Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Chip Intel BD82HM55 - Mistérios

Avalie este tópico:


agardim

Posts em destaque

Voce sabe se este mapa da BIOS que voce postou é padrão? Será que TODOS os fabricantes de placa adotam este mesmo mapeamento? Se for já facilita a vida.

 

Na verdade este tipo de especificação é válida para a toda uma série de chipset , independente de qual placa ele irá fazer parte.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Página 43

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo datasheet entende-se que todos os fabricantes sigam a recomendação.

Aproveitando o datasheet postado pelo amigo ai, o pino (ball) do HM55 que quando aterrado faz ele entrar em modo que permite o utilitário FPT.EXE de ter direito de gravação na BIOS é o H32 (GPIO33). Como esse pino é um GPIO (General Purpose Input/Output) não sei se todos os fabricantes de placa o utilizam para esta finalidade. Ainda preciso investigar melhor isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, será que consegue me arrumar a bios do cq43-112br são duas bios.

 

Obrigado,

 

 

 

Ta na mão amigo. As duas BIOS.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

É do 113BR mas as placas-mãe são identicas, tem que funcionar, a que eu tenho aqui do 112BR da aquele problema de desligamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, com a permissao de voces, gostaria de informar que para o modelo Itautec W7430, nao é necessario alterar o INTEL ME VERSION.

fiz o teste com a bios de um conhecido que tinha esse problema e também fiz o teste com a bios original de um que estava funcionando. Se alguém tiver esse problema de o notebook ligar normal, dar video, e logo após o cooler ir em 100% e o notebook desligar, façam os seguintes testes para ver se é relacionado a bios:

1- LIGUE O NOTEBOOK E ENTRE NO SETUP ( se ele nao desligar, provavelmente seja bios (INTEL ME VERSION))

2- ATUALIZE AS DUAS BIOS COM OS ARQUIVOS . (irá funcionar, 100% garantido).

OBS.: Esse problema também ocorre com o sony MBX-223. Irei disponibilizar a bios também. Obrigado pela atenção. infochapeco1104

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá infochapeco, qualquer informação sobre o assunto é bem vinda neste tópico.

Hoje tive a oportunidade de fazer mais um teste. Peguei um Dell que começou a dar isso depois de trocar o HM. Baixei do site da Dell um arquivo de BIOS dele e gravei no chip usando gravador externo. Ao ligar continuou dando problema, porém antes de aparecer o logotipo da DELL, por 1 segundo aparecia na tela que a maquina estava em MANUFACTURING MODE e que era para apertar Fn-X para voltar para o modo normal. Apertei Fn-X, o notebook reiniciou e o problema parou. O cooler voltou para a rotação normal. É a mesma coisa que acontece com o HP, a única diferença é que a BIOS da DELL dá esta opção de voltar para o modo normal pela propria tela de boot, já o da HP não. Talvez até exista uma combinação "secreta" de teclas no HP para fazer a mesma coisa, mas não é documentado e não aparece nada na tela. Por enquanto só consegui reverter o HP fazendo aquele procedimento de regravação que descrevi numa mensagem anterior que postei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Aproveitando como também tive problemas desse tipo e estou com uma placa com o dito cujo com defeito, encontrei mais algumas informações:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Não tenho como testar agora, pois estou esperando chegar o BD82hm55 novo,

mas talvez dando um "FPT.exe -closemnf" resolva o problema, veja oque diz no manual:

 

4.10 End of Manufacture

  Before a platform leaves the manufacturing floor, the descriptor region must be

    locked, ME region must be locked, the MEManuf counter must be set to 0, and the

    Global locked bit must be set.

    In the past, steps 1 to 3 were performed individually by separate tools.

To end manufacture, perform the following actions:

  1. Set descriptor permissions for each region.

  2. Set MEManuf Counter to zero.

  3. Set Global locked bit.

When used with the -closemnf flag, the FPT provides a single command that

performs all of these operations. It is possible to lock them at image creation phase. If

that is the case, it is not necessary to run this command in manufacturing line.

 

Se alguém tiver como, testa aí.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o HM de um Megaware Meganote 4129 e estou tendo um problema semelhante. Chega a carregar o windows 7 mas depois desliga de repente. como estava sem nenhum HM novo, retirei da sucata de um Acer, então fiquei na duvida se o HM estava bom. mas vou testar no Setup da bios pra ver se ele nao desliga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal,

 

Ainda to quebrando a cabeça com o problema, e os colegas que estavam empenhados em achar uma solução estão meio sumidos do tópico, mas vamos tentando. Vou escrever o que aconteceu comigo e a minha linha de raciocínio, portanto quem quiser sinta-se a vontade para contestar, pois sei que aqui no fórum tem gente muito mais capaz do que eu.

Descobri que o problema não é exatamente com o firmware da bios (atualizações, etc). Aconteceu o seguinte, como o HM55 que eu usei foi retirado de uma sucata de Acer para colocar em um Megaware, fiquei na duvida se ele não estava com algum problema até encontrar este tópico. Tentei alguns dos procedimentos descritos acima, mas nada deu certo. Também não encontrei uma versão mais atual da bios. Sem mais opções, baixei um programa chamado Flash Image Tool, que edita opções no firmware da bios e comecei a fazer testes consecutivos editando e regravando a nova bios editada e já no primeiro teste a resposta foi positiva, o note chegou a ficar 30 minutos ligado antes de acelerar o cooler e desligar.

Mas o detalhe foi o seguinte, todos os testes estavam sendo feitos em outro chip (pois fiquei receoso de mesmo tendo feito um backup da bios original, algo acontecesse e ficasse pior do que estava), e esse chip era da bios da mesma placa que foi retirado o HM55. Quando fui fazer o teste com a bios editada no chip original do Megaware, surpresa: o problema continuava lá, então na verdade não era nenhuma das mudanças que eu havia feito no firmware e sim o fato de estar usando o chip que era parceiro do HM55 lá na outra placa.

Mas ainda restava o problema de desligar após 30 minutos. Resolvi trocar também o chip menor, copiando o arquivo do original e gravando também no retirado da placa Acer. Então ficaram os 2 chips (que não eram do mesmo fabricante que o do Megaware) retirados da mesma placa de onde veio o HM55 com os respectivos firmware originais do Megaware. Ficou perfeito.

Resolveu o problema neste caso, mas na próxima vez que usar um HM55 zerado, vai começar tudo outra vez. Mas eu tenho certeza que o pulo do gato esta no próprio HM55, que dentro dele tem que ser gravada alguma informação que habilite a compatibilidade dele com as 2 bios, só não sei qual informação é essa (fabricante, modelo, ID, etc) e nem como conseguir acessar essa função no HM55.

 

Abraço a todos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite pessoal, através de MP o colega Agardim me passou suas conclusões finais sobre o caso:

 

"Bom dia! As conclusões que cheguei foram postadas lá no tópico. Consegui resolver, mas porque eu estava com o esquema elétrico da placa do HP em mãos e tinha o arquivo de BIOS dele. No caso do HP resolvi de 2 formas diferentes. Uma forma foi colocar 5V em um pino do chip forçado, fazendo com que ele entrasse em modo que permitisse gravação. Ai com o utilitário ME FIRMWARE da Intel regravei esta parte da BIOS e funcionou. Depois descobri que, se retirar a BIOS da placa e regravar ela fora usando um gravador de EPROM, e usando um arquivo "limpo", ou seja, o que o fabricante disponibiliza para baixar em seu site, o problema também pode ser resolvido. Não adianta gravar a partir do arquivo extraído de outro notebook, nem que seja de outro notebook identico. Caso a fabricante do seu notebook não disponibilize arquivo da BIOS, acho meio dificil voce conseguir algo. Aqui quando entra maquina para trocar esses chips a primeira coisa que vejo é se existe BIOS para baixar. Se não existe, já passo orçamento de uma placa nova logo de cara. Obrigado."

 

São as palavras dele, e eu também acho que não há muito mais o que fazer...

Porém podemos deixar o tópico aberto para mais alguma novidade.

 

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal encontrei isto aqui seri bom dar uma lida para ver como funciona

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha visto este link, muito bom, porém as ferramentas disponibilizadas são para as series 6, 7 e 8 de chipsets Intel, mas o HM55 em questão é serie 5. No meu caso não funcionaram. Será que alguém ai tem as ferramentas Intel ME serie 5 para disponibilizar para download?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, olha reparei que isso nunca aconteceu com migo, ja vi outros amigos pelo brasil com tal problema visto volume enorme de reparos que faço, acho que tenho um "Coringa", pois comprei um lote enorme de placas da Buster, a 6-71-E4150-D01, são todas novas com erro de inserção de componentes e retiro todos H55 delas para usar em todas outras e nunca deu problemas , ja usei em  hp, sony, lenovo, dell, asus e positivo as toneladas  100% funcionam. poderíamos dar um jeito de testar com algum que tenha um defeito desses com um de meus chips ou sei lá. só para constatar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc tem alguns pra vender? se sim manda uma mp pramim

 

então amigo não me interesso em vender não , até porque estes chips são baratos , o caso é quero alguem com o tal problema teste com meu chip seria isso só para matarmos s charada, porque que os meus nunca dera problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...