Jump to content
André Vianna Brasileiro

dúvida Lenovo G485 modelo:2157 / QAWGE LA-8681P Rev:1.0 / LIGA E DEPOIS DESLIGA

Rate this topic

Recommended Posts

Ola Amigos, estou com um Lenovo G485 modelo:2157 e a placa mãe dele é uma QAWGE LA-8681P Rev:1.0. Bom já tenho o esquema dele, dei uma estudada sobre como funciona sequencia de start, as tensões necessárias para um start correto da placa e algumas denominações, porém essa placa apresenta um problema de ligar e uns 4 segundos depois desligar, consegui umas video-aulas sobre manutenção de notebooks, porém esta incompleto e meu conhecimento se limitou a certo ponto, já possuo e esquema e gostaria se alguém pudesse me dar umas dicas de como diagnosticar e/ou resolver esse problema, que é meu primeiro desafio. Obrigado.

lenovo.G585.compal.PAWGE-QAWGE.LA-8681P.rev.1.0.schematics_pg38.jpg

Ao conectar o carregador, verifique se tem 3 V e 5 V nas bobinas principais.

Após o start, no momento que a placa liga, por alguns segundos, faça medição de tensão nas demais bobinas, e verifique se alguma tensão fica sem armar.

Boa sorte. 😉

Incrementando o que o amigo @regisfatef lhe indicou, acrescentei a página 35 das tensões de transferências que são muito comum apresentar esse sintoma.

e dando mais uma acrescentada hehehe, veja se não a curto em alguma bobina como memoria e processador, lembrando que nas de processador e chipset a resistência é baixa ;)  

• Like 1

Posted (edited)

@SDTech Fiz as medições com base nos esquemas:

U34 = 5V

U35 = 3.3V

U36 = 1.1V

Q55 = 5V e 1.5VS

Q63 = 2.8V

Q64 = Não existe na placa

Percebi que tem dois componentes que não estão na placa mas existem no esquema o PQ303 e PQ310.

Edited by André Vianna Brasileiro
Situação ocorrida era temporária.

@SDTech Bom as que testei estão com continuidade, sou mais familiarizado com nomes dos componente no esquema, ainda apanho um pouco para identificar os componente de olho. 

PS. A placa voltou a ligar e desligar. Por algum motivo desconhecido ela não estava ligando mais, mas agora voltou ao estado inicial do problema.

Posted (edited)

@SDTech No U35 estou com 3V mas apenas com 1V (pico) quando liga, os capacitores estão ok, mas o Q60 tem 3.3V (Gate) e esta jogando 10.4VS no Terra, o outro lado não da nada.

Edited by André Vianna Brasileiro
Estudei o assunto

14 horas atrás, SDTech disse:

imagem.png

essas são as tensões de transferências, quando elas mudam de shortname (o nome dado pelo o engenheiro no esquema)

23 minutos atrás, André Vianna Brasileiro disse:

No U35 estou com 3V mas apenas com 1V (pico) quando liga, os capacitores estão ok, mas o Q60 tem 3.3V (Gate) e esta jogando 10.4VS no Terra, o outro lado não da nada.

@SDTech Isso não parece estar normal.

observe que na linha de +3vs não passa a tensão de +3valw indicando que há curto, remova u35 e injete tensão de forma gradativa, controle pra não causar mais dano. O circuito trabalha com 3v, então vá aumentando e vendo o consumo e monitore com o tato que algo irá aquecer

@André Vianna Brasileiro antes de injetar tenção confira se a curto com o terra em source do U35, no caso de injetar a tenção como o amigo citou bem, comece com 1v e não ultrapasse os 3v pode deixar a fonte setada com 1a inicialmente, se tiver curto com o terra a fonte acusa e alguém deve aquecer

• Like 1

Posted (edited)

@André Vianna Brasileiro outra coisa antes de injetar, veja se o mosfet esta chaveando, teste fora da placa com o multímetro, este ci é canal N então teste desta forma...

testando mosfet canal N.png

Edited by cristi
  • Like 1

Posted (edited)

Hoje peguei uma compal com defeito de liga e desliga e era justamente o acionamento das tensões transfer. Confira se o gate de cada mosfet chega a tensão de acionamento.

Edited by SDTech
  • Like 1

27 minutos atrás, SDTech disse:

Confira se o gate de cada mosfet chega a tensão de acionamento

Bem lembrado !