Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Macbook AIR A1465 - MB 820-2855-A - Sem Backlight

Avalie este tópico:


michel.cleber

Posts em destaque

Boa noite pessoal, entrou esse Mac não iluminando o lcd, a imagem gera no fundo. Verifiquei que o fusível F9700 estava com defeito e substitui. A tensão de 8v passou a alimentar o restante do circuito até o CI Q9706, nesdte percebi que no pino 1 onde era para sair 8v está com 0v, não alimentando o D9701. Esta linha tem uma bobina e alguns capacitores com tensão zerada também. No D9701 não tenho nenhuma tensão nos dois pinos e pelo esquema deveria ter uma tensão de 50v ou 25V que seria a PPBUS_SW_LCDBKLT_PWR_SW que é a tensão do pino 3 do conector do LCD. Alguém pode me dar uma ajuda com este aparelho?  Obrigado meus amigos.

 

Segue o link do esquema: https://eletronicabr.com/files/file/15219-esquema_schematic_apple-_macbook_air_a1465_ano_2011_placa_j11_820-3208_12565-eletronicabrcomrar/

Editado: por michel.cleber
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@michel.cleber Colega veja se Q9706 está chaveando normal. Tem 2 sinais que vem do PCH para ele chavear LCD_BKLT_EN e BKLT_PLT_RST_L sem estes sinais atuando em Q9707 não há chaveamento e não há alimentação do circuito de backlight.

 

Eu costumo testar, alimentando a saída de Q9706 com a mesma tensão que passa pelo F9700 e se não tiver curto, faço um jumper nele para testar se sobe backlight

Editado: por Roberto275803
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 22/03/2019 às 08:29, Roberto275803 disse:

@michel.cleber Colega veja se Q9706 está chaveando normal. Tem 2 sinais que vem do PCH para ele chavear LCD_BKLT_EN e BKLT_PLT_RST_L sem estes sinais atuando em Q9707 não há chaveamento e não há alimentação do circuito de backlight.

 

Eu costumo testar, alimentando a saída de Q9706 com a mesma tensão que passa pelo F9700 e se não tiver curto, faço um jumper nele para testar se sobe backlight

Boa tarde companheiro desculpe a demora. Retirei o componente e o mesmo não está chaveando mas mesmo sem ele na placa fiz um jumper para ver se funcionava e ficou na mesma. Estou desconfiado do U7701. Vou rebalar ele para ver se tenho algum resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 01/04/2019 às 13:33, michel.cleber disse:

Boa tarde companheiro desculpe a demora. Retirei o componente e o mesmo não está chaveando mas mesmo sem ele na placa fiz um jumper para ver se funcionava e ficou na mesma. Estou desconfiado do U7701. Vou rebalar ele para ver se tenho algum resultado.

Amigo qual foi o resultado do u7701? Estou com um problema muito similar num a1465 11" 2012.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, michel.cleber disse:

Apenas para atualizar informações deste aparelho foi trocado o U7701 e testado o Q9706 e mesmo assim nada de brilho. Alguém poderia dar uma luz?

 

Michel,

 

Só para explicar o que estava acontecendo com o Mac que estou consertando. Ele tinha backlight mas ele ficava variando a intensidade, dando flash, então como de costume para backlight troquei o indutor L9701. Depois disso o backlight apagou de vez. Coloquei outro e nada.

Então fui na linha:

 

F9700 - ok - tensão de chegada 8,3V que é a mesma tensão PPBUS_S0_LCDBKLT (apesar de a linha estar dizendo 12,6V, essa tensão, pelo que andei vendo, é a mesma PPBUS_G3H que deve ser 8,3V mesmo, porém não entendi pq no esquema está falando 12,6V)

R9788 - ok 

R9789 - ok

C9782 - trocado (não deu resultado)

Q9706 - trocado (não deu resultado)(engraçado que esse cara não dava tensão alguma e depois de trocar ele dá uma tensão mas ela cai até 0V quando faço sua leitura....quando tiro o multímetro e coloco novamente ele lê algo em torno de 7V mas cai.

Q9707 - trocado (não deu resultado)

L9701 - trocado (depois que mexi que o backlight que ficava variando apagou de vez).

D9701 - ok

XW9720 - tensão de feedback, linha normal com continuidade.

U9701 - Não mexido ainda.

 

Vou pegar todas a tensões e postar aqui as medidas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutes ago, michel.cleber said:

Não tenho outra meu amigo mas como não tem a tensão necessária acredito não ser a tela.

 

sim entendo, essa tela é bem chata para abrir, disse isso pq pode ter um curto na "plaquinha" da tela, ja aconteceu isso comigo, quebrei a cabeça achando que era a placa o fim era a tela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/04/2019 às 13:33, michel.cleber disse:

Boa tarde companheiro desculpe a demora. Retirei o componente e o mesmo não está chaveando mas mesmo sem ele na placa fiz um jumper para ver se funcionava e ficou na mesma. Estou desconfiado do U7701. Vou rebalar ele para ver se tenho algum resultado.

Sabe me dizer qual é a tensão do Pulso: LCDBKLT_EN_DIV_L que faz chavear o Q7706?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...