Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Bebedouro latina placa não sai 12V- Resolvido.

Avalie este tópico:


Arn 78000

Posts em destaque

Boa noite pessoal. Meu bebedouro Latina Acquatronic modelo da placa DY 260 parou.

  Estou ingressando na atividade de reparos em celulares, mas estou inclinado para a área da eletrônica, mas ainda sou recruta. 

  Observei com o multímetro, que não há os 12v de saída, nada funciona. 

Presa a um dissipador, um ci emitia um zunido, quando a placa estava ligada, então resolvi trocá-lo. Esse CI me parece que controla a tensão( me corrijam) é o Q0765R, de 5 pinos( a placa tem 6 furos) troquei por um DQ0765RT( o vendedor falou que era o mesmo e nada aconteceu. 

O capacitor que fica na entrada acumula 160V, mesmo com a placa desligada( li isso em algum tópico se referindo a isso como algo errado). 

Acredito que o problema esteja da primeira para a segunda parte do circuito.

Nao testei os capacitores de saída, pois nem chega corrente lá.

Troquei o diodo zener também( posição Z1 da placa.

Vou sacar o fotoacoplador para testá-lo fora.

Editado: por Arn 78000
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Arn 78000 saudação nobre. 

 

Nao achei o datasheet do componente que seu vendedor lhe vendeu, mas tenho quase certeza que não é compatível com o original. Se o original tem 6 pinos vc precisa trocar por um igual, duvido muito que um CI com 5 pinos vai funcionar aí.  Conheço os dois (Fsq0765r / Q0765r) que podem ser substituido.

o componente Q0765R é um pwm que gerencia a tensao de saida. Vc encontra o original no ML facilmente.

 

Em todos caso,s nao obtiver exito no reparo, pode fazer adaptação com fonte atx de computador. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando saquei o original da placa Q0765R ele tinha 5 pinos.( a menos que um tenha se desprendido sem que eu percebesse e estou com essa informação falsa de 5 pinos na memória).

Também estou achando que esse CQ0765RT não tem a mesma aplicação por isso retirei-o.

 

Eu tinha duas sucatas de computador e joguei fora.

 

Eu vou reparar essa placa.

A placa é pequena e menos complexa que muitas outras que virão. Estou aprendendo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...