Jump to content
Arn 78000

dúvida Bebedouro latina placa não sai 12V

Rate this topic

Recommended Posts

Boa noite pessoal. Meu bebedouro Latina Acquatronic modelo da placa DY 260 parou.

Estou ingressando na atividade de reparos em celulares, mas estou inclinado para a área da eletrônica, mas ainda sou recruta. 

Observei com o multímetro, que não há os 12v de saída, nada funciona. 

Presa a um dissipador, um ci emitia um zunido, quando a placa estava ligada, então resolvi trocá-lo. Esse CI me parece que controla a tensão( me corrijam) é o Q0765R, de 5 pinos( a placa tem 6 furos) troquei por um DQ0765RT( o vendedor falou que era o mesmo e nada aconteceu. 

O capacitor que fica na entrada acumula 160V, mesmo com a placa desligada( li isso em algum tópico se referindo a isso como algo errado). 

Acredito que o problema esteja da primeira para a segunda parte do circuito.

Nao testei os capacitores de saída, pois nem chega corrente lá.

Troquei o diodo zener também( posição Z1 da placa.

Vou sacar o fotoacoplador para testá-lo fora.

• Like 1

Um vendedor do ML me confirmou que as CIs referidas acima são compatíveis.

Saquei o fotoaclopador 817a e fiz os testes e deu ok.

( pino 1+ e 2 - apresentou resistência, invertendo deu infinito e os pinos 3 e 4 deu infinito nas duas posições do multímetro na escala de diodo).

Possui capacímetro? Se sim, retira os capacitores e testa

Não tenho. Tenho multímetro. Eu os substituí, mas antes,  tirei-os da placa, coloquei uma determinada voltagem e eles mantiveram essas voltagens, acumularam bem, mesmo assim eu os troquei.

@Arn 78000 saudação nobre. 

Nao achei o datasheet do componente que seu vendedor lhe vendeu, mas tenho quase certeza que não é compatível com o original. Se o original tem 6 pinos vc precisa trocar por um igual, duvido muito que um CI com 5 pinos vai funcionar aí.  Conheço os dois (Fsq0765r / Q0765r) que podem ser substituido.

o componente Q0765R é um pwm que gerencia a tensao de saida. Vc encontra o original no ML facilmente.

Em todos caso,s nao obtiver exito no reparo, pode fazer adaptação com fonte atx de computador. 

Quando saquei o original da placa Q0765R ele tinha 5 pinos.( a menos que um tenha se desprendido sem que eu percebesse e estou com essa informação falsa de 5 pinos na memória).

Também estou achando que esse CQ0765RT não tem a mesma aplicação por isso retirei-o.

Eu tinha duas sucatas de computador e joguei fora.

Eu vou reparar essa placa.

A placa é pequena e menos complexa que muitas outras que virão. Estou aprendendo. 

ok amigo, sugiro a compra do componente original, te garanto que ele tem 6 pinos sim. Já auxiliei, em outra ocasião, um colega do forum com esse problema. 

• Like 1