Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer e2043fk tela com riscos que somem com o tempo

Avalie este tópico:


Daniel Lee

Posts em destaque

Olá, estou com esse monitor que está com umas faixas na parte inferior, imagino que não seja defeito na tela porque sem o cabo LVDS a tela acende toda branca sem linhas. O estranho é que essa faixa branca mais grossa na foto fica se mexendo levemente e vai baixando aos poucos, se esperar uma meia hora ela desce até sumir completamente. Alguma ideia de onde começar a verificar? Não há marcas de oxidação na placa principal e nem na TCON. Agradeço desde já.

P_20190227_170822.jpg

Editado: por Daniel Lee
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eliasgirardi é estranho mas se eu colocar o dedo em algum lugar específico nos componentes próximos aquela bobina a interferência some, já ressoldei vários componentes em volta daquele ci mas ainda não deu em nada. Por acaso existe esquema elétrico de placa tcon?

 

 

P_20190302_153629.jpg

Editado: por Daniel Lee
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2019 às 21:22, Daniel Lee disse:

Olá, estou com esse monitor que está com umas faixas na parte inferior, imagino que não seja defeito na tela porque sem o cabo LVDS a tela acende toda branca sem linhas. O estranho é que essa faixa branca mais grossa na foto fica se mexendo levemente e vai baixando aos poucos, se esperar uma meia hora ela desce até sumir completamente. Alguma ideia de onde começar a verificar? Não há marcas de oxidação na placa principal e nem na TCON. Agradeço desde já.

P_20190227_170822.jpg

Parece ser defeito na t-con da tela. Ou melhor dizendo, parece ser problema no ci.

Veja se ele está aquecendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a demora. Nem o CI e nenhum outro componente esquentam além do normal, eu descobri que se encostar o dedo especificamente nos terminais do R103 de 22k acontece dos artefatos sumirem, já testei o componente a frio e está ok. Ele vai ligado ao pino 1 do sm4025 e do outro lado é o terra, cheguei a trocar 6 capacitores smd próximos a ele só pra ter certeza de que não era problema de ripple. Minha dúvida é: tem como trocar esse CI? Me parece que é usada uma solda de baixa fusão na TCON porém ele está muito próximo ao cabo flat que vai para dentro do display, meu medo é da pcb esquentar e o flat descolar.

Editado: por Daniel Lee
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifica os capacitores, pode haver fuga ou então aberto, mas tem um teste que pode ser feito, isto não se aplica para tudo, use um cotonete umedeça levemente com água, e toque na região, identifique o local exato, e para resolver, dependendo do local, poderá ser  associado um resistor de 220r a 1k, ou capacitor de 10pf a 50pf  no setor ao (-) pode resolver o problema.

( não gosto de gambiarra, mas seria valido para uma ultima tentativa)

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jairo Teletronica Pinhal Com um capacitor smd em paralelo não houve diferença. Eu removi o resistor R103 e soldei um potenciômetro no lugar, quando ele fica na escala de 2k ohms a imagem fica limpa porém fica com um leve coil while, tenho medo de isso estressar algum componente e voltar a dar problema. Deixei ele ligado uns 10 minutos e nenhum componente esquentou fora do normal, amanhã vou fazer um teste mais longo e também colocar  com o resistor original e um capacitor em série pra ver no que dá.

Editado: por Daniel Lee
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por desencargo de consciência troquei o CI mas o problema persiste, eu também não gosto de gambiarra mas infelizmente vou ter que fazer o esquema de soldar um resistor em paralelo e esperar que o monitor não retorne. Sobre o coil whine, eu me enganei porque esse ruído ocorre com os dois CIs com ou sem o resistor em paralelo, acredito que seja por conta do tempo porque eu tenho um monitor antigo da LG que faz um coil whine irritante. Vou dar o caso por resolvido.

 

Edit: voltou a dar problema depois de uma hora, pelo jeito só trocando o display mesmo.

Editado: por Daniel Lee
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...