Jump to content
fmaga86

devolvido Acer E5-573-347G DA0ZRTMB6D0 Rev D Carrega mas não liga

Rate this topic

Recommended Posts

Posted (edited)

Olá amigos! Estou com essa placa na bancada e ela está carregando a bateria normalmente mas não liga. Tem 19v em vários pontos da placa, tem 5v e 3.3v em vários pontos da placa também. Tem 3.3v no conector do teclado pois o botão de ligar vem do teclado. Tem 3.3v no pino 107 do i/o e quando aperto o botão ou aterro o 3.3v a tensão vai a 0, tudo como deveria ser. Na fonte assimétrica quando aperto o botão de ligar encontro 3.3v na bios e a fonte registra uma corrente de 12mA e as vezes 24 ou 22 mA e fica nessa corrente sem alterações. Já regravei a bios. Algum amigo pode me ajudar ou me informar os passos seguintes que são necessários para acontecer o Start da placa? Obrigado.

Edited by fmaga86

Posted (edited)

@fmaga86 quando você disse que aterra os 3,3v, é no pino pinos 27 do conector do teclado (cn5) ou  no sw1?

Qual tensão você tem no pino 112 do i/o, antes e após apertar o botão de power?

Edited by FDONATO
  • Like 1

@FDONATO já aterrei pelo pino 27 do conector do teclado, pelo sw1 e direto no pino 107.

No pino 112 do i/o tem 0v antes de apertar o botão Power e 3.3v após apertar o botão Power.

Creio que ela tenta ligar por aparecer um pequeno consumo na fonte

Veja se alguma bobina secundária sobe tensão quando tu aperta o power

• Like 1

ACIN e ACPRESENT são importantes para que o sio possa liberar a placa pra ligar. Acpresent deve estar presente no bga.

• Like 1

@wjinformatica quando aperto o botão de ligar aparece uma tensão de 1v em uma bobina que está mais próxima de um botão de reset se não me engano , apenas essa alteração. Estou com dificuldades de encontrar os componentes pois a placa não tem serigrafia. Vou criar algumas fotos com as tensões que encontrei antes e depois de apertar o botão power.

@Gilson Macedo Vou postar as fotos, aí se vc souber marcar para mim os pontos de medição do ACIN e ACPRESENT pois encontro no esquema mas pra encontrar na placa eu estou tendo dificuldades.

Valeu galera!

@FDONATO Obrigado! Vai ajudar muito, mas ainda não consigo baixar, assim que possível estarei baixando. Logo estarei postando as medições que estou fazendo.

• Like 1

@fmaga86desculpa, não me atentei para o fato de você não ter créditos, vou lhe dar um joinha para poder comprar a assinatura e poder fazer o download. Mas lembre-se de participar ativamente do fórum ajudando outros amigos, que os joinhas irão vir naturalmente, ao relatar os teste realizados você demonstra ter bom conhecimento, então vai ser fácil ajudar nos tópicos e conseguir ser bastante ativo no fórum. 

Para fazer o download faça sua assinatura com o joinha que lhe dei aqui:

Depois poste as medições pedidas acima.

• Nice 1

@FDONATO Legal! Baixei o arquivo e agora ficou fácil encontrar tudo. Em breve trago mais detalhes da placa.

Vou procurar participar todos os dias, o fórum está excelente.

Posted (edited)

@FDONATO Fiz várias medições na placa e passei para as fotos.

@wjinformatica tem 3 bobinas sem tensão mesmo após apertar o botão power. A PL8 na foto 3, a PL2 na foto 4 e a PL5 na foto 5. Também no PQ43 acredito que tenha algo anormal, foto 4.

@Gilson Macedo Encontrei 3.3v em ACIN e ACPRESENT no PQ18 e 3.3v ACPRESENT no bga.

Estou analisando para entender de onde vêm os sinais para alimentar essas bobinas. Agradeço pela ajuda.

Foto 0 - Localização das areas analisadas.jpg

Foto 1.jpg

Foto 2.jpg

Foto 3.jpg

Foto 4.jpg

Foto 5.jpg

Edited by fmaga86

@FDONATO no meu caso o pr208 não não está sendo utilizado. Mas no pino 8 do PU8 que é o correspondente está com 1.5V.

PU4 - Pino 6 = 3.3v, Pino 12 = 18.85v, Pino 20 = 3.3v.

Equipamento devolvido. Não encontrei o problema. Obrigado a todos pela ajuda.