Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre lupas, cameras de inspeção e microscópios

Avalie este tópico:


##PK##

Posts em destaque

  • 3 semanas depois...

Pessoal, estou postando o tutorial abaixo para quem quiser fazer um microscópio para inspeção do processo de soldagem BGA.

Vou postar a parte da ótica por enquanto pois ainda não comprei a webcam, mas irei utilizar uma de 5megapixel.

A base toda o microscópio é um telescópio utilizado 8X utilizado no iphone, comprei no ML por 30,00.

 

image.php?di=IS83

 

 

image.php?di=7T8T

Aqui está ele separado a parte que interessa, ela é rosqueada

image.php?di=JK8W

image.php?di=4P81

Aqui utilizei 2 pedaços de tubo PVC 25mm, utilizei duas medidas para testar qual fica melhor

image.php?di=ZQR5

Nesta foto será como vai ficar utilizando as partes de 30mm ou de 20mm

image.php?di=MOJ8

image.php?di=F53Q

 

A explicação para os tubos é a seguinte: Este telescópio é para ser utilizado a uma distância de 5 a 6 metros, quando utilizo o tubo de 20mm, esta distância passa a ser de 33cm do objeto e quando utilizo o tubo de 30mm aí a distância cai para 20cm. Cada um ajusta de acordo com a distância que melhor lhe convêm.

O próximo passo é fazer um suporte para este conjunto e coloca a webcam na ponta da lente.

 

Espero que tenham gostado e quem quiser e puder, pode aplaudir que agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom chico veio acalhar, mes passado comprei umas coisas para fazer um microscopio com tela de monitor  e comprei uma camera de porta (olho magico) ia mexer nas lentes (tenho muitas)

mas esse seu Telescópio  adaptado veio na hora,  fui no ebay e tem ele a menos de 10 dolares, pedi um (se receber) heheh tenho umas 2 dezenas de coisas sumidas , provavelmente nos portos de curitiba , alguma ainda devo receber outras duvido.

bem o link dos vendedores;

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

hã e aplaudido hjehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega eu tive pesquisando muito isso ultimamente pois estou apanhando muito no alinhamento do chip bga na placa e da descobri um prontinho ja com um cabinho rca que é vendido pela scotle.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
. Ja pedi uma peça para testar assim que chegar posto aqui no forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Caro colega eu tive pesquisando muito isso ultimamente pois estou apanhando muito no alinhamento do chip bga na placa e da descobri um prontinho ja com um cabinho rca que é vendido pela scotle.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
. Ja pedi uma peça para testar assim que chegar posto aqui no forum.

 

KD o link do produto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deve ser este aqui: (mas e o preço deve ser caro) preço + frete???

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu comprei o material igual deste site aqui, agora com a lente do Chico Lima que (já encomendei tbm) ,  vai dar certo e diversos usos.

e Vou acompanhar o tutorial do Chico Lima.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

O Silvano colocou o link deste projeto em outro tópico. Achei legal e copiei ele aqui, e passei um google translator nele.

 

Fazendo um microscópio SMD independente de um monitor VGA usado

 

image.php?di=25N5

 

Microscópio SMD de abaixo curto?

Com monitor usado que estava no fundo da minha oficina, tive a ideia de conserta-lo para fazer um microscópio para o trabalho de eletrônica em SMD.

 

Eu sei que podemos comprar barato microscópios USB no EBAY no valor de 30 a 40 obamas, como deste tipo:

image.php?di=ZJXD

 

No entanto, estes têm a desvantagem como precisar de um PC, e era importante para mim ter um microscópio SMD totalmente independente, que poderia ser movido de mesa para mesa, entre salas de oficina etc.

 

Também, microscópios USB baratos tem a ampliação errada, eu queria algo sobre 8:1 ou 10:1 de ampliação como um bom microscópio comercial de inspeção para SMD (que custa em torno de  US $500). :)

 

Como funciona.

 

Basicamente, ele requer apenas 4 coisas conectadas juntas:

1. Um conversor de PAL/NTSC VGA composto para câmeras de vídeo . ->

2. Uma caixa para a montagem.

3. Alguns LEDs de alto brilho branco.

4. Um monitor de computador VGA.

 

Por alguns anos que procuro uma câmera que tenha uma saída VGA, que seria perfeito para um microscópio de fácil construção com um monitor VGA. No entanto, estas são quase impossíveis de encontrar, todas as câmeras comuns baratas estão de saída de vídeo composto.

 

Então recentemente no ebay eu vi esses aparelhos:

image.php?di=RQIR

Disponível a partir de US $14 a US $21. Paguei cerca de US $16 e frete grátis. ->

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

O conversor é muito inteligente, tem botões e menu para selecionar resoluções de tela diferentes e tinha todas as resoluções comuns usadas em monitores de computador (incluindo o meu monitor a 1024 x 768). Ele também veio com um minúsculo SMPS regulada + 5v plugpack, que foi muito acessível!

 

Escolha uma câmera.

 

Isso foi fácil, Eu apenas escolhi uma câmera barata ao acaso no ebay. Câmera de segurança dome-estilo com construído em noite-iluminação de IR, por US $14:

image.php?di=4VM9

Claro, se a câmera não era bom para um microscópio, então eu poderia sempre use no meu material de segurança home como ele pode conectar em qualquer TV. Eu também sabia da experiência, as lentes são reguláveis em foco, por isso deve ser possível fazê-lo funcionar diretamente como um microscópio ou "ajustá-lo" para se adequar a um lente de aumento adicional.

 

Modificando a câmera

 

Primeiramente eu verifiquei a câmera funcionou bem com o conversor VGA e no monitor VGA. -Todos ligados juntos e parecia funcionar bem, mas a cor da câmera sugado. Isto era principalmente devido a câmera ter construído em sistema de iluminação infravermelha, ajustado é IR iluminação de acordo com a luz do quarto.

 

Com algumas torções estalou a câmera toda aberta. A câmera módulo PCB e IR PCB foram separados (excelente) e também separado no Conecte fios. Ambos funcionou de 12v DC. Tirei o próprio módulo de câmera e alguns testes. :)

 

Com nenhum IR iluminação agora a câmera deu a reprodução de cor decente, desde que o alvo estava iluminado com luz branca. Emissor de luz branco parecia funcionar bem também, que foi um teste útil.

 

Verificar o módulo de câmera PCB mostrou um 78 regulador SMD L 05, convertendo o entrada 12v DC + 5v DC para executar a câmera. Isso também foi excelente, como eu queria usar o poder de 5v.

 

Eu desoldei o regulador SMD L 05 78 (parte inferior esquerda do PCB) e apenas ligado a um fio vermelho e preto direto o PAC, que era o trilho de 5v;

 

image.php?di=KMQA

Eu também desoldei o conector de 3 pinos branco como ele teria sido da forma e soldadas em vez em um belo pedaço de cabo coaxial preto, para a saída de vídeo composto. Um teste rápido mostrou a câmera ainda funcionava o bom funcionamento de uma fonte de 5v e o cabo coaxial de novo estava ligado à direita.

 

Iluminador infravermelho o e moradia de cúpula foi lançada em minha caixa de lixo eletrônico para uso posterior. Ele tem um fotodetector LDR, 24 alto brilho infravermelho diodos emissores de luz e alguns transistores e executado de 12v, pode ser útil para algo.

 

 

Juntar todas as peças

 

Ao mesmo tempo eu estava modding a câmera eu cavado duas caixinhas de plástico do projeto. Estes de US $3-$4 cada, comprei alguns juntos no especial, assim que eram mais baratos. Eles são um tamanho padrão pequeno passatempo 80 x 55 x 30 mm.

 

Eu trabalhei para fora onde eu estava indo para montar as caixas no monitor e perfurado alguns furos para os fios;

 

image.php?di=D7TP

 

O pequeno PCB é a coragem do plugpack de 5v gratuito que veio com a alça de conversor VGA. Ele corre de 100-240v AC e faz regulada + 5v DC @ 1 amp. Que deve ser o bastante!

 

 

Para montar a câmera?

 

Me decidi por uma técnica de construção de "Colmeia Borg" de apenas colando tudo com cola de silicone quente. Isso deve ser bastante confiável e ainda dá a opção de interrompendo a cola e voltar a utilizar ou modificar partes mais tarde. Quem sou eu para discutir com a sabedoria dos Borgs? :)

 

image.php?di=MJ33

 

O módulo de câmera foi acomodado na caixa plástica com alguns pontos de cola quente. Cortei dois pedaços pequenos de stripboard e soldadas em 4 LEDs de alto brilho branco. Estes eram vendidos como 20000 mCd LEDs e são muito brilhantes, mas um pouco demasiado direcional para o meu gosto. Eu escolhi 4 resistores que deram aproximadamente 26 de mA de corrente em cada LED.

 

Consumo de energia total (a 5v) é de cerca de 124 mA; 20 mA para a câmera, mais os 4 LEDs.

 

Testes mostraram os LEDs foram um pouco muito brilhante e um pouco difícil de apontar, mas dobrou as pernas e apontou-lhes o destino, que seria o ponto focal.

 

Foco da câmera

 

Isso foi tão fácil que era uma brincadeira. A lente da câmera estava em uma linha fina, com um parafuso de grub. O parafuso sem cabeça foi afrouxado e enroscada a câmera um pouco, que logo deu foco perfeito em cerca de 30 mm (distância entre o alvo e lente) e a ampliação desejada! Nenhuma lente adicional seria necessário.

 

Este foco próximo dá uma ligeira distorção "olho de peixe" (ver fotos), mas que não me incomodou em absoluto. Ele vai fazer o trabalho bom o suficiente!

 

image.php?di=BX5C

Aviso! Tecnologia de construção Borg!

 

A alça de conversor VGA foi  colada na parte de trás do monitor com um entreferro de 5mm entre ele e o monitor. Todas as suas fichas e botões são acessíveis, no entanto, uma vez que foi definido para 1024 x 768 para adequar meu monitor memorizar a configuração e não precisei tocar um botão desde.

 

O fonte de 5v pequeno PCB foi alimentado junto com a de alimentação AC 240v do monitor. Isso foi feito para tornar a coisa toda em autônoma com apenas um cabo de alimentação. É importante que apenas posso buscá-lo e movê-lo de oficina para oficina. Note-se! Eu colocar a tampa na caixa plástica, peças estão dentro.

 

Se você não tiver usado cola quente como este antes, é realmente muito forte! Um truque importante é limpar todas as superfícies com álcool para limpá-los e, em seguida, a cola quente será permanente o suficiente para ser invocado por muitos anos.

 

 

Teste

 

Como você pode ver abaixo da caixa de câmera foi apenas colada na parte da frente do monitor, há muita saliência neste monitor, assim ele pode inspecionar o PCB até aproximadamente 120 mm da borda (ou larga no total de 240 mm).

 

Não há nenhum sistema ainda para posicionar a altura do objeto sendo inspecionado, mas felizmente o foco da câmera é bastante indulgente, por isso é fácil de armazenar o objeto na altura certa ou ficar um livro ou caixa de baixo;

 

image.php?di=25N5

 

A tela do monitor acima parece escura e mal iluminada, mas na vida real parece muito bom. Eu acho que minha câmera Canon (tirar a foto) confuso, o brilho e contraste, porque da super powered LEDs brancos no modo de exibição.

 

No entanto, há um par de questões reais; Há um problema de "olho de peixe", que eu vou apenas viver com ela. Na verdade eu realmente não notá-lo quando usando o miscroscope e desloque a placa como você tende a olhar mais perto do centro da tela, mas parece ruim na foto.

 

A questão que eu preciso corrigir é a reflexão especular da iluminação LED. Há uma óbvia 4 "spots" de luz brilhante no destino, e eles são muito brilhantes, o suficiente para sair alguns "branco" na imagem.

 

Quando esta foto foi tirada não havia nenhum difusores, então o próximo passo foi fazer um difusor para ativar os feixes de luz de LED 4 em mais de um "todo" brilho difuso.

 

Nostalgia! O PCB está sendo inspecionado é um velho Motorola celular de análogo de cerca de 1989. Ampliação é fixada em 9:1 (por minha escolha!) e os resistores etc são peças 0805 para lhe dar uma idéia dos tamanhos.

 

Adicionado um difusor

 

Eu coloquei a tampa de plástico translúcida sobre a caixa da câmera, depois de perfurar um furo de centro para a câmera. Para torná-lo a difundir melhor raspei um monte de linhas na capa com uma afiada scriber. Isso reduziu e espalhar a luz um pouco;

 

image.php?di=QT1Y

 

Como você pode ver que a luz é muito melhor distribuído e total contraste é mais uniforme. O problema de "fora branca" é praticamente ido.

 

Existem ainda quatro pontos brilhantes, que é realmente útil quando movendo o PCB de destino brilhar em cima das peças e ler o laser minúsculo marcado impressão que não tem nenhuma coloração ele é mais parecido com impressão recuado.

 

Novamente minha câmera Canon não realmente captura a qualidade da tela e ele tem lavado um pouco na foto. Mas no geral eu estou muito feliz com a qualidade de visualização, é bastante agradável inspecionar um PCB, em comparação com os antigo ampliadores de vidro que eu uso normalmente.

 

Eu vou experimentar com iluminação e difusores mais tarde e ele devem vir até melhor ainda depois de alguns ajustes.

 

, Mas por agora, estou muito satisfeito com minha auto contido microscópio de inspeção SMD para total custa menos de US $40 (não incluso o monitor).

:)

 

Autor:

 

Agora vamos aguardar o projeto do Silvano e do Chico Lima seja concluído ->

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

minha luminária quebrou e resolví adquirir uma nova....comecei a cotar valores e fiquei impressionado com os mercenários do ml...caraca ví valores de 183 contos até 350 contos pelo msm produto ...uma toyo/deckel TL-1030...e ainda tem aqueles lances dos caras cobrarem sedex caro e enviarem por pac mais barato (e sorte se enviarem..hehe) 

então dei uma sapeada na mreferramentas e comprei por 126 contos(o preço no site é 140 contos mas pagode a vista tem 10% de desconto)

 

image.php?di=P0B3

 

image.php?di=5M3D

 

 

é porisso que eu sempre digo...pesquisem bem antes de comprar

 

fica a dica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ninja!!!

 

Só uma dúvida de algm inesperiente!!!

hahahahahahahahaha

 

Eu estava bem inclinado a comprar esta aqui  >> 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Vc acha que vale a pena a diferença de valor???  Pelo q entendi a sua é 5x de aumento e a que estava olhando é 8x....

Essa diferença de 3x, 5x, 8x....    faz realmente muita diferença????    as vezes esse "zoom" todo, é só p/ ingles ver.....

hahahahahahahahahahha

 

Abraço a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho guma dessa igual a da Usina

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e me atende bem porém acho que ela é 4X e a qualidade dela mais ou menos. um colega tem uma dessa toyo e acho mais bem feita.

Lembro que comprei a minha quando fui ao PY a uns dois anos e fiquei na duvida se comprava ou se deixava para comprar no Brasil depois, mas aí eu pensei: pr esse preço se eu não gostar não vou gastar muito mesmo... então trouxe.

Acreditem ou não mas paguei cerca de 55 reais em uma loja especializada em iluminação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso já faz uns dois anos, hoje parece que tá a receita federal, a policia rodoviaria, a policia militar, a policia civil, o exercito, a força nacional, o FBI, a CIA, o raio X do aeroporto, o raio X móvel disfarçado nas estradas, os helicopteros com visão noturna e infravermelho, a bandidagem na estrada e mals alguem todos para te fiscalizar e isso tudo com um dolar de 2,15.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Isso já faz uns dois anos, hoje parece que tá a receita federal, a policia rodoviaria, a policia militar, a policia civil, o exercito, a força nacional, o FBI, a CIA, o raio X do aeroporto, o raio X móvel disfarçado nas estradas, os helicopteros com visão noturna e infravermelho, a bandidagem na estrada e mals alguem todos para te fiscalizar e isso tudo com um dolar de 2,15.

 

Vc esqueceu da REDE GLOBO, que é pior que todos estes ai juntos. Quando ela faz aquelas reportagens falando dos ônibus de  sacoleiros. Ai é a morte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São coisas diferentes. Para trabalhar bem eu comprei um microscopio otico que é melhor que o USB mas mesmo assim a lupa de bancada ainda é EXTREMAMENTE necessária e trabalho com ela a maior parte do tempo.

Se voce tiver que escolher um, dê preferencia para a lupa de bancada com luminária e só depois pense em um microscópio para trabalhar melhor com componentes melhores seja ele ótico, USB ou AV, para retirar dúvidas e inspecionar detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Amigos, para quem usa qual desses modelos de lupas é legal para trabalhar:

 

Óculos lupa:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

oculos-lupa-dupla-binocular-iluminaco-led-zoom-de-20x_MLB-O-4004817083_032013.jpg

 

Lupa de cabeça:

lupa-de-cabeca-profissional-3-leds-4-lentes-de-aumento_MLB-O-4363666317_052013.jpg

lupa-de-cabeca-com-3-leds-e-3-lentes_MLB-O-3139545706_092012.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho de todos os tipos, só te garanto que os óculos são horríveis, as lentes são muito pesadas para a armação e fica escorregando/caindo do seu rosto toda hora. Sem contar que estas lentes para dar foco tem que ficar uns 4 ou 5 cm de distância da placa, tem praticamente que colar a placa no rosto.

 

Prefiro a de mesa, mas a de cabeça é interessante pois é portátil, dá para usar em qualquer lugar.

 

A desvantagem da lupa de cabeça é que quando ela vai ficando velha, ela afrouxa e fica caindo por conta do peso da armação da lâmpada e das pilhas/baterias. Acabei tirando a iluminação da minha por conta disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho de todos os tipos, só te garanto que os óculos são horríveis, as lentes são muito pesadas para a armação e fica escorregando/caindo do seu rosto toda hora. Sem contar que estas lentes para dar foco tem que ficar uns 4 ou 5 cm de distância da placa, tem praticamente que colar a placa no rosto.

 

Prefiro a de mesa, mas a de cabeça é interessante pois é portátil, dá para usar em qualquer lugar.

 

A desvantagem da lupa de cabeça é que quando ela vai ficando velha, ela afrouxa e fica caindo por conta do peso da armação da lâmpada e das pilhas/baterias. Acabei tirando a iluminação da minha por conta disso.

 

 

Ai Ablacon, "matou a cobra e mostou o pau" !!

Eu estava de olho no óculos e pensei nisso que vc falou do peso, vou comprar a de Cabeça. Tem situações que uma dessas fazem falta, principalmente pela mobilidade !

 

 

Ninja, esse seu personagem parece aqueles do desenho Que tinha o GoKu, não me lembro do nome agora do desenho que passava na globo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...