Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Notebook Samsung RV411 placa BA41-01883A PTC em curto

Avalie este tópico:


srocha

Posts em destaque

Caros colegas, estou com problema de curto na alimentação da placa RV411 (notebook Samsung), onde o led de carga da bateria fica tentando ligar, mas só pisca e tenho o curto nas alimentações. Vendo outros posts, já tentei retirar o capacitor de 100pF, que fica logo abaixo da posição do hd, mas o curto continua, tirei o mosfet 92u03gmt (ao lado do mosfet AON6414A), que tinha curto entre os dreno e source, mas segue o curto. Retirei o capacitor de 330uF de tantalo do lado destes mosfets, sem modificação. Alguém poderia me auxiliar com outras opções e com o esquemático da placa. Agradeço desde já.  

RV411_BOTTOM.jpg

RV411_TOP.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • srocha alterou o título para Placa mãe Notebook Samsung RV411CDBA92 em curto
  • srocha alterou o título para Notebook Samsung RV411 placa RV411CDBA92 em curto
  • srocha alterou o título para Notebook Samsung RV411 placa BA41-01883A PTC em curto

Com a fonte assimétrica, voce pode injetar  1 ( um ) Volt, em qualquer bobina da placa.

Para conseguir o joinha ( like ), para utilizar na compra de assinaturas, voce deve ler as regras para este fim.

Outra forma de testes, pode ser feito leitura de resistencia ohmica, direto nas bobinas, valores encontrados abaixo de 10 ohms, deve ser verificado. Com exceção na área do processador, onde os valores são muito baixos.

Faça estes testes, para ajudar na localização de curtos na placa.

 

Editado: por regisfatef
corrigir o texto.
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@srocha  Sei que é bastante chato no começo por causa do pontos dos créditos no fórum. Mas vai por mim é importante pro fórum essas regras. 

 

Mas pro esquema quando não tem esquema é importante saber o que procurar. 

Para os esquemas da samsung não basta procurar pelo modelo de construção da placa marcado nessa foto:

 

image.png

 

 

Vai precisar do modelo do projeto por assim dizer. É esse que em geral tem os esquemas. O que quero dizer é que na internet e de forma gratuita temos os esquemas do projeto da placa usado em varias placas que seguem o mesmo projeto. 

 

Em geral esse modelo de projeto fica debaixo das memorias. Por essa referencia você vai achar muitos esquemas.

 

image.png

 

Para a injeção de tensão veja bem.

Uma breve logica pode util.

 

Olhando na placa sem esquema temos o conector Jack > dois indutores > 2 Mosfets de proteção da bateria e carregador > e um Resistor Shunt de feedback para o charger.

Onde você acha que pode injetar tensão se não tiver a tensão de 19v chegando em todos os mosfet de alta das fontes SMPS?

 

Por logica no resistor shunt. Assim vamos ignorar a proteção da placa.

 

image.png

 

Creio que sua placa vai ser algo parecido com isso.

Editado: por K0rTy
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado regisfatef pelo esclarecimento. Quanto a resistência das bobinas, não faz sentido, já que em geral, os indutores tem baixíssima resistência (quase 0), além de que ficam em série com o chaveamento de tensão.Talvez você queira dizer da saída das bobinas em relação ao GND, certo?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta K0rtY. Vou procurar o esquemático pelo código da placa. Em relação a posição de injeção de alimentação, a minha maior questão é onde estão as fontes chaveadas para poder detectar se o 19V chega lá e qual delas é 3v3 e 5V. No parte do esquema que você postou tem somente a entrada de alimentação que já confirmei que chega o 19V depois destes mosfets. Mais uma vez obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde senhores, sigo investigando a cpu, agora detectei que tenho resistência baixa, quase curto, em dois indutores dos chaveadores:

- TPS51117, responsável pelos 1,2V :  Conforme a imagem tenho 10 ohms do indutor para gnd e do dreno para source os mesmos 10 Ohms no

mosfet low do chaveador (AP92U03GMT), como se este mosfet estivesse em curto;

- ADP3211, responsável pelos 1,1V:  A imagem mostra que tenho 20 ohms do indutor para gnd e do dreno para source os mesmos 20 ohms no 

mosfet low do chaveador (AP92U03GMT), como se este mosfet estivesse em curto;

 É curioso pois em dois chaveadores diferentes tenho baixíssima resistência exatamente no mosfet low que tem o mesmo part number.

O que vocês acham? Pode ser que os dois tenham queimado ao mesmo tempo?

Não retirei eles ainda, pois não tenho estação de retrabalho para dessoldar eles, já que tem o thermal pad embaixo e dificulta somente com ferro de

solda. Também não injetei ainda o 1V após o Shunt da proteção de sobrecorrente pois não tenho uma fonte ajustável, além de que se corre um certo

risco com isto. Aguardo a avaliação de vocês. Obrigado desde já.

RV411_TOP_1.jpg

RV411_BOTTOM_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, vamos a algumas considerações.

Se está analisando resistencia ohmica na área do processador, vai encontrar valores baixos, e devem ser medidos com multimetro analógico.

Mas, como estamos verificando um possível curto na entrada de 19 V, podemos deixar um pouco de lado esta análise.

Como não possui fonte assimétrica, para controlar a corrente de entrada, existe uma outra forma.

Voce não disse se a fonte ou carregador está desarmando, ao tentar ligar a placa.

Caso seja util, pode montar um limitador de corrente de entrada de 19 V, com a utilização de lampadas. Desta forma, o carregador não desarma, e voce pode tentar verificar o componente em curto, pelo método de aquecimento no componente.

Segue o circuito :

 

carregador com lampada em série.png

 

 

 

foto lampadas com tensões.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@srocha , seu tópico foi movido para a área correta » Notebooks

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisfatef , Ah entendi, então no meu caso o chaveador de 1.2V iniciou erradamente e queimou. E só ocorreu isto depois que retirei a carga (processador)...está me parecendo que o ADP3211 acabou queimando o processador, que por sua vez prendeu todas as alimentações e depois que retirei o processador,  o verdadeiro vilão (causa original), o ADP3211,  explodiu. Será que pode ser isto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse, para fazer testes a quente na placa, ou seja, com alimentação de tensão, temos de limitar a corrente de possível curto circuito.

A aplicação de fonte assimétrica, é o método mais prático e seguro. Caso não tenha, tem de limitar a corrente por outros métodos.

Como a análise é feita a distancia, fica difícil saber a verdadeira causa, da queima  deste chip que mencionou o ADP 3211. Tem de ser mostrado no esquema eletronico, sua posição no projeto da placa. Pode enviar fotos do local e do chip, se quiser.

Quando se faz medições de resistencia ohmica, não existe o risco de queima de componentes, pois a placa não fica energizada.

Porem, fazer testes, com a placa energizada, se faz a necessidade, de proteção por sobrecorrente.

Quando se limita a corrente, o curto não é suficiente para danificar qualquer componente na placa, ele apenas aquece. 

Caso voce não tenha os recursos de ferramentas necessárias, no momento, e tambem está começando a fazer reparos em placas eletronicas, posso sugerir a fazer reparos em placas antigas, de baixo custo, para um aprendizado linear.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...