Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise CCE Ultra Thin U25/ 71R-C14CU51/ Liga e não dá vídeo

Avalie este tópico:


ljainfor

Posts em destaque

Olá!

O notebook CCE U25 liga e não dá vídeo, então parti para ver se o problema estava no U19.

Como o multímetro na escala de diodo e realizando as medições nos capacitores C438, C443, C460 e C471

verifiquei existência de  um curto. Removi o U19 mesmo assim o curto continuou, mas apenas no capacitor C443.

Como não consegui entender o porque do curto, peço a ajuda dos amigos.

U19.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, regisfatef disse:

Veja se ajuda :

desenho modif U19 - POS S1991.png

@regisfatef , esse procedimento eu fiz e mesmo assim ligou e não deu vídeo nem externo.

O problema é que no capacitor C443 está medindo dos dois lados, como é o meu primeiro caso assim

e não entendo toda a linguagem do esquema recorro aos amigos.

Primeira imagem é da minha placa.

Segunda imagem é como eu faço esse reparo, porém o amigo mostra uma outra forma de

fazer o jumper, qualquer um dos procedimentos resolver ou são situações diferentes?

 

WhatsApp Image 2019-03-07 at 06.34.52.jpeg

u19B.jpg

Editado: por ljainfor
Um dúvida.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, ljainfor disse:

@regisfatef , esse procedimento eu fiz e mesmo assim ligou e não deu vídeo nem externo.

O problema é que no capacitor C443 está medindo dos dois lados, como é o meu primeiro caso assim

e não entendo toda a linguagem do esquema recorro aos amigos.

Primeira imagem é da minha placa.

Segunda imagem é como eu faço esse reparo, porém o amigo mostra uma outra forma de

fazer o jumper, qualquer um dos procedimentos resolver ou são situações diferentes?

 

WhatsApp Image 2019-03-07 at 06.34.52.jpeg

u19B.jpg

Amigoo, por conta de as vezes, ler um pouco corrido, posso estar falando asneira, mas vc ja´removeu o C443 ( que esta em curto) pra ver se o curto some ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ljainfor disse:

@regisfatef , esse procedimento eu fiz e mesmo assim ligou e não deu vídeo nem externo.

O problema é que no capacitor C443 está medindo dos dois lados, como é o meu primeiro caso assim

e não entendo toda a linguagem do esquema recorro aos amigos.

Primeira imagem é da minha placa.

Segunda imagem é como eu faço esse reparo, porém o amigo mostra uma outra forma de

fazer o jumper, qualquer um dos procedimentos resolver ou são situações diferentes?

 

WhatsApp Image 2019-03-07 at 06.34.52.jpeg

u19B.jpg

esse esta em curto?

 

u19B.jpg.30c0f88578387e6cc7331bd70ad767fb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece existir um curto na linha de 5 V. Voce pode injetar tensão com a fonte assimétrica, e acompanhar o componente que vai aquecer.

Quanto a forma de eliminar o chip chaveador de tensão U19, pode ser feito a ligação em outros capacitores, desde que não se engane, e ligue uma das linhas de tensão de 3 V e 5 V a terra.

Editado: por regisfatef
inserir texto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, regisfatef disse:

Parece existir um curto na linha de 5 V. Voce pode injetar tensão com a fonte assimétrica, e acompanhar o componente que vai aquecer.

Quanto a forma de eliminar o chip chaveador de tensão U19, pode ser feito a ligação em outros capacitores, desde que não se engane, e ligue uma das linhas de tensão de 3 V e 5 V a terra.

@home service , @regisfatef refazendo as medições tenho o seguinte: como o carregador conectado tenho e stand-by

C438 = 0v

C443 = 4,6v

C464 = 0v

C471 = 3,05v

Pergunto, mesmo sem o U19 esses capacitores deveriam ter os 3v ter 3v e os de 5v ter 5v?

 

Com  a placa ligada processador aquece e tenho:

C438 = 1,9v

C443 = 4,6v

C464 = 2,05v

C471 = 3,05v

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Pergunto, mesmo sem o U19 esses capacitores deveriam ter os 3v ter 3v e os de 5v ter 5v?"

 

AMigo, naõ entendi essa pergunta, mas as tensões nos capacitores  C438 e C464, só aparecerão msm depois do Start ( isso normalmente), mas agora com o Jumper aparecerão junto com as tensões VA. Vc comentou que o C443 estava em curto, vc ja´resolveu isso? Já removeu pra fazer um teste? Ranca ele da placa, não vai fazer diferença,  Acredito tb que já tenha feito os Jumpers, ligaçoes que a galera pediu né? me confirme por favor. Unica coisa que estou achando estranha, é essa tensão de 5V estar com 4,6V e a de 3V com pouco mais de 2V.................seria interessante vc ter uma fonte assimétrica, e injetar tensão no C464 e no C438, pra verificar se tem algum consumo Alto. Mas antes de mais nada, confirma pra mim se o problema do C443 esta resolvido amigo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, paulopozatto disse:

"Pergunto, mesmo sem o U19 esses capacitores deveriam ter os 3v ter 3v e os de 5v ter 5v?"

 

AMigo, naõ entendi essa pergunta, mas as tensões nos capacitores  C438 e C464, só aparecerão msm depois do Start ( isso normalmente), mas agora com o Jumper aparecerão junto com as tensões VA. Vc comentou que o C443 estava em curto, vc ja´resolveu isso? Já removeu pra fazer um teste? Ranca ele da placa, não vai fazer diferença,  Acredito tb que já tenha feito os Jumpers, ligaçoes que a galera pediu né? me confirme por favor. Unica coisa que estou achando estranha, é essa tensão de 5V estar com 4,6V e a de 3V com pouco mais de 2V.................seria interessante vc ter uma fonte assimétrica, e injetar tensão no C464 e no C438, pra verificar se tem algum consumo Alto. Mas antes de mais nada, confirma pra mim se o problema do C443 esta resolvido amigo.

 

 

@paulopozatto , Vamos por parte.

A pergunta que fiz é sobre se há tensões nos 4 capacitores mesmo que não ligue a placa. e claro ela esteja com o carregador conectado.

 

Ainda não removi o C443 por que estranhamente mesmo bipando dos dois lados, com a placa ligada ou apenas com o carregador ele também mede 4,6v.

 

Fiz os jumpers,  a placa liga mas não dá vídeo.

 

Tenho sim a fonte assimétrica. Farei os testes que o amigo sugeriu assim que puder.

 

Achei estranho o comportamento dessa placa, o que me motivou a fazer o post para receber ajuda dos amigos que poderiam ter passado por algo parecido ou ter uma informação que ajude no reparo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/03/2019 às 12:09, home service disse:

esse esta em curto?

 

u19B.jpg.30c0f88578387e6cc7331bd70ad767fb.jpg

@home service , obrigado por participar do post.

O capacitor que apresenta curto é o C443 conforme a  imagem abaixo.

Outra coisa, removi o capacitor e mesmo assim tem continuidade nos dois polos, segunda imagem.

u19B2.jpg

WhatsApp Image 2019-03-09 at 08.02.47.jpeg

Ao injetar tensão de 5v e 0,900am de corrente, a voltagem cai para 3v e o consumo é completo.

 

Editado: por ljainfor
Nova informação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, regisfatef disse:

Uma possibilidade seria verificar toda a linha + 5 VA, a partir de sua origem no chip OZ 815.

Pode levantar um lado da bobina L 11, para separar o circuito, ligar a placa, e verificar se os 5 VA está bom.

 

image.png

 

 

Amigo, peguei um semana passada que estav com problema num sinal lógico, que ia na PCH, tem até um POST aqui, verifique os sinais de Habilitação,( provavelmente na 3 ou quarta pagina). Mas mesmo assim, veirifique a dica do amigo, esta muitoo estranho essa tensão de 4,6v. Ela teria que estar cerca de 5 a 5,26V nesse note, tenho quase ctz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, regisfatef disse:

Uma possibilidade seria verificar toda a linha + 5 VA, a partir de sua origem no chip OZ 815.

Pode levantar um lado da bobina L 11, para separar o circuito, ligar a placa, e verificar se os 5 VA está bom.

 

image.png

 

 

@regisfatef , levantei a bobina e o curto sumiu. Como sei que o os 5v está bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se tem algum resistor alterado, algum capacitor que tem uma resistencia muito baixa ( em relação ao terra), coisas do tipo, pode atééé´ser outra coisa, mas acredito que temos que partir do ponto de "estabilizar" essa tensão de 5v. E como disse que tem a fonte assimétrica................Se vc injetar tensão de 5v e 3V, no C438 e no C464, como fica o consumo ?? passe essa informação por favor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ljainfor disse:

@regisfatef , levantei a bobina e o curto sumiu. Como sei que o os 5v está bom?

Vc levantou a bobina L11 ? se for não sei se a tensão ficará muito estável sem os capacitores, mas ja´é um forte indicio de que existe algum problema na linha posterior ao 5VS...............veja se existe algum jumper..........que transforma o 5VA em 5V alguma coisa e abra-o............ou então tenta fazer o teste da assimetrica nos 5 e 3 v que te falei, pra ver o que acontece

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, regisfatef disse:

Para saber se os 5 V está bom, voce pode deixar aberto o jampe C 443 com C 438, ligue novamente a bobina L11 no circuito, e verifique se a tensão + 5 VA fica estabilizada.

@regisfatef , se entendi com a bobina levantada o curto sumiu como não fiz outra coisa além de levantar a bobina colocá-la de volta terei o curto também voltará.

Estou certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...