Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP LaserJet CP1025 color / Chiando a fonte principal

Avalie este tópico:


Juniormsm

Posts em destaque

Olá gostaria de tirar uma dúvida com vocês, concertei uma fonte de uma impressora HP CP1025 que tinha sido ligado direto em 220V, usando as informações que o zazulak colocou no fórum de retirar o circuito de proteção, e a impressora funcionou está ligando, porem agora a fonte fica sempre com um chiado forte e não sei o que pode ser, gostaria de saber qual componente pode fazer esse barulho. Só que tem umas coisas que eu tive que fazer não sei se isso tem a ver eu tive que trocar o capacitor 4700uF 6.3V e coloquei um de 4700uF 16V era só o que a eletrônica da minha cidade tinha e também o varistor indicado era 10D241 e eu só achei um de 20D241 o pessoal da eletrônica onde comprei disse que não teria problema. Fico na dúvida se esse chiado é por esses dois componentes serem diferentes ou é algo a mais? 

Link das informações compartilhas pelo nosso amigo zazulak.

 

Editado: por Juniormsm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Juniormsm disse:

 Só que tem umas coisas que eu tive que fazer não sei se isso tem a ver eu tive que trocar o capacitor 4700uF 6.3V e coloquei um de 4700uF 16V era só o que a eletrônica da minha cidade tinha e também o varistor indicado era 10D241 e eu só achei um de 20D241 o pessoal da eletrônica onde comprei disse que não teria problema.

 

 

 

 Boa tarde. Com relação a troca dos componentes de fato nao exite problemas. 

Chiado em fontes podem ter relação com capacitores eletrolíticos, verifique e se tens sucata faça a troca dos mesmos para tentar sanar o problema.

Se o aparelho foi ligado em 220v é indispensavel a troca do capacitor principal da fonte. Fizeste a troca dele ja? 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eliasgirardi Bom o cliente falou que uma vez mandou concertar essa mesma placa por causa do mesmo problema ligar em 220V, talvez quem arrumou para ele tenha trocado o capacitor e colocado esse de 470uF 200V. Mas vou trocar todos os capacitores por segurança, pois efetuei a troca desse grande e não resolveu o problema, o chiado acontece quando ligo a impressora, agora quando só coloco o cabo no transformador a placa começa a dar tipo uns estalos tec, tec, tec e fica nisso até eu retirar da tomada, aí depois de uns 5 segundos para. Acredito que seja até o componente descarregar a energia.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O componente Q131 foi comprado de um kit na internet próprio para concerto desse modelo de impressora veio o mosfet TK13A65U + o resistor pra colocar no R136  resistor de cores 10,8Ω ± 1% e não lembro se veio algo mais. Alguns desses componentes pode estar relacionado a esse tal chiado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

      Ao meu ver também não é o mosfet ,pois já usei esse kit e também esse mesmo mosfet.  Quando acontece da fonte ser ligada em 220v  geralmente o capacitor principal incha , o mosfet   , a ponte retificadora , e consequentemente o fusível de entrada ac  e o certo é substituir o que está ruim e verificar  diodos e resistores que polarizam o gate e dreno do mosfet e também  componentes associados ao pwm  , ver o que está ruim e substituir.

   É assim que eu faço e nunca tive problemas.

 Você fez muitas modificações nessa fonte e uma coisinha que você fizer de errado você vai ter consequências.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...