Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung NP 270E - Placa BA41-02239A, não liga - Componente aquecendo

Avalie este tópico:


bisuca

Posts em destaque

Bom dia pessoal.

 

Estou com um notebook Samsung, placa BA41-02239A que chegou com o problema de não ligar.

Na análise verifiquei um componente aquecendo quando era plugado o carregador.

As tensões de 19v, 3v e 5v estão presentes, mas meu maior problema é que não consigo identificar o componente que está aquecendo, já retirei ele da placa.

Ja solicitei o esquema da placa para tentar identificar, essa placa não tem serigrafia.

Segue uma foto do local de onde foi retirado o componente.

Agradeço a quem puder ajudar.

 

Uma observação, este notebook ja havia sido encaminhado para outra assistência, não sei o que foi feito. Se vocês perceberem logo acima, na foto, também está faltando outro componente, mas não sei se ja vem assim de fábrica ou se foi retirado. Se alguém tiver uma placa igual e puder conferir, agradeço.

 

IMG_20190315_074032007.jpg

Adicionando o esquema elétrico -

 

Editado: por bisuca
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cristi Amigo, fiz várias pesquisas usando como referência o código 3145V e todos os resultados que tive foram de um ci com 4 pinos de cada lado, totalizando 16 pinos.

Acontece que o ci que retirei da placa tem 20 pinos, 5 de cada lado.

Gostaria que você desse mais uma olhada na sua placa, se for possível, é claro, para confirmar 100% se é esse código mesmo que você postou.

Talvez a sua placa não seja 100% igual.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal.

 

Uma dúvida, queria testar o ci pra ver se realmente o problema é ele, lembrando que seria um teste com ele fora da placa.

 

Se eu alimentar com 19v ou menos, iniciaria com menos tensão no pino 12, conforme foto do amigo @regisfatef eu deveria ter as tensões de 3v e 5v, nos pinos 13 e 5.

Ser ele estiver com defeito provavelmente vai aquecer, problema que estava ocorrendo com ele na placa.

Alguém ja tentou isso, será que seria um teste válido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o chip aquece, voce pode verificar se tem curto ou sobrecarga, nos circuitos que ele fornece a tensão.

Tem a tensão de baixa potencia de 3 V e 5 V LDO, geralmente para o sio e bios.

E tem a tensão de 3,3 V e 5 V alw, com maior potencia, para alimentar os diversos circuitos na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bisuca amigo se ele aquece troque, este Ci é bem comum deve ter em carcaça, digo isso pra ganhar tempo, caso não tenha veja se a curto com o terra em algum pino com o componente na placa.

sobre alimentar o Ci fora da placa que foi oque entendi que gostaria de saber se alguem já fez, veja que o CI se comporta de forma diferente na placa e fora dela, pois está fora do seu circuito, eu não perderia tempo, só se estivesse sobrando para ver seu comportamento, mas com o datasheet aberto. abraço !

Editado: por cristi
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

@regisfatef, @cristiProcurei o componente nas minhas placas e não encontrei nenhum igual nem algum que pudesse substituí-lo.

Resolvi fazer mais alguns testes no circuito em volta desse ci e verifiquei que o capacitor que está circulado em amarelo na foto, está em curto na placa.

Retirei ele e testei, está ok.

Nos pads do capacitor existe curto, então talvez o problema esteja mais pra frente.

Hoje a noite vou me aprofundar mais nesses testes pra ver se localizo o causador do curto.IMG_20190315_074032007.jpg.76a0bad3a31ce86dd25db8ab9551d3b6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bisuca veja que capacitor é este em qual linha esta, apesar de não ter serigrafia pode ir por continuidade, se for de filtro um lado vai ter terra mesmo, veja qual lado vai pro circuito descubra a tensão que passa nele e injete aos poucos, algo deve aquecer

Editado: por cristi
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, regisfatef disse:

Se precisar trocar o chip.

Caso tenha placas de sucata, procure o chip tps 51225,  tambem em  placas da dell.

@bisuca exatamente é muito comum nas placas, como ja foi citado na resposta #16

2 horas atrás, bisuca disse:

Adicionei o esquema elétrico, talvez facilite a análise mesmo a placa não tendo serigrafia.

Acredito ser compatível com o NP270E.

agora sim valeu um j+

Editado: por cristi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bisuca amigo da para ver a trilha? está ligado esse capacitor a qual terminal?

Pelo tamanho diria que pode ser a um regulador interno ou a tensão de alta ja que esse é o pwm primário. 

Não liga a placa ao carregador ou fonte de bancada sem ter o pwm na placa por favor, irás queimar mosfets e outros componentes desse circuito em análise 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, bisuca disse:

@wjinformaticaConsegui um ci, vou trocar hoje a noite pra ver se é ele ou não, mas estou desconfiado de algum curto na linha dos 3v (Vreg3)

 

@bisuca que bom amigo troque e volte com o resultado mas como dito pelo colega não ligue a placa sem o Ci

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...