Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre lupas, cameras de inspeção e microscópios

Avalie este tópico:


##PK##

Posts em destaque

Ola amigos eu to comprando umas novas ferramentas de bancada e to querendo um microscopio para lugar em um monitor de 14 mais quero usar pra soldar componentes todo mundo sabe que e horrivel depois que vc solda vc ve uma perninha sem soldar ou grudada com outra ai vc acaba esquentando a placa d mais quero um pra colocar em um suporte pra ver por cima a uma distancia de uns 15 cm que da pra trabalhar bem mais nao queria gastar mais de  300 dilmas e queria comprar aki no brasil agradeço a ajuda desde ja

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde a todos, comprei esse microscopio no ml muito bom e barato, segue link

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, estou em dúvida sobre qual a melhor câmera(200x, 400x, 500x, 800x, 1000x) é mais indicada para ver trilhas rompidas, bga, soldar C.I, etc....

 

Irei comprar no ML mesmo. Vocês que já tem uma dessas, experiencia e pratica, qual seria a melhor?

 

O modelo é desses:

image.php?di=FMZ7

 

Abraçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera,

 

Já que estão falando de lupas e afins, resolvi mostrar a minha lupa, no estilo home made. com materiais de sucata... Já tenho a mais de 5 anos.

 

Muito boa para identificar componentes SMD, verificar soldas, e qualquer coisa que queira ver.

 

 

 

Att,

Fábio

 

 

IMG_20140509_140203809.jpg.7b65e561d660a3ee068a39780de8e8f0.jpg

IMG_20140509_140145326.jpg.0aa61a191bef29658b1430dd27a7a5a0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

comprei este a uns 2 meses é muito bom

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu fabriquei o meu, a partir de uma webcam de 1,3  na qual foi colocada uma lente de 3.8 e de 25 mm, que era de uma câmera de segurança.

Como a distância focal é +- 10 cm não tem problemas para focar a imagem. e usando um monitor de 15 polegadas uso aumentos entre 20X e 50X. Não precisa mais que isso, ao final um integradinho de menos de 7 milímetros enche a tela com mais de 32Cm.

Uso esse "engerto" com um velho Asus E900, para a maioria dos casos serve bem, mas trabalhando com mais aumento e para evitar o delay ocasionalmente uso outro note dual core com 2Mb de Ram.

Montei a câmera na ponta de vástago flexível  e na outra ponta usei um poderoso imã de HD para fixar na mesa.

Meu único problema é ocasionalmente com os reflexos mas não é tão grave

E aqui vão algumas dicas:

  • Trate de mexer a placa ou equipamento e não a câmera
  • Coloque a câmera no mesmo ângulo que sua visão e trabalhe reto com o monitor na frente, é mais fácil se acostumar
  • Lembre que quando mais aumento tiver menor será a área que verá na tela, a distância entre a lente e o objeto a trabalhar e mais fácil fica para "se perder" entre  a imagem e a realidade
  • Na hora da solda, um pedal que baixa e sobe o bocal de ar quente é uma boa ajuda
  • Se trabalha em uma mesa de metal lembre de tirar a pilha ou bateria dos equipamentos, eu já dei mancada :-X

Na terceira foto se observar em tela cheia verá que não precisa mais aumento que esse

5957a50244860_Mesa_e_microscpio.jpg.457eb5f6a3ce6c3cf8779b88d5a806c0.jpg

5957a50266ade_Detalhe_distncia_focal.jpg.5d6c9b54c91e216829afcc3367d7c39d.jpg

WIN_20140418_001838.JPG.14cccf8d2765915473a7898541186069.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fabriquei o meu, a partir de uma webcam de 1,3  na qual foi colocada uma lente de 3.8 e de 25 mm, que era de uma câmera de segurança.

Como a distância focal é +- 10 cm não tem problemas para focar a imagem. e usando um monitor de 15 polegadas uso aumentos entre 20X e 50X. Não precisa mais que isso, ao final um integradinho de menos de 7 milímetros enche a tela com mais de 32Cm.

Uso esse "engerto" com um velho Asus E900, para a maioria dos casos serve bem, mas trabalhando com mais aumento e para evitar o delay ocasionalmente uso outro note dual core com 2Mb de Ram.

Montei a câmera na ponta de vástago flexível  e na outra ponta usei um poderoso imã de HD para fixar na mesa.

Meu único problema é ocasionalmente com os reflexos mas não é tão grave

E aqui vão algumas dicas:

  • Trate de mexer a placa ou equipamento e não a câmera
  • Coloque a câmera no mesmo ângulo que sua visão e trabalhe reto com o monitor na frente, é mais fácil se acostumar
  • Lembre que quando mais aumento tiver menor será a área que verá na tela, a distância entre a lente e o objeto a trabalhar e mais fácil fica para "se perder" entre  a imagem e a realidade
  • Na hora da solda, um pedal que baixa e sobe o bocal de ar quente é uma boa ajuda
  • Se trabalha em uma mesa de metal lembre de tirar a pilha ou bateria dos equipamentos, eu já dei mancada :-X

Na terceira foto se observar em tela cheia verá que não precisa mais aumento que esse

Muito bom a dica !! para ficar melhor detalha mais a montagem na webcam com a lente que vc adaptou coloca umas fotos mostrando ai o processo de como foi feito qual modelo da webcam e qual a lente usada ...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem o modelo da camera de seg

Eu fabriquei o meu, a partir de uma webcam de 1,3  na qual foi colocada uma lente de 3.8 e de 25 mm, que era de uma câmera de segurança.

Como a distância focal é +- 10 cm não tem problemas para focar a imagem. e usando um monitor de 15 polegadas uso aumentos entre 20X e 50X. Não precisa mais que isso, ao final um integradinho de menos de 7 milímetros enche a tela com mais de 32Cm.

Uso esse "engerto" com um velho Asus E900, para a maioria dos casos serve bem, mas trabalhando com mais aumento e para evitar o delay ocasionalmente uso outro note dual core com 2Mb de Ram.

Montei a câmera na ponta de vástago flexível  e na outra ponta usei um poderoso imã de HD para fixar na mesa.

Meu único problema é ocasionalmente com os reflexos mas não é tão grave

E aqui vão algumas dicas:

  • Trate de mexer a placa ou equipamento e não a câmera
  • Coloque a câmera no mesmo ângulo que sua visão e trabalhe reto com o monitor na frente, é mais fácil se acostumar
  • Lembre que quando mais aumento tiver menor será a área que verá na tela, a distância entre a lente e o objeto a trabalhar e mais fácil fica para "se perder" entre  a imagem e a realidade
  • Na hora da solda, um pedal que baixa e sobe o bocal de ar quente é uma boa ajuda
  • Se trabalha em uma mesa de metal lembre de tirar a pilha ou bateria dos equipamentos, eu já dei mancada :-X

Na terceira foto se observar em tela cheia verá que não precisa mais aumento que esse

 

tem o modelo da câmera de segurança que tirou a lente? ou foto dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atendendo ao pedido, as fotos:

 

001.jpg

 

002.jpg

 

Na primeira foto pode ser visto o suporte recolhido e ocupando pouco espaço e na segunda está o aparelho montado e em uso. Nessa foto ele já está focado e dá para ver a distancia que fica da placa.

 

Voces também vão perceber a iluminação que criei com uma lampada de 60 leds alimentada por 12v de uma fonte de roteador, a fábrica tem uma iluminação propria mas achei muito cara -

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Acreditem, voces vão precisar de uma boa iluminação para trabalhar com ele...

 

Montei o suporte de forma que se eu for trabalhar com uma placa mais alta, basta compensar pelo botão de foco. Por enquanto ainda não está definitivo pois ainda quero embutir a alimentação da lampada por dentro do tubo e colocar uma chave de liga / desliga nela mas os notes pendentes para serem olhados não deixam, também gostaria de deixar fixo na bancada coberto com uma capa mas por enquanto estou um tanto sem espaço, se tudo der certo isso vai ser resolvido em pouco tempo. No momento ainda estou removendo do suporte e guardando o corpo do mesmo, mesmo porque é um equipamento caro e delicado e por isso merece um certo cuidado mas por outro lado não queima e não quebra os fios como os USB e vai pro resto da vida, afinal todos já vimos microscopios com 20 anos em laboratorios de analises funcionando bem até hoje.

 

Uma dica para quem for compar, dê preferencia para os que tem zoom ao invés dos que tem ampliação fixa pois voce acaba usando isso todo o tempo.

 

Este vai ser meu sonho de consumo, pois a minha lupa que comprei por 130 reais, esta ferrando minhas vista e acabando com minha coluna.

Se eu soubesse que iria acabar assim, teria dado preferência uma dessa. Mas só apanhando para aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Câmara que eu usei é uma multilaser de 1.3 Mp identifica como Venus 1.3(Também serve a Leaderchip ou qualquer câmera que tenha lente roscada padrão antigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

E a lente que adaptei foi de uma minicâmara de segurança fácil de conseguir(só vai usar a lente)

Um colega desta cidade fez um outro similar a o meu e conseguiu um monte de câmeras queimadas em uma empresa de segurança ai testou 3 diferentes lentes até achar uma que funcionou.

Eu também fiz por tentativa e acerto até que achei uma lente apropriada, depois consegui um programa "Calculo de lentes.exe" e cheguei a o resultado de 25Mm e 3.8 de foco

Mas procura em empresas de segurança que eles tem lentes para longe com angulo fechado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

pessoal,   essa camera com zoom serve para reparo de eletronica e colocar na máquina de BGA para focar de longe as balls para alinhamento? 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá pessoal ,estou querendo comprar um desse aqu vi um colombiano usando é show de bola da pra ligar direto monitor do pc , esse aqui vem sem o suporte , depois compro separ

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

outro modelo mais caro 

 

vou comprar no final do ano quando chegar , cloco pra galera ver , espero ter ajudado , se comprar separado é melhor para não ser taxado pela receitafederal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Ola boas a todos.

Também vi esse vídeo do colombiano e parece-me ser este que deixo no link

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Estou a pensar em mandar vir alguém tem algo igual?

Cump:altair1973

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Ai Pessoal, estou pensando em comprar esse treco, será que vai cumprir a finalidade, seria para fazer trilhas rompidas, inspecionar soldas, revisar chip bga etc.

 

e ai

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e o que me dizem?

 

 

Lupa-estereomicroscopio-binocular-10-e-40

 

Video

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, o modelo que uso e recomendo fortemente é semelhante a esse que possui zoom entre 7X a 45X com as oculares padrão de 10X e possui uma qualidade de imagem incrível. Ele de dá uma distância de aproximadamente 10cm entre a placa que voce está trabalhando e a objetiva do microscópio e isso dá para trabalhar tranquilo.

 

Geralmente uso entre 7X e 20X mas por empolgação acabei comprando junto as oculares de 20X e com elas posso amplicar entre 14X e 90X mas até hoje só usei para testes e duas vezes para ver se os contatos dos pads por baixo de um BGA ainda estavam lá então acho desnecessário a compra. Pode não parecer mas o zoom realmente ajuda demais para trabalhar porque você pode ajustar a área de trabalho ideal que você precisa.

 

A iluminação ideal para esse aparelho seria de forma circular e com luminosidade controlada, por isso o que tive melhores resultados até agora foi esse modelo que te permite controlar o brilho e não produz sombras devido a iluminação circular.

 

Quando comprei, falei com o vendedor para me dar um desconto e mandar sem a base porque iria precisar somente do microscópio e do botão de zoom que é aquela parte que segura ao redor do aparelho, prende na barra que vem da base e te permite focar movimentando para cima e para baixo, isso barateou MUITO no frete porque diminuiu o tamanho da embalagem e principalmente no peso. Quando chegou eu pedi para um colega que fabrica equipamentos para academia que fizesse um suporte com uma barra de 1 1/4 de polegada que ficou perfeito na bancada e deixou toda a área livre para poder trabalhar.

 

Segue as fotos de como está hoje e essa é a distância dele já focado

 

 

001.jpg

 

002.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...