Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP G4 / DA0R12MB6E1 REV.E / Não reconhece hd fora do carregador

Avalie este tópico:


Gregorio Rodrigues

Posts em destaque

boa tarde galera. estou com um notebook na bancada que não esta reconhecendo o hd quando tento ligar só na bateria.

quando o carregador esta conectado funciona normalmente.

tinha uma fita adesiva metalica que estava solta na carcaça do notebook e estava dando curto e desligando o notebook proximo ao pc57 pc58 (não sei se tem relaçao com o hd esses componentes)

uma hora ate refiz a solda desses capacitores e alguns proximos ao hd e o notebook chegou a reconhecer o hd e entrar no windows mas as vezes batia agulha como se faltasse energia 

alguem sabe o que posso testar para solucionar o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Shrimp_Green disse:

@Gregorio Rodrigues veja as tensões no conector do HD (CN23), confirma?

Se sim, veja os pinos 8 e 9 se tem 3v. e pinos 12 e 13 se tem 5v. 

 

Meça com e sem carregador para ver a diferença

fiz uma ME na regiao do conector do HD agora, parece ter resolvido. Só que corrompeu o sistema de tanto desligar no pau, vou tentar formatar novamente ve se realmente deu certo, posto resultado em breve

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Shrimp_Green disse:

@Gregorio Rodrigues veja as tensões no conector do HD (CN23), confirma?

Se sim, veja os pinos 8 e 9 se tem 3v. e pinos 12 e 13 se tem 5v. 

 

Meça com e sem carregador para ver a diferença

@Shrimp_Green o notebook esta meio itermitente, esta bem estranho, tem horas que funciona tem horas que não. Dai as vezes só de reiniciar ja começa a reconhecer.

Quando não reconhece o hd (da boot not found), os pinos 8 e 9 tem 3v e pinos 12 e 13 tem 5v

As vezes que reconhece as voltagens parecem normais ate quando vai entrar no windows começa a bater agulha e os pinos 12 e 13 caem pra 4,2v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de qualquer outro procedimento já testou com outra bateria? Se com o carregador sempre funciona, então deve-se voltar-se para a bateria e não para a placa. Uma bateria já bem usada pode não fornecer toda a corrente necessária para a placa funcionar, e também certifique-se de que essa bateria seja de fato original do notebook. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/03/2019 às 03:36, Gilson Macedo disse:

Antes de qualquer outro procedimento já testou com outra bateria? Se com o carregador sempre funciona, então deve-se voltar-se para a bateria e não para a placa. Uma bateria já bem usada pode não fornecer toda a corrente necessária para a placa funcionar, e também certifique-se de que essa bateria seja de fato original do notebook. 

@Gilson Macedo não acredito que seja a bateria, pois a bateria é boa, armazena carga, original hp. Depois que voce falou testei com mais duas baterias que tenho aqui (paralelas) essas sim as vezes que testei não chegou nem a girar o hd, a original gira mas fica caindo a tensão. Eu no meu ponto de vista acredito que possa ser algum capacitor na linha desses 5v do hd que esteja com problema e cai a tens"ao para 4,2v. Eu nao sei exatamente como posso testar isso mas se alguem poder me dar um caminho ja ajudaria, ou outra ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos pensar usando a lógica: se usando o carregador a placa liga e o hd é reconhecido normalmente, então a placa me parece está boa. Se o capacitor estivesse com defeito ele o apresentaria tanto com a bateria quanto com o carregador. Se a tensão cai podemos ter duas possibilidades: o capacitor estaria em curto, ou a fonte que o alimenta não está sendo suficiente para manter a carga devido ao consumo. Agora a pouco li num tópico de um colega que a placa não ligava porque o carregador não era reconhecido, então ele comprou um carregador de 120w que era bem diferente dos 65w originais e a placa voltou a funcionar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/03/2019 às 04:36, Gilson Macedo disse:

Vamos pensar usando a lógica: se usando o carregador a placa liga e o hd é reconhecido normalmente, então a placa me parece está boa. Se o capacitor estivesse com defeito ele o apresentaria tanto com a bateria quanto com o carregador. Se a tensão cai podemos ter duas possibilidades: o capacitor estaria em curto, ou a fonte que o alimenta não está sendo suficiente para manter a carga devido ao consumo. Agora a pouco li num tópico de um colega que a placa não ligava porque o carregador não era reconhecido, então ele comprou um carregador de 120w que era bem diferente dos 65w originais e a placa voltou a funcionar. 

@Gilson Macedo Consegui outra bateria original boa e não adianta da boot not found, não reconhece o hd de jeito nenhum. Estranho que a bateria original que veio com o notebook ate as vezes funciona mas do nada cai a energia. Todas as baterias tem as mesmas especificações mas não funcionaram nenhuma vez desse jeito de até funcionar e cair a voltagem. algumas vezes que tentei ligar e nao foi só de de reiniciar com ctrl alt del ja foi o suficiente para reconhecer o hd, mas quando vai da tela de boas vindas do windows a voltagem cai. Não sei o que pode ser e como chegar até o causador do problema

Editado: por Gregorio Rodrigues
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gregorio Rodrigues Boa tarde.

Se está desconfiado da linha +5V entao para teste vc pode estar injetando 5v com fonte de bancada nessa linha.

 

No caso teria que retirar PQ41 e injetar 5V nos pads do source. Monitore se havera quedas de tensao ou picos de corrente. Limite a corrente na fonte. 

 

esquema.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Shrimp_Green disse:

@Gregorio Rodrigues Boa tarde.

Se está desconfiado da linha +5V entao para teste vc pode estar injetando 5v com fonte de bancada nessa linha.

 

No caso teria que retirar PQ41 e injetar 5V nos pads do source. Monitore se havera quedas de tensao ou picos de corrente. Limite a corrente na fonte. 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

@Shrimp_Green seguinte, fiz o teste como voce me falou, removi o pq41 liguei a fonte assimetrica com 5v nos pads do source. Os resultados foram o seguintes. com o notebook desligado a fonte assimétrica já acusa o consumo de 0.26 amperes. Quando eu ligo o notebook no logo da HP o hd bate agulha por alguns segundos e inicia o windows normal e funciona normal e desliga normal, tudo como deveria. Qual seria o próximo passo para detectarmos o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gregorio Rodrigues disse:

com o notebook desligado a fonte assimétrica já acusa o consumo de 0.26 amperes.

Quando eu ligo o notebook no logo da HP o hd bate agulha por alguns segundos e inicia o windows normal

 

Esse consumo eu acredito que é normal pois ao injetar essa tensao o HD deve sair girando já. ( Deve ser o consumo do HD e outros componentes)

O correto nao é o HD bater agulha ao iniciar. Ao energizar ele deve ficar rodando. 

 

Não houve picos de corrente na linha 5v enquanto a maquina estava ligada?

 

O pc57 e pc58 podem ter relação sim com o mau funcionamento da linha 5v pois é no CI PU2 que libera o sinal para o chaveamento do PQ41. 

O próprio PQ41 pode estar instavel, a linha MAIND pode estar instavel. 

O fato de funcionar normal com carregador que é intrigante 

Seria interessante verificar com osciloscopio o comportamento dessas linhas se nao ha ripple ou variações, defeitos assim é chato descobrir defeito, é necessário uma boa analise 

Boa sorte

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Shrimp_Green disse:

 

Esse consumo eu acredito que é normal pois ao injetar essa tensao o HD deve sair girando já. ( Deve ser o consumo do HD e outros componentes)

O correto nao é o HD bater agulha ao iniciar. Ao energizar ele deve ficar rodando. 

 

Não houve picos de corrente na linha 5v enquanto a maquina estava ligada?

 

O pc57 e pc58 podem ter relação sim com o mau funcionamento da linha 5v pois é no CI PU2 que libera o sinal para o chaveamento do PQ41. 

O próprio PQ41 pode estar instavel, a linha MAIND pode estar instavel. 

O fato de funcionar normal com carregador que é intrigante 

Seria interessante verificar com osciloscopio o comportamento dessas linhas se nao ha ripple ou variações, defeitos assim é chato descobrir defeito, é necessário uma boa analise 

Boa sorte

 

 

 

 

 

 

@Shrimp_Green pico de corrente acredito que nao teve. Vai de 0,3 a 0.6 amperes de consumo.
Consegui outro PQ41 identico e troquei ficou igual. Posso tentar trocar esse PU2 pra ve se da certo.
Não tenho osciloscópio para fazer esses testes mais avançados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como tenho uma placa igual acabei trocando todos esses componentes que circulei em veermelho e o notebook ficou igual

mas não tenho certeza exatamente onde pode ter dado o curto pois lembro que a fita metalica estava meio solta por volta dessa parte da placa ou um pouco mais pra direita, e conforme eu parafusava o notebook ela encostava e nao deixava ligar o notebook ou se apertava se desligava na hora.

 

vou verificar essas tensoes que voce comentou e posto os resultados

 

CM190313-141405001.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Shrimp_Green disse:

antes de trocar o pu2 analise as tensoes dele amigo

Veja o sinal maind que sai do pino 10 desse CI. Vc pode estar medindo o pino 4 do PQ41 (gate) veja como se comporta essa linha aí se existe variação de tensao ?

@Shrimp_Green o pino 10 do pu2 e o pino 4 do pq41 apresentam aparentemente a mesma voltagem.

Conectado no carregador ele vai de 8 a 11v. Sem o carregador ele fica em 8v quando o hd bate agulha que da uma variação cai pra 6v.

O engraçado que estava reparando agora que toda vez que eu ligo o computador só na bateria da boot not found dai ele só inicia o HD se eu der ctrl alt del pra reiniciar, se eu desligo e ligo nao vai. Parece que ele só inicia se o hd ou a placa ja estiver de certa forma "energizado"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa entender que, a tensão de gate está diretamente relacionada com a corrente máxima que o fet pode conduzir quando está saturado. Quanto menor o valor Vgs, menor o valor Ids. É só olhar o datasheet do componente.

 

Se a tensão de gate vai a 6v por determinados momentos, é lógico imaginar que o hd apresente falhas devido a ausencia de corrente suficiente para funcionar os respectivos motores. 

 

Dá uma olhada ai no Vin do PU2, quando você tenta usar a máquina na bateria, e fica monitorando a tensão pra ver se ela cai enquanto a máquina tenta iniciar o HD.

Editado: por IoniCCC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, IoniCCC disse:

Você precisa entender que, a tensão de gate está diretamente relacionada com a corrente máxima que o fet pode conduzir quando está saturado. Quanto menor o valor Vgs, menor o valor Ids. É só olhar o datasheet do componente.

 

Se a tensão de gate vai a 6v por determinados momentos, é lógico imaginar que o hd apresente falhas devido a ausencia de corrente suficiente para funcionar os respectivos motores. 

 

Dá uma olhada ai no Vin do PU2, quando você tenta usar a máquina na bateria, e fica monitorando a tensão pra ver se ela cai enquanto a máquina tenta iniciar o HD.

desculpa a minha iguinorancia, nao entendo muito de analise de esquema eletrico. Como posso testar esse vin?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shrimp_Green não tem nem outra forma de eu fazer uma "gambiarra" puxar esses 5v de outro lugar? 

Fiz outro teste agora, conectei o hd no lugar do gravador pois é um flat de encaixar igual com a mesma entrada ele pisca o power e desliga. 

Editado: por Gregorio Rodrigues
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...