Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Fonte de bancada regulável modificação

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Estou querendo montar uma fonte de bancada e vi no AliExpress vendendo umas placas em kit para montagem. Ela de entrada suporta maximo 24v 3A.

Andei vendo um trafo que tenho aqui disponível e estou querendo ligar um toroidal AC na entrada mas ele tem 24v 6A.

A minha dúvida, será que essa placa vai suportar esses 6A ou eu deveria modificar ela para suportar esses 6A?

Que componentes devo mudar ou deixo ficar assim mesmo?

Deixo umas fotos da placa e a lista de componentes da mesma.

 

Technical Specification as follow:

- Input Voltage:  AC 24V

- Max Input Current: 3A

- Output Voltage:0-30V  in adjustment

- Output Current:2mA-3A  in  adjustment

- Max Output voltage ripple:0.01% 

 

1197508491-1071012422.jpg

838905635658361631.jpg

_20190320_094951.JPG

_20190320_094929.JPG

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo a grosso modo seria diminuir o R7 pela metade do valor e duplicar a watagem sendo ele 0.47  por 5w  colocaria o mais aproximado da metade 0.22 por 10w e duplicar o Q4  base com base , coletor com coletor e emissor com emissor ou por um transistor com um porte maior de corrente (lembrando que com mais corrente vai gerar mais calor recomendaria uma base de cooler de computador com cooler) pra modificar em ficar 100% teria que analisar mais a fundo o projeto por isso ja mencionei a "grosso modo"

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, só mais uma pergunta, esse transformador toroidal que tenho aqui na saída (secundário) ele tem 4 fios, um azul, um marrom, um verde e um vermelho. 

Nas minhas medições ta dando 24v entre o verde e vermelho e também 24v no conjunto azul e marrom... Porque tem dois pares com a mesma voltagem? É indiferente eu ligar num ou em outro?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, radar100 disse:

Ok, só mais uma pergunta, esse transformador toroidal que tenho aqui na saída (secundário) ele tem 4 fios, um azul, um marrom, um verde e um vermelho. 

Nas minhas medições ta dando 24v entre o verde e vermelho e também 24v no conjunto azul e marrom... Porque tem dois pares com a mesma voltagem? É indiferente eu ligar num ou em outro?

Obrigado!

geralmente quando tem 2 tensões iguais é pq se precisava ter 2 tensões iguais de polaridade invertida tipo  -24v  0v  +24v  nesse caso o 0V é o positivo de um par e o também o negativo de outro par

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for adicionar transistores em paralelo com Q4 é importante adicionar resistores de baixo valor nos emissores para que a carga seja dividida igualmente entre os transistores, use resistores de fio 10W 0.2r 

Será necessário também ajustar a tensão que chega no P2 ajustando o valor de R18, visto que na configuração padrão ele não permitirá selecionar corrente maior que 3A.

Será necessário substituir os diodos da ponte retificadora por outros apropriados que suportem a corrente preterida na saída com alguma folga.

O capacitor de 3300uF deveria ser substituído também por um maior.

R7 precisaria ser substituído por 10W ou mais.

 

Sinceramente se for pra fazer todas as modificações eu acho que não compensa.

Tem vários bucks de 6A e até mais no ali express custando menos se duvidar.

Lembrando que se tens duas saídas de 24v e a referencia no trafo diz que é 6A, isso deve ser o total portanto 3A pra cada saída.

 

  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Neo disse:

Lembrando que se tens duas saídas de 24v e a referencia no trafo diz que é 6A, isso deve ser o total portanto 3A pra cada saída.

 

 

O toroidal não tem nenhuma informação na etiqueta dele. O cara que me vendeu na altura me falou que ele era de 24v 6A mas eu nao sei se é como você fala 3A por conjunto de fios. O mais certo é ser como você fala e se for entao a fonte nem precisa de ajuste.

Como posso descobrir isso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No geral da pra identificar a corrente máxima pela bitola do fio do secundário, identificando a bitola do fio é só ver qual a corrente máxima que ele suporta numa tabela awg.

Sugiro que dê uma olhada nos vídeos do "Dantes Alves de Santana" no youtube sobre transformadores, o cara manja muito, muito mesmo, de transformadores, e vários outros assuntos também, e tem excelente conteúdo lá.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...