Jump to content
djonathanxw

em análise Philco i43 37gi41000-20 pcb m/b i4xsix rev:02 6l nao liga

Rate this topic

Recommended Posts

Bom dia, o aparelho nao esta ligando, fazendo os testes vi que o U15 nao estava gerando a tensão de 5v testei todos os pinos e estava tudo ok, fiz a troca do mesmo porem nao resolveu...
quando eu tiro a bobina L7 e injeto 5v com a fonte o aparelho liga normal, inclusive a tensão de 1,8v que tbm é gerada pelo U15(oz815).
testando depois da bobina L7 com o osciloscópio as vezes quando injeto a fonte na energia gera um pulso de 6v +/-
 acredito que o ci esteja armando proteção e pr isso nao sai o 5v, mais eu nao estou achando nada de errado...

A tensão em cada pino:
1- 0v                     7- 2,59v               13-  4,98v             19- 0v

2- 19v                   8- 0v                    14- 4,97v              20- 0v

3- 2,74v                9- 0v                    15-  0v                   21- 0v

4- 2,74v                10- 0v                  16- 4,97v              22- 0v

5- 4,96v                11- 0v                  17- 4,97v              23- 0v

6- 2,47v                12- 0v                  18- 4,97v              24- 0,91v

amigo este 5va é gerado pelo oz815, ele é o primário, e nao esta gerando, e como eu disse removi a bobina L7 e injetei 5v, depois disso a maquina funcionou, todas as tensões estavam normais, o que acontece é que quando plugo a fonte deveria ter 5v constante e nao sai nada, pelo osciloscópio da pra ver que as vezes gera um pico de 6v e vai a 0v de novo, acredito que seja uma proteção contra tensão alta ja que deveria gerar só 5v...

Certo, isso eu tinha entendido.

O teste que eu gostaria que fizesse era testar esse circuito, do U16 (resistores e os capacitores também).
Pois acredito que algum outro circuito que é alimentado pelo 5V está desarmando o OZ, e como já peguei vários casos que o culpado era esse U16,

poderia começar com ele. 

Um outro teste seria abrir o JP5 e plugar a fonte e ver se os 5V aparecem. 

Posted (edited)

Da forma, que entendi, a bobina L7, seria a saída de 5 V, do chip OZ 815.

Voce trocou o chip OZ 815, e continua sem gerar os 5 V.

Em teste, injetou 5 V na placa, e a mesma liga.

Então, a questão seria porque o chip OZ 815, não gera 5 V na saída.

Se ao levantar a L7, continua sem os 5 V, então não seria sobrecarga, ao qual ele fornece tensão.

Verifique a alimentação do chip, e os sinais de habilitação.

Edited by regisfatef
inserir texto.

eu desliguei o JP5 e continua o defeito e já fiz a troca do u16 que estava bom na outra placa tbm,  a questão é que o chip quando tenta ligar vai a 6v só da p ver pelo osciloscópio pq é muito rápido, acredito que o defeito é na referencia de saída, seria CS1P e CS1N? ja fiz as medições e esta tudo ok os resistores R355, R358 eR359.

Posted (edited)

Q 30 e Q 31, são mosfets de alta e de baixa, na linha de 5 V.

Verifique se podem estar com alteração.

image.png

Edited by regisfatef
inserir desenho.

testei e estavam bons, mesmo assim troquei pelos da placa sucata que estava funcionando...

Se voce injetar 5 V na L7, tem consumo alto de corrente, neste circuito, ou componente aquecendo.

não, funciona normalmente, e acredito que se fosse algum curto, fuga, ou algo matando a tensão, se desligar o JP5 deveria sair os 5v pq tudo que o ci oz815 precisa esta antes do jump...

24 minutos atrás, djonathanxw disse:

eu desliguei o JP5 e continua o defeito e já fiz a troca do u16 que estava bom na outra placa tbm,  a questão é que o chip quando tenta ligar vai a 6v só da p ver pelo osciloscópio pq é muito rápido, acredito que o defeito é na referencia de saída, seria CS1P e CS1N? ja fiz as medições e esta tudo ok os resistores R355, R358 eR359.

Se o circuito do CS1P e CS1N estão ok então o OZ deve está recebendo a corrente de referencia de saída corretamente. 

Se não tem curto na saída e o OZ está com todas as tensões normais, tudo indica que o defeito é nele. Mas como você já trocou e continua com o mesmo defeito... 
Vamos esperar pra ver se alguns dos amigos tem alguma outra sugestão. 

Posted (edited)

Existe um circuito Vset 1, no pino 7. Está com 2,59 V, sendo da linha de 5 V.

No circuito Vset2, no pino 24. Está comm 0,91 V, sendo da linha de 3 V.

As tensões estão diferentes. Faça teste com o mosfet Q 75, entre dreno/source.

Edited by regisfatef
corrigir texto.

eles são gerados por um divisor de tensão e  as tensões estão corretas, este ci só gera 5v e 1,8v, nao tem 3v, nao usa na placa o Q75,  pelo que entendi esse vset tem a tensão pela metade do que sai..

Sim, Vset 2, se refere a linha de tensão de 1,8 V.

A linha de 3 V, seria pelo U16, um chip regulador de tensão de 5 V para 3 V.

Procure verificar o nível de tensão, no pino 1, que ativa a tensão de saída de 1,8 V.

No pino 6, a tensão está em 2,47 V, e não está ativando a saída de 5 V.

Tente fazer um comparativo.

so vai ter tensão no pino 1 depois do power, ja foi verificado, a parte do ci que gera os 1,8v esta ok, só a de 5v que nao inicia, ela ja era p ficar ligada direto por isso que tem a tensão no pino 6

Em 18/03/2019 às 11:45, djonathanxw disse:

so vai ter tensão no pino 1 depois do power, ja foi verificado, a parte do ci que gera os 1,8v esta ok, só a de 5v que nao inicia, ela ja era p ficar ligada direto por isso que tem a tensão no pino 6

Em 18/03/2019 às 08:40, djonathanxw disse:

Bom dia, o aparelho nao esta ligando, fazendo os testes vi que o U15 nao estava gerando a tensão de 5v testei todos os pinos e estava tudo ok, fiz a troca do mesmo porem nao resolveu...
quando eu tiro a bobina L7 e injeto 5v com a fonte o aparelho liga normal, inclusive a tensão de 1,8v que tbm é gerada pelo U15(oz815).
testando depois da bobina L7 com o osciloscópio as vezes quando injeto a fonte na energia gera um pulso de 6v +/-
 acredito que o ci esteja armando proteção e pr isso nao sai o 5v, mais eu nao estou achando nada de errado...

A tensão em cada pino:
1- 0v                     7- 2,59v               13-  4,98v             19- 0v

2- 19v                   8- 0v                    14- 4,97v              20- 0v

3- 2,74v                9- 0v                    15-  0v                   21- 0v

4- 2,74v                10- 0v                  16- 4,97v              22- 0v

5- 4,96v                11- 0v                  17- 4,97v              23- 0v

6- 2,47v                12- 0v                  18- 4,97v              24- 0,91v

Ola amigo, vc conseguiu resolver esse not? estou com um exatamente mesmo defeito as mesmas tensoes no U15, se injeto os 5v na L7 not funciona normal, ja quebrei a cabeça nao consigo resolver

nao resolvi amigo, como o note era meu acabei adaptando um regulador igual ao da imagem e funcionou bem...

regulador-de-tensao-ajustavel-xl6009-auto-boost-step-up-para-mais-6v-a-35v.jpg