Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido HD SEAGATE ST500DM002 não reconhece no setup

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Estou com um HD da Seagate que parou de reconhecer no setup, ele tem o Firmware KC44,  tentei usar o procedimeno de acesso pelo terminal, mas não cai no prompt mesmo depois de CTRL+z  , reparei que isolando o conector de comunicação da placa com o HD, o motor desliga depois de 5seg.

 

alguem já conseguiu cair no prompt do console destes ST500DM002 e fazer ele voltar a reconhecer no setup ?

 

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,
este tópico será considerado como

 

Caso não resolvido / devolvido

 

Por favor, evite responder este tópico.
Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.
Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

 

eletronicabr.png

Editado: por CJ
Adicionado prefixo e tags.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente seja um problema na placa do HD, se você ter outro ai com uma placa igual mesmo modelo do HD, tira ela e coloca nesse e faz o teste, já peguei vários HDs assim que não reconheciam e fiz isso e testei eles e estavam normais. Todos os HDs que vem aqui na loja com BadBlocks guardamos eles por causa das placas, para quando vim algum HD assim podermos recuperar os dados do cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente seja um problema na placa do HD, se você ter outro ai com uma placa igual mesmo modelo do HD, tira ela e coloca nesse e faz o teste, já peguei vários HDs assim que não reconheciam e fiz isso e testei eles e estavam normais. Todos os HDs que vem aqui na loja com BadBlocks guardamos eles por causa das placas, para quando vim algum HD assim podermos recuperar os dados do cliente.

 

mas nem sempre funciona a troca das placas, pelo terminal da para ver a placa inicializando, mas não aceita comando nenhum, lembro uma linha AS da Seagate que dava problema de Firmware e tem um tutorial para reparação, eu já tinha trocado este modelo e esse ST500DM002 que veio na troca do outro e deu o mesmo problema agora, mas o tutorial não funciona com este modelos, parece que cada firmware funciona de forma diferente e comando diferentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que terminal não te ajude, se esse disco estiver com parte mecânica baleada não vai ter oque fazer dai..

 

não está danificado não,  parou de reconhecer de um dia para o outro como informado, mas já vinha uns 3 dias que ligava o micro e não reconhecia, aí resetava e reconhecia, pelo terminal quando a placa esta toda ligada ele mostra no terminal a inicialização dela,  quando coloca o papel nos terminais ela fica em spin up e não aceita comando nenhum de terminal,  acho que essa noca linha de HDs precisa de um terminal serial diferente da linha antiga, alguem para confirmar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Oi, Galera !

 

O que sei sobre isso (não muito) :

 

"Antigamente" na "era dos IDE" bastava substituir a placa lógica e o HD voltava a funcionar. HOJE... a tecnologia usada nos projetos dos HDs utiliza a controladora como gerenciadora do estado FÍSICO do disco  E implementa, por conta DISSO, uma rotina de software que constantemente "varre" a superfície dos discos e marca (via endereços de acesso) regiões de má qualidade de gravação ou recuperação de dados e deixa de utilizá-los. Essa informação é guardada numa memória flash (às vezes EEPROM) na própria placa lógica do HD. Isso aumenta a confiabilidade do HD e a segurança dos dados, mas....FERRA A GENTE !!! Já deu pra sacar, né ? CADA HD EXATAMENTE DO MESMO MODELO, FABRICADO NO MESMO INSTANTE É DIFERENTE UM DO OUTRO, pois cada disco vai apresentar suas peculiaridades de defeitos de superfície e essas informações serão armazenadas nessa flash !!! Então, caros amigos, temos que "transplantar" essa flash da placa ruim para a controladora boa, para que os dados possam ser recuperados ! Abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Galera !

 

O que sei sobre isso (não muito) :

 

"Antigamente" na "era dos IDE" bastava substituir a placa lógica e o HD voltava a funcionar. HOJE... a tecnologia usada nos projetos dos HDs utiliza a controladora como gerenciadora do estado FÍSICO do disco  E implementa, por conta DISSO, uma rotina de software que constantemente "varre" a superfície dos discos e marca (via endereços de acesso) regiões de má qualidade de gravação ou recuperação de dados e deixa de utilizá-los. Essa informação é guardada numa memória flash (às vezes EEPROM) na própria placa lógica do HD. Isso aumenta a confiabilidade do HD e a segurança dos dados, mas....FERRA A GENTE !!! Já deu pra sacar, né ? CADA HD EXATAMENTE DO MESMO MODELO, FABRICADO NO MESMO INSTANTE É DIFERENTE UM DO OUTRO, pois cada disco vai apresentar suas peculiaridades de defeitos de superfície e essas informações serão armazenadas nessa flash !!! Então, caros amigos, temos que "transplantar" essa flash da placa ruim para a controladora boa, para que os dados possam ser recuperados ! Abraços !

 

esse problema é quando precisa trocar de placa logica quando da defeito na mesma, mas não o caso quando o problema é de firmware que tem acontecido bastante com os da Seagate,  queria saber se alguem já conseguiu reparar os ST500DM002 para saber se o problema é com o meu adaptador ou outra coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Oi, Galera !

 

O que sei sobre isso (não muito) :

 

"Antigamente" na "era dos IDE" bastava substituir a placa lógica e o HD voltava a funcionar. HOJE... a tecnologia usada nos projetos dos HDs utiliza a controladora como gerenciadora do estado FÍSICO do disco  E implementa, por conta DISSO, uma rotina de software que constantemente "varre" a superfície dos discos e marca (via endereços de acesso) regiões de má qualidade de gravação ou recuperação de dados e deixa de utilizá-los. Essa informação é guardada numa memória flash (às vezes EEPROM) na própria placa lógica do HD. Isso aumenta a confiabilidade do HD e a segurança dos dados, mas....FERRA A GENTE !!! Já deu pra sacar, né ? CADA HD EXATAMENTE DO MESMO MODELO, FABRICADO NO MESMO INSTANTE É DIFERENTE UM DO OUTRO, pois cada disco vai apresentar suas peculiaridades de defeitos de superfície e essas informações serão armazenadas nessa flash !!! Então, caros amigos, temos que "transplantar" essa flash da placa ruim para a controladora boa, para que os dados possam ser recuperados ! Abraços !

 

esse problema é quando precisa trocar de placa logica quando da defeito na mesma, mas não o caso quando o problema é de firmware que tem acontecido bastante com os da Seagate,  queria saber se alguem já conseguiu reparar os ST500DM002 para saber se o problema é com o meu adaptador ou outra coisa

 

Estou com um HD idêntico ao seu que chegou ontem, ao ligar noto que depois de segundos o motor para, coloquei outra placa idêntica e fica na mesma também, tentarei o método de congelamento para ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 4 semanas depois...

acabei conseguindo cair no terminal,

 

HD bom fica assim

 

Rst 0x10M

(P) SATA Reset

 

F3 T>

 

 

agora vamos ao HD com defeito:

 

Rst 0x10M

MC Internal LPC Process

Spin Up

(P) SATA Reset

 

MCMainPOR: Start:

Check MCMT Version: Current

MCMainPOR: Non-Init Case

MC Seg Disc and Cache Nodes:  060DA288  060D8574

Seg Write Preamble VBM start: 00000D3C end: 00000D63

  Footer - start: 00000D65 end: 00000D8C

Seg Read Preamble VBM - start: 00000D8E end: 00000DB5

  Footer - start: 00000DB7 end: 00000DDE

Reconstruction: MCMT Reconstruction Start

  Max number of MC segments 22E0

Nonvolatile MCMT sequence number 00CC5647

[RSRS] 1B48

Reconstruction: Completed 1:

LED:000000BD FAddr:00009E13

 

 

alguem já teve esse problema ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi como o colega logo abaixo falou, no seu caso sua placa esta danificada eu já peguei um HD assim, minha sorte foi que eu tinha outro do mesmo modelo retirei a placa dele e só alegria, conseguir recuperar ... Obs.. ele esta fazendo barulho no disco dele? ou ate mesmo paradas? se estiver pode trocar as agulhas se não funcionar a placa também..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 10 meses depois...

desculpe levantar o topico..... mas passando o olho pelo forum vi esse post

trabalho mais com reparo de notebooks, mas fiquei curioso pra saber que Terminal é esse?

vi os amigos acessando o terminal  no hd? tem como trocar a bios do hd?

 

desculpe mesmo , mas fiquei curioso com os colegas q trabalham em recuperação de dados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Amigo misterney, estou com problema no HD do meu micro e tem vários cursos e informações, além de banco de bios e esquema...em fim se não recuperar esta HD tô ferrado. O HD é novo, ainda na garantia mas não posso trocar, devido aos dados importantes nele! Como você poderia ajudar????vou mandar uma foto do meu hd para ver se alguém tem a placa lógica dele. Ele tava funcionando e daí deu uma tela azul, reinicie, trabalhei por algum tempo e a situação se repetir. Na segunda vez o micro não achou mais o HD. Coloquei este HD em outro micro e nada. Coloquei outro HD e reinstalei o SO no meu micro, mas estou precisando desesperadamente dos dados nestes HD. Seagate pn: 1BD142-303 Firmware: KC48 Data Code:14196 Site Code:BZ

IMG_20150625_105041709.jpg.24773bb0ed3250e3cef418a3e76f8714.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rbmoreira,

 

tudo bem amigo?

 

Infelizmente esse caso é provável firmware corrompido.

 

O firmware é composto por módulos que fazem diversos testes como posição das cabeças de leitura, grau de elevação sob as mídias, velocidade da mídia, diversas checagens de erro da mídia ou do firmware. Isso se chama área de serviço (Service area). Depende muito o tipo de problema pra ver se tem como recuperar seus dados. Somente com ferramentas específicas como o DFL-SRP (dolphindatalabs.com), MRT (mrtlab.com) ou PC3000 (acelabs.com). Essas ferramentas possuem rotinas para problemas comuns de firmware (que provavelmente é seu caso) onde resolvem automaticamente através de um click esse problema.

 

Da técnica do congelamento não é mito mas funciona em raros os casos. Funciona em casos de cabeças de leitura instáveis.

 

Posso não ter ajudado a resolver mas dei o mapa ao menos.. rs

 

se ajudei, da um joinha pois preciso e muito!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

faz um teste da seguinte forma,

 

coloca ele em uma gaveta de hd usb e conecta ele em outra maquina, sei que ele provavelmente não vai reconhecer, mas tem um procedimento no site da seagate que talvez funcione:

 

Segue o link abaixo:

 

 

Ele chegou a acessa pelo terminal ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 25/06/2015 às 14:54, wizof36 disse:

Amigo misterney, estou com problema no HD do meu micro e tem vários cursos e informações, além de banco de bios e esquema...em fim se não recuperar esta HD tô ferrado. O HD é novo, ainda na garantia mas não posso trocar, devido aos dados importantes nele! Como você poderia ajudar????vou mandar uma foto do meu hd para ver se alguém tem a placa lógica dele. Ele tava funcionando e daí deu uma tela azul, reinicie, trabalhei por algum tempo e a situação se repetir. Na segunda vez o micro não achou mais o HD. Coloquei este HD em outro micro e nada. Coloquei outro HD e reinstalei o SO no meu micro, mas estou precisando desesperadamente dos dados nestes HD. Seagate pn: 1BD142-303 Firmware: KC48 Data Code:14196 Site Code:BZ

IMG_20150625_105041709.jpg.24773bb0ed3250e3cef418a3e76f8714.jpg

Olá, ja tive problemas como este em várias marcas e modelos de HDD, o que posso te garantir é que trocando a placa lógico como muitos diem, não funciona, mesmo sendo o mesmo firmware e números de série idênticos não funciona, pois o que acontece, raciocinem comigo:

Um deu problema no processo de inicialização e outro deu problema no final do disco, correto, os HDD possuem uma eprom que tem a finalidade de armazenar este tipo de informação e outras mais, ai você troca as placas e quer que funcione, isto não acontecerá, justamente por os defeitos são diferentes e ao reinicializar os mesmos eles continuarão perdidos, pois a placa diz para a cabeça que inicie a agulha no começo e a agulha já esta no começo, o que forçará a cabeça danificando-a.

O que tenho feito aqui quando aparecem é retirar a eprom do HDD ruim e replantar, Soldar na placa do HDD bom, mas que a placa esteja danificada, todas as vezes que fiz este procedimento funcionaram 1000%.

Espeto ter podido ajudar a todos, cordiais recomendações a todos e aos moderadores do grupo.

Grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/06/2019 às 18:56, Maru disse:

Olá, ja tive problemas como este em várias marcas e modelos de HDD, o que posso te garantir é que trocando a placa lógico como muitos diem, não funciona, mesmo sendo o mesmo firmware e números de série idênticos não funciona, pois o que acontece, raciocinem comigo:

Um deu problema no processo de inicialização e outro deu problema no final do disco, correto, os HDD possuem uma eprom que tem a finalidade de armazenar este tipo de informação e outras mais, ai você troca as placas e quer que funcione, isto não acontecerá, justamente por os defeitos são diferentes e ao reinicializar os mesmos eles continuarão perdidos, pois a placa diz para a cabeça que inicie a agulha no começo e a agulha já esta no começo, o que forçará a cabeça danificando-a.

O que tenho feito aqui quando aparecem é retirar a eprom do HDD ruim e replantar, Soldar na placa do HDD bom, mas que a placa esteja danificada, todas as vezes que fiz este procedimento funcionaram 1000%.

Espeto ter podido ajudar a todos, cordiais recomendações a todos e aos moderadores do grupo.

Grande abraço a todos.

Sei que o tópico é velho. Confesso que não entendi sua explicação (retirar a eprom do HDD ruim e replantar, Soldar na placa do HDD bom, mas que a placa esteja danificada)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, este procedimento será feito apenas e exclusivamente se a placa controladora do HD esteja ruim mas o disco bom, no caso do disco estiver batendo e danificado, este procedimento ão poderá ser realizado, poss não servirá de nada, mas se o problema for na placa que controla o disco, ai sim este procedimento se faz necessário e é 100% funcional e fuciona mesmo, pois tenho eito muito este procedimento nos HD SATA, o que dão mais problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...