Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer 532H / NAV50 LA-5651P / Comutação de energia

Avalie este tópico:


stylebreak

Posts em destaque

Senhores, acho que essa é fácil pra vocês, mas pra eu não fazer besteria no meu próprio aparelho  decidi pedir a ajuda de vocês.

O notebook liga normalmente e permanece ligado e carregando a bateria.
E quando eu desconecto a AC 19v a bateria assume e a máquina permanece ligado normalmente,
o problema é quando eu conecto o AC 19v novamente, a fonte assimétrica fica em curto total,
mas o notebook permanece ligado só na carga da bateria, é como se eu não tivesse conectado o carregador,
eu tiro o AC 19v o curto acaba, e a máquina permanece ligada só na bateria ainda.
Acontece a mesma coisa se eu ligar a máquina só com a bateria, e depois vir e conectar o carregador.
Mas se com a máquina desligada, conectar o carregador, tudo liga e carrega a bateria normalmente.
Resumindo: Com a máquina ligada com o carregador já plugado tudo funciona normal, e posso tirar o carregador por que a bateria assume, mas não posso reconectar o carregador com a máquina ligada.

Acho que pode ser o tal mosfet comutador, mas não sei como identifica-lo, espero que vocês me ajudem. Obrigado a atenção.


Segue imagem do BATT+ no esquema:
image.png
Abaixo é o conector da bateria (PJP2) e onde vira BATT+:

image.png

Editado: por stylebreak
Sumiu todo o texto, após a postagem.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade tem que ser analisado o circuito todo amigo 

Esse seu circuito que estás em dúvida funciona da seguinte forma

Quando está só na bateria 

Aí temos que nos atentar ao esquema as vezes ele possui erros 

Temos um comutador canal P sentido do diodo interno é drain para Source 

Daí sem carregador a tensão da bateria passa direto por causa do sentido do diodo interno e se transformando em b+.

Com o carregador temos pq18 saturando e com isso pq13 entra em corte e com isso chega 19v no gate do comutador e como tem 19v no source ele não satura para evitar que as tensões da bateria e do carregador se choquem 

Veja por exemplo se que o comutador não está com mal funcionamento 

 

 

 

 

Screenshot_20190321-231827.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@stylebreak Esses dias me deparei com esse problema.

 

Por logica temos a tensão chegando no charger, carregando a bateria, e o comutador funcionando quando o carregador é retirado tudo muito.

Tava sem tempo e com pressa. Então liguei o aparelho vi que estava carregando. Vi isso no meu Oscilocipio se voce não tiver ai pode ver de outras maneiras. Tirei o carregador e coloquei novamente. Para causar o erro. Depois disso injetei tensão no primeiro indutor depois do conector jack do carregador que no seu caso ai é o PL1. 

 

Vi que o primeiro mosfet do charger estava em curto. Então com o carregado conectado ele passa normal mas quando retira o carregado e o comutador trabalha e volta o carregador como a placa está alimentada o carregador desarma.

 

Não tive tempo para avaliar ao certo porque isso acontece. Quero fazer isso no futuro que aparecer aqui.

 

Mas no seu caso eu iria analisar os mosfets PQ10, PQ13, e o diodo PD9 veja se eles apresentam curto. Dreno -> Source e Source <-- Dreno

 

Poste o resultado. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@stylebreak 450mA é pouco para essa maquina dar vídeo.... nas você não pode se basear somente neste número, como o  colega InfoSquad falou em um vídeo dele há muitos outros detalhes que o mostrador de consumo da assimétrica não consegue "mostrar" que é os picos de corrente ao ativar as fontes. No seu caso indico medir as bobinas e verificar se falta alguma tensão. Ou mesmo o fato de você ter retirado esse mosfet e ter esbarrado e arrancado algum outro componente ao lado. 

Mas o mais correto agora é analisar as fontes secundárias para saber qual fonte ou quais não estão sendo ativadas como o amigo @Gilson Macedo citou ali em cima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...