Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Thermal Pad ou Chapinha de Cobre ???

Avalie este tópico:


Wil...

Posts em destaque

Deixa eu sair do comum então, ai vcs me dizem o que acham...

Esses dias pegamos um positivo, aquele famoso da PS, fizemos o reball e voltou de boa, ai aplicamos uma chapinha de alumínio com 5mm de expessura com pasta térmica...

 

Ela ficou bem pressionada no chip e ele estava congelado, tudo bem que era um chip SIS e que era a PS, vai esquentar bem menos, mas funcionou muito bem...

 

Se não me engano, ele não tem dissipador ou tem? Se não tem em outras palavras criou um mini dissipador rsrsrs, boa!

 

Não tem não General, fiquei com um pouco de receio pq ele precionou um pouco o chip, mas já fazem 3 meses e não voltou...no dia que testei deixei o everest no teste de estabilidade o dia todo, processador a 100% e a temperatura em 30, 40°... Aprovado mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa história vai levar a vida toda e sempre vai ter uma novidade.

Eu quase sempre uso chapa de cobre com pasta térmica, mas quando consigo um elastômero novo, dependendo do BGA eu uso no lugar da chapa.

 

Mas sempre tive dúvidas do tamanho da chapa que é melhor deixar.

Já peguei equipamentos que o cara colocou uma chapa maior que o BGA, eu mesmo corto as minhas com no máximo 15mm quadrado.

Pra mim, o tamanho não vai mudar a dissipação do calor, posso estar errado, mas acho desperdício usar uma chapa tão grande.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se mergulhar essa chapinha de cobre numa solução composta de água com nitrato de prata "AgNO3" e usar a pasta térmica artic silver 5 original de alta densidade...ae tu vai ver a bagaça nunca mais encher o saco...hehe

 

obs.: cuidado ao manejar esses produtos químicos...ultra...mega...poison & corrosion!!!

 

/quote]

Ninja

qaunto de nitrato e quando de agua para a chapinha?

ou posso fazer isso em todas as chapinhas e deixalas guardadas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Estamos acompanhando o forum, parabéns !

 

Minha opnião sobre o assunto,

 

o Elastometro creio que seria sempre a forma correta e dissipar o calor entre o chipset e o dissipador, ele é feito no tamanho exato apenas para preencher o espaço e não ter problemas de contato.

tem alguns elastometros igual do dv6000 que puts... passa 1 ano ele Seca!

 

Quando o elastometro esta novo vc percebe que ele esta praticamente umido e como se fosse um cliclete mesmo, nesse caso a transferencia de calor eh perfeita.

 

tem varios tipos de adesivos termicos, bons e ruins...

 

Ja pegamos muitos notes com cobre em cima do chipset e ate mesmo do processador...

alguns casos ele ate força o cristal, eh complicado.

 

um reballing perfeito + um elastometro novo o resultado fica ótimo , não tenho tido retornos.

A uns 2 anos compramos um lote de placa mae dv6000 com o Mcp67 , naquela época haviam muitos dv6000 com g6150 ainda e o dissipador da placa muda.  Eu não tinha fornecedor de adesivos termicos, fizemos uma adaptação com folha de aluminio bem apertada com uma fita adesiva para proteger os capacitores.  Então substituiamos a com g6150 pela mcp67  usando dessa forma e nenhuma das placas teve retorno.

 

Um abraço e parabens novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de comentar sobre um produto que ja utilizei e aprovei...

 

quando não tinha como substituir o elastometro que estava seco , mantinha ele sobre o chip e por cima coloca um produto , é um adesivo termico que vc faz na hora muito bom.

 

vc mistura a seringa A + a seringa B e coloca sobre o adesivo que esta seco

muito pouco se nao ele pode escorrer. é uma mistura bem pastosa e consistente, porem nao pode colocar muito só mesmo para preencher o espaço.

 

segue fotoa_artic_alumina_adhesive.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de comentar sobre um produto que ja utilizei e aprovei...

 

quando não tinha como substituir o elastometro que estava seco , mantinha ele sobre o chip e por cima coloca um produto , é um adesivo termico que vc faz na hora muito bom.

 

vc mistura a seringa A + a seringa B e coloca sobre o adesivo que esta seco

muito pouco se nao ele pode escorrer. é uma mistura bem pastosa e consistente, porem nao pode colocar muito só mesmo para preencher o espaço.

 

segue fotoa_artic_alumina_adhesive.gif

 

 

interessante esse produto, será que da pra usar somente ele no lugar do elastometro ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de comentar sobre um produto que ja utilizei e aprovei...

 

quando não tinha como substituir o elastometro que estava seco , mantinha ele sobre o chip e por cima coloca um produto , é um adesivo termico que vc faz na hora muito bom.

 

vc mistura a seringa A + a seringa B e coloca sobre o adesivo que esta seco

muito pouco se nao ele pode escorrer. é uma mistura bem pastosa e consistente, porem nao pode colocar muito só mesmo para preencher o espaço.

 

segue fotoa_artic_alumina_adhesive.gif

 

 

interessante esse produto, será que da pra usar somente ele no lugar do elastometro ?

 

 

 

Não da pra utilizar só ele pois o produto pode fixar a Gpu e o dissipador juntos, fica ruim de sair.

Melhor utilizar sobre um adesivo termico dakeles com a espessura bem fina.  ai fica ótimo.

 

O cheiro da mistura é horrivel kkk

mas funciona!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se mergulhar essa chapinha de cobre numa solução composta de água com nitrato de prata "AgNO3" e usar a pasta térmica artic silver 5 original de alta densidade...ae tu vai ver a bagaça nunca mais encher o saco...hehe

 

obs.: cuidado ao manejar esses produtos químicos...ultra...mega...poison & corrosion!!!

 

Ninja

qaunto de nitrato e quando de agua para a chapinha?

ou posso fazer isso em todas as chapinhas e deixalas guardadas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que é possível fazer um adesivo térmico caseiro, tem a mesma eficiência e é mais barato

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

nesse site o cara fez alguns testes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

pessoal ficou a discussão sobre o assunto mas nao deram a dica onde comprar tais produtos, andei pesquisando achei essa empresa,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

não conheço  e nunca comprei , mas tem algumas coisas, os experts pedem dar uma olhada e dar uma opinião aos pobres mortais.

ou entao fornecer aquele site de compras que está a sete chaves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos vou deixar aqui uma ideia, eu uso cobre q tiro de nots q compro com defeito e tb uso aluminio, pra ser sincero não sei qual melhor, mas sei q todos os 2 reduzem a temperatura e não custuma voltar não, deixo bem apertadinho, mas tb não aperto pra sair agua não so deixo de um tanto legal.

No caso o aluminio faço o seguinte aqui em minha cidade tem uns copos razuavelmente grossos de aluminio pago 3.50 em cada 1,  corto o fundo deles, e tiro chapinhas do fundo e corto tb todo ele. Para deixar retinho uso uma prensa com chapas de ferro, pra mim fik barato e muito bom, não tenho problemas.

Rapaz o pessoal ta virando quimico aqui, o forum ta chiq msm hein...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...