte do software dentro da BIOS que comanda o HM55. Vi relatos em um fórum da Rússia de pessoas que trocaram este bloco dentro da BIOS e o problema deixou de acontecer.

Também vi muitos relatos de pessoas que após atualizar a BIOS em Sony Vaio, com a atualização original do fabricante mesmo, começaram a ter este problema. Talvez por um BUG no sistema de update esteja alterando/regravando essa parte.

Pretendo fazer os testes comparativos na BIOS do HP amanhã e posto o resultado aqui também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza tem a ver com a BIOS, possivelmente os chipsets, apesar de serem iguais, devem ser de revisões diferentes (não acredito que tenha a ver com numero de serie ou algo assim). Já me aconteceu isso do cooler ficar girando no máximo e desligando em seguida com um HP CQ43-112BR que usa placa-mãe Chicago_CP_HPC 01015NH00-600-G e que também usa o HM55, essa placa corrompeu a BIOS e eu peguei uma BIOS de um CQ42-113BR que eu tinha aqui e que usa uma placa-mãe idêntica, regravei e o note voltou a ligar mas ficou com esse defeito de girar o cooler no máximo e desligar. Então eu consegui uma BIOS de um CQ43-112BR, regravei novamente e tudo se resolveu, ficou funcionando normalmente.

Detalhe interessante, quando eu gravei a BIOS que ficou boa eu entrei no setup e vi que o numero de serie estava do outro note, então eu usei o DMI da HP e editei o numero de serie pra ficar batendo com o numero da etiqueta da carcaça e ficou  normal, então por isso que eu acredito que não tenha relação com numero de serie ou algo de identificação, acredito que tenha a ver com a revisão do chip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Na verdade um é BIOS (o que fica perto do chip intel) e o outro é o EC (perto do chip controlador). O software da BIOS voce pode baixar no proprio site da HP/Compaq. Já o EC acredito que tenha que fazer um DUMP de alguma maquina igual. Eu não tenho nenhum CQ43 para fazer isso no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como o I/O, o HM55 tem saídas programáveis que trabalham de acordo ao código que é encontrado na BIOS.

 

No caso de haver algum tipo de problema acredito que bastaria com reprogramar a BIOS com o arquivo do fabricante, já que supostamente este deveria servir para qualquer aparelho.

 

Detalhe: Neste caso estamos falando de BIOS, a de maior tamanho e que normalmente tem comunicação direta com o PCH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos que estavam acompanhando este tópico.

Encontrei um software da Intel que gerencia o sistema ME FIRMWARE. Quando rodo ele em uma placa o status do firmware ME aparece como "NORMAL, NORMAL". Já quando rodo ele em uma placa que teve a BIOS trocada ou que foi trocado o HM55, o status muda para "FACTORY MODE, RECOVERY" e ai aparecem os problemas do cooler ficar em alta velocidade e a maquina desligar sozinha depois de um tempo. Ou seja, está confirmado que existe alguma coisa que relaciona a BIOS com o HM55. Se a gente separa o par, o sistema entra neste FACTORY MODE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso da HP existem softwares (HPDMI) para reescrever as informações do aparelho na BIOS, no caso da Dell não lembro de ter visto este tipo de soft, mas lembro de ter visto um tópico do Vlad aonde ele salvava uma parte da BIOS que continha a informação do aparelho e jogava essa informação dentro do arquivo do fabricante.

 

Algo muito parecido com o esquema de edição de BIOS que tem no fórum, considero que pode servir também para outros fabricantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal.

 

Por um acaso alguém já reparou que esses chips tem uma espécie de ligação com a BIOS??

 

Muitas vezes eu trocava esses BD82HM55 e a placa voltava a funcionar, porém o cooler ficava disparado e a maquina começava a desligar do nada.

 

A principio achei que fosse chip de má qualidade ou falso da china. Porém em outro teste retirei o BD82HM55 original de fábrica em uma outra placa cujo defeito era outro e soldei da placa que estava ruim, e o defeito também aconteceu.

 

Para tirar a dúvida, esta semana eu estava com 2 placas de HP DV6 boas, funcionando, que usam o tal do BD82HM55. Só para fins de teste removi o chip das 2 placas e inverti. O que era de uma placa foi para a outra a vice-versa. Ambas as placas originais, nunca sofreram troca de chip.

 

Feito isso, as 2 placas que estavam boas passaram a apresentar o problema de o cooler ficar em alta velocidade e a maquina desligar aleatoriamente.

 

Sobrando como única possibilidade ser alguma coisa que exista dentro da BIOS, como por exemplo um registro do número de série do chip único para cada chip, resolvi inverter também as BIOS entre ambas as placas.

 

Resultado, ambas as placas voltaram a funcionar normalmente.

 

Isso confirma que realmente existe algo único na BIOS das placas que usam estes chips que "linkam" aquele chip com aquela BIOS. Mais ou menos como ocorre com o chip CPU dos videogames XBOX.

 

OBS: Um amigo meu que também mexe com manutenção já fez constatação semelhante em placa de Acer e de Lenovo que também usam o BD82HM55, o que mostra que não é algo específico da HP.

 

Alguém sabe alguma coisa a respeito? Não encontrei nenhuma informação sobre isso.

 

O próximo passo que vou tentar fazer é deixar a BIOS das duas placas na mesma versão, fazer uma leitura do arquivo dos 2 chips e tentar comparar o conteúdo em algum editor hexadecimal para ver se consigo encontrar algum ponto onde elas sejam diferentes.

 

Muito interessante sua dica, mas me diz uma coisa, vc fez 2 reballings, arriscou a vida de 2 placas só pra fazer um teste, trocando esse chip?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O utilitário HPDMI não tem acesso a esta parte, ele tem acesso a número de série, modelo, etc... mas não ao ME FIRMWARE da Intel. Estou fazendo os testes a medida que vai sobrando um tempo em um CQ42 "cobaia".

Como ainda estou testando, não tenho um procedimento completo para passar.

O que posso adiantar é que usando um utilitário da Intel chamado MEINFO.EXE voce consegue ver o status que está o firmware (que eu citei na mensagem anterior). Existe um outro utilitário da intel chamado fpt.exe que consegue tirar ela de FACTORY MODE.

Porém para tirar de RECOVERY MODE o único jeito que eu consegui foi pegando um arquivo chamado PCH_4M_Production.BIN (que é fornecido pela intel aos fabricantes) e regravando ele na BIOS da maquina (também usando o utilitário fpt.exe). Esse arquivo da intel é como se fosse um FIRMWARE ME "virgem", quando voce ligar o notebook da proxima vez ele se ajusta ao hardware e passa a ser permanente para aquele hardware. Se trocar o HM55, volta de novo para RECOVERY (fiz este teste também).

Todos estes arquivos eu achei após longas horas de busca no google para se interessar. Depois que eu chegar a uma conclusão final pretendo postar em algum lugar os arquivos e o procedimento mais detalhado.

Uma dica: Para o utilitário fpt.exe ter acesso de gravação na BIOS, é preciso aterrar durante o power on da maquina um "pino" do HM55. No caso da CQ42 eu vi pelo esquema que este "pino" vai a um pino do controlador (embedded) e eu aterro direto por ele. Se for outra placa vai precisar do esquema dela para ver onde o "ball" do HM que precisa ser aterrado vai ligado, já que direto no "ball" não tem como ter acesso físico.

Imagino eu que pegando o conteúdo do arquivo PCH_4M_Production.BIN é possível editar o arquivo da BIOS e "injetar" isso lá dentro e depois gravar de novo, evitando todo este procedimento de ativar o modo de gravação para usar o fpt.exe. Mas ainda não tentei fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como o I/O, o HM55 tem saídas programáveis que trabalham de acordo ao código que é encontrado na BIOS.

 

No caso de haver algum tipo de problema acredito que bastaria com reprogramar a BIOS com o arquivo do fabricante, já que supostamente este deveria servir para qualquer aparelho.

 

Detalhe: Neste caso estamos falando de BIOS, a de maior tamanho e que normalmente tem comunicação direta com o PCH.

Acredito que se isso for feito removendo o chip da placa e gravando com um gravador de eprom externo possa até dar certo, já que ele regrava todos os blocos do chip "à força". Na proxima oportunidade vou fazer este teste.

Gravar pelo utilitário de atualização de BIOS do fabricante eu já tentei (com tudo quanto é parametro que existe) e não adianta, pois ele "pula" alguns blocos, entre eles o FIRMWARE ME que é a parte do firmware da Intel que voce citou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Muito interessante sua dica, mas me diz uma coisa, vc fez 2 reballings, arriscou a vida de 2 placas só pra fazer um teste, trocando esse chip?

Boa tarde amigo.

Exatamente, eu arrisquei a "vida" de 2 placas só para fazer este teste, pois este problema está me intrigando desde o começo do ano! Já perdi as contas de quantos notes devolvi sem conserto por causa disso. Imagina quanto deixei de ganhar nestes notes devolvidos sem conserto. O valor de 2 placas usadas deste torna-se pequeno diante disso. Logicamente eu corria o risco de "matar" as 2 placas e não concluir nada, mas ainda bem que não foi o que aconteceu e acabei chegando a várias conclusões interessantes e úteis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é amigos e como fazer então quando é trocado o bga regravar as 2 bios ou editar elas eis a questão.

 

Na minha opinião, esquece o EC......a zica tá na maior.

 

Regrava.....não funcionou....é só editar e pronto.

 

Exatamente, a zica está na maior, esquece a outra. Como o amigo ai disse, entre as "toneladas" de código que existe dentro da bios maior, um bloco ali (que é o chamado ME FIRMWARE) é um software controlador do chip HM55, que diz para as portas programáveis dele como se comportar e também implementa todas as funcionalidades do chip, como o controle anti-furto por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante mesmo sua atitude também, não é qualquer um que faz isso, mas diante do seu giro de serviço, se vale a pena, é pra fazer mesmo.

 

Parabéns, e ótima dica.

 

Tem tido que tipo de problemas mas especificamente com notes que usam esse chip?

 

Obrigado pelo reconhecimento amigo. Escrevendo resumidamente assim parece que é simples, mas foram quase 3 dias de serviço testando, lendo datasheet, interpretando esquema, para conseguir chegar nesta conclusão.

 

Os problemas que tenho com este chip (HM55) é sempre o mesmo. Se faço só um reball nele e dá certo, tudo funciona normalmente. Se preciso trocar ele por outro, por qualquer motivo que seja, os problemas começam. Geralmente cooler girando em alta velocidade e maquina desligando sozinha após uns 30 minutos ligada. Segundo vi na documentação da Intel, este tempo em que a maquina fica ligada é proposital durante o FACTORY MODE. É um tempo que o sistema dá para que o pessoal da linha de produção possa reprogramar a BIOS e acertar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como o I/O, o HM55 tem saídas programáveis que trabalham de acordo ao código que é encontrado na BIOS.

 

No caso de haver algum tipo de problema acredito que bastaria com reprogramar a BIOS com o arquivo do fabricante, já que supostamente este deveria servir para qualquer aparelho.

 

Detalhe: Neste caso estamos falando de BIOS, a de maior tamanho e que normalmente tem comunicação direta com o PCH.

Acredito que se isso for feito removendo o chip da placa e gravando com um gravador de eprom externo possa até dar certo, já que ele regrava todos os blocos do chip "à força". Na proxima oportunidade vou fazer este teste.

Gravar pelo utilitário de atualização de BIOS do fabricante eu já tentei (com tudo quanto é parametro que existe) e não adianta, pois ele "pula" alguns blocos, entre eles o FIRMWARE ME que é a parte do firmware da Intel que voce citou.

 

Então se eu retira o chip da bios e editar manualmente o bloco ME FIRMWARE devera dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá rolf guse.

Com certeza, se voce ler o conteúdo e editar o bloco ME FIRMWARE vai dar certo sim.

A dificuldade disso está em saber identificar lá dentro onde começa e onde termina este bloco.

O ideal é na proxima oportunidade tentar pegar um arquivo de BIOS do fabricante e gravar ele todo no chip, pois ai não precisa saber onde está cada bloco, grava tudo e pronto. Depois é só usar o HPDMI para voltar os parametros de fábrica da maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seri algo deste tipo com a descrição bem certa de cada certo ou endereço.

 

00000000 00400000 003FFFFF flash Imagem

 

00000000 00001000 00000FFF Descriptor Região

00000014 0000001F 0000000c Descriptor Mapa

00000020 0000002B 0000000c Componente Seção

Seção 00000040 00000010 0000004F Região

00000060 0000006B 0000000c Mestre acessar a seção

00000060 00000063 00000004 CPU / BIOS

00000064 00000067 00000004 Gerenciamento Engine (ME)

00000068 00000004 0000006B GbE LAN

00000100 00000103 00000004 0 PCH Strap

00000104 00000107 00000004 1 PCH Strap

00000108 00000004 0000010B PCH Strap 2

0000010C 0000010F 00000004 PCH Correia 3

00000110 00000113 00000004 PCH Correia 4

00000114 00000117 00000004 5 PCH Strap

00000118 00000004 0000011B PCH Strap 6

0000011C 0000011F 00000004 PCH Strap 7

00000120 00000123 00000004 PCH Strap 8

00000124 00000127 00000004 PCH Strap 9

00000128 00000004 0000012B PCH Strap 10

0000012c 0000012F 00000004 PCH Strap 11

00000130 00000133 00000004 PCH Strap 12

00000134 00000137 00000004 PCH Strap 13

00000138 00000004 0000013B PCH Strap 14

0000013C 0000013F 00000004 PCH Strap 15

00000EFC 00000EFF 00000004 Descriptor Mapa 2

00000ED0 00000EF7 00000028 ME VSCC Tabela

00000ED0 00000ED7 00000008 dispositivo flash 1

00000ED8 00000EDF 00000008 dispositivo Flash 2

00000EE0 00000EE7 00000008 dispositivo Flash 3

00000EE8 00000EEF 00000008 dispositivo Flash 4

00000EF0 00000EF7 00000008 dispositivo Flash 5

00000F00 00000FFF 00000100 Seção OEM

00001000 001FFFFF 001FF000 ME Região

00200000 00200000 003FFFFF BIOS Região

 

Ou seja, primeiro 2 MB - é parte de Chito da Intel

A 2 MB restante - isto bios

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

encontrei neste link mas não saberia te dizer

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...