Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido impressora brother dcp-l5652dn/nao liga de manha

Avalie este tópico:


Mateus Brandt

Posts em destaque

Esta liga em um transformador de impressora no cliente e passou a nao ligar no botão pela manha ou seja quando fica um tempo parada desligada, cliente relatou que tirava e colocava o cabo de força e ela voltava a ligar normalmente no botão, logo em 1 semana queimou a placa fonte dela, troquei o capacitor e o fusível e ela voltou a ligar mas com o mesmo problema, ja testei varias vezes aqui na bancada, se desligar ela pelo botao e aguardar uma meia hora ela nao liga mais, retirando o cabo que sai da placa fonte para a placa logica e conectando novamente ela tambem volta a ligar da mesma maneira que retirando o cabo de força e conectando novamente, alguem tem uma ideia do que seja o problema?

Editado: por Mateus Brandt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando ela esta com o problema de na ligar encontro apenas 5v no pino 13, com ela desconectada da logica encontro 15v no 13, e 8v nos pinos 2,3 e 4, no pino 11 tem uma tensão estranha, se medir na polaridade correta com a ponteira negativa do multímetro no pino 1, o multímetro apresenta -4v inverto as ponteira e aparece 10v  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Alberto Rosa disse:

Ao meu ver, desligada teria que ser 0v na saída.

Faça o teste com a lógica desconectada.

Essa impressora tem tempo pra configurar a economia de energia ? se sim, desative e teste.

concordo com você mas fiz o teste com a logica desconectada, o resultado acabei de postar, e unica configuração de economia seria o tempo de inatividade para ela hibernar quando ligada, mas o problema e quando ela esta desligada, creio que seja o standby da fonte, mas esta muito estranho para mim me parece complexo esse sistema para o meu nível, o que eu fiz foi procurar o acionamento do botão on/off para ver se quando aperta o botão zerava alguma tensão da fonte ou subia alguma tensão mas não encontrei nada, nao sei se o acionamento dessa fonte e via data e clock ou algo do tipo... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

experimente trocar o C20, e veja se quando ela queimou o D20 não entrou em curto. Sobre os capacitores da entrada, eles costumam estourar se a fonte for ligada em 220V. Veja como está a tensão que chega para alimentar a impressora. 

 

É normal ela dar apenas cerca de 8,6V na saída de 24 quando é ligada fora da impressora. O acionamento dela é feito injetando 5V no pino 10 (dsleep).

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

experimente trocar o C20, e veja se quando ela queimou o D20 não entrou em curto. Sobre os capacitores da entrada, eles costumam estourar se a fonte for ligada em 220V. Veja como está a tensão que chega para alimentar a impressora. 

 

É normal ela dar apenas cerca de 8,6V na saída de 24 quando é ligada fora da impressora. O acionamento dela é feito injetando 5V no pino 10 (dsleep).

obrigado pelas dicas, vou verificar esses componentes que voce mencionou, no dia em que peguei a impressora a tensao de entrada estava correta, so se o cliente ligou em 220 e nao me contou ou deu um surto de tensao na rede eletrica pois a impressora esta ligada em um transformador, bem ineressante saber sobre o dsleep, ja fiz o teste injetando tensao nele e consegui ligar a fonte fora da impressora, vou fazer alguns testes e logo posto os resultados 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, talvez a pista esteja na primeira vez que a placa fonte queimou, pq isso aconteceu? Pergunto pois não o vi relatando sobre a tensão AC de trabalho dela. Eu acho muito provável alguém ter ligado ela em uma tensão errada e não ter relatado. (Não sei.... tava funcionando normal de repente parou!!!!!) Note que se ela for 110V, o capacitor principal de retificação AC deve ser de 200V, não de 400V. Pelo que entendi, ela é 110V e o cliente usava um transformador pois sua tensão nas tomadas é de 220V, correto? Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Rods disse:

Bom, talvez a pista esteja na primeira vez que a placa fonte queimou, pq isso aconteceu? Pergunto pois não o vi relatando sobre a tensão AC de trabalho dela. Eu acho muito provável alguém ter ligado ela em uma tensão errada e não ter relatado. (Não sei.... tava funcionando normal de repente parou!!!!!) Note que se ela for 110V, o capacitor principal de retificação AC deve ser de 200V, não de 400V. Pelo que entendi, ela é 110V e o cliente usava um transformador pois sua tensão nas tomadas é de 220V, correto? Boa sorte!

sim as tomadas aqui da regiao sao 220v e a impressora e somente 110v e o transformador e para abaixar a tensao tem outra impressora liga em transformador la no cliente e nao aconteceu nada imagino que essa foi ligada em 220 direto mesmo, mas como é um escritorio de advocacia nao quiz contestar kkkkkkk, mas a impressora ja estava com esse problema de nao ligar de manha pelo que eles me contaram, acho que um dia ela nao ligou e eles "experimentaram" ligar direto na tomada achando que era o transformador com problema 

Editado: por Mateus Brandt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/03/2019 às 13:43, Manin Warleyy Tavares disse:

Ola , deve ser porque a impressora so acorda no almoço rsrs (brincadeiras a parte) 

ja tentou troca a logica ? 

verificou o botao power?

Sim verifiquei o power e esta ok, a logica nao tenho para trocar mas acho mais provável que seja a placa fonte

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Mateus Brandt disse:

na verdade d20 nao esta em curto, retirei da placa e ele esta normal o curto esta na placa 

analisei toda a linha onde estava o d20 e tem uma baixa resistência por causa de um resistor de 3,3 homs, o diodo também esta ok, c20 também esta ok, ainda acho que esta com algum problema no standby, perto do conector de zaida tem um ci lm2904 ligado a linha dos 24v, sera que ele seria o responsável pela tensão de standby? pois quando a impressora nao liga é apos desaparecer a tensao de 8v que mencionei antes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/03/2019 às 15:06, Mateus Brandt disse:

Esta liga em um transformador de impressora no cliente e passou a nao ligar no botão pela manha ou seja quando fica um tempo parada desligada, cliente relatou que tirava e colocava o cabo de força e ela voltava a ligar normalmente no botão, logo em 1 semana queimou a placa fonte dela, troquei o capacitor e o fusível e ela voltou a ligar mas com o mesmo problema, ja testei varias vezes aqui na bancada, se desligar ela pelo botao e aguardar uma meia hora ela nao liga mais, retirando o cabo que sai da placa fonte para a placa logica e conectando novamente ela tambem volta a ligar da mesma maneira que retirando o cabo de força e conectando novamente, alguem tem uma ideia do que seja o problema?

Aigo troque todos os capacitores da fonte dela que resolve

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/03/2019 às 12:00, Mateus Brandt disse:

analisei toda a linha onde estava o d20 e tem uma baixa resistência por causa de um resistor de 3,3 homs, o diodo também esta ok, c20 também esta ok, ainda acho que esta com algum problema no standby, perto do conector de zaida tem um ci lm2904 ligado a linha dos 24v, sera que ele seria o responsável pela tensão de standby? pois quando a impressora nao liga é apos desaparecer a tensao de 8v que mencionei antes

Vc já tem uma linha pra seguir. Levante o resistor de 3,3 e veja a resistência da linha, Faça isso com os componentes suspeitos pra ir isolando.

Confesso que, quando chega nesse nível, o reparo começa a ser complicado, algumas não consegui resolver e passei a troca da mesma.

Volte com o resultado e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/03/2019 às 12:00, Mateus Brandt disse:

analisei toda a linha onde estava o d20 e tem uma baixa resistência por causa de um resistor de 3,3 homs, o diodo também esta ok, c20 também esta ok, ainda acho que esta com algum problema no standby, perto do conector de zaida tem um ci lm2904 ligado a linha dos 24v, sera que ele seria o responsável pela tensão de standby? pois quando a impressora nao liga é apos desaparecer a tensao de 8v que mencionei antes

Quase certo que os capacitores perderam a capacitancia o poder de carga deles reduziu ai a fonte naop starta kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 25/03/2019 às 15:06, Mateus Brandt disse:

Esta liga em um transformador de impressora no cliente e passou a nao ligar no botão pela manha ou seja quando fica um tempo parada desligada, cliente relatou que tirava e colocava o cabo de força e ela voltava a ligar normalmente no botão, logo em 1 semana queimou a placa fonte dela, troquei o capacitor e o fusível e ela voltou a ligar mas com o mesmo problema, ja testei varias vezes aqui na bancada, se desligar ela pelo botao e aguardar uma meia hora ela nao liga mais, retirando o cabo que sai da placa fonte para a placa logica e conectando novamente ela tambem volta a ligar da mesma maneira que retirando o cabo de força e conectando novamente, alguem tem uma ideia do que seja o problema?

 

Tive esse mesmo problema com essa impressora brother L5652N sendo que no meu caso a impressora parou de ligar. Aqui eu utilizo o estabilizador Progressive III 2000 VA da SMS (tanto a impressora como o estabilizador estão em garantia). Inicialmente percebi alguns estalos fortes e aleatórios e de forma intermitentes do estabilizador (estalos diferente de um clique do relé) levei por dois vezes na assistência e não resolveram continuou estalando forte de forma intermitente. Na segunda vez que recebi o estabilizador fiz apenas uma impressão com a brother L5652N e desliguei no botão do painel, no outro dia quando fui utilizar a impressora não ligou mais. Enviei para a assistência e eles informaram que tinha danificado o capacitor sendo que em nenhum momento a impressora foi ligada em 220V.

 

A assistência falou que a garantia não ia cobrir o problema, dai registrei uma reclamação na BROTHER e estou aguardando um posicionamento. Só utilizo essa impressora no estabilizador da SMS e em nenhum momento a mesma foi ligada em voltagem diferente, impressora fica no meu quarto e ninguém mexe nos fios. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/11/2020 às 14:48, Eduardo M disse:

 

Tive esse mesmo problema com essa impressora brother L5652N sendo que no meu caso a impressora parou de ligar. Aqui eu utilizo o estabilizador Progressive III 2000 VA da SMS (tanto a impressora como o estabilizador estão em garantia). Inicialmente percebi alguns estalos fortes e aleatórios e de forma intermitentes do estabilizador (estalos diferente de um clique do relé) levei por dois vezes na assistência e não resolveram continuou estalando forte de forma intermitente. Na segunda vez que recebi o estabilizador fiz apenas uma impressão com a brother L5652N e desliguei no botão do painel, no outro dia quando fui utilizar a impressora não ligou mais. Enviei para a assistência e eles informaram que tinha danificado o capacitor sendo que em nenhum momento a impressora foi ligada em 220V.

 

A assistência falou que a garantia não ia cobrir o problema, dai registrei uma reclamação na BROTHER e estou aguardando um posicionamento. Só utilizo essa impressora no estabilizador da SMS e em nenhum momento a mesma foi ligada em voltagem diferente, impressora fica no meu quarto e ninguém mexe nos fios. 

Não se deve utilizar estabilizador para ligar impressora. Utilize um transformador com potência adequada. Lembre se que o transformador vem com potência em VA. Para saber a potência em watts, multiplique a potência em VA pelo fator de potência do transformador. Se não estiver específicado considere um fator de potência de 0.7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/03/2019 às 08:42, Mateus Brandt disse:

conector saida da fonte 

13-Ac_direct_vdd 

12-power_off

11-heat_on

10-dsleep

9-zero_cross

8-rl_drive2

7-rl_drive1

6-pov

5-pov

4-24v

3-24v_m

2-24v_f

1=pov

Normalmente o pino 13 dessa fonte tem uma tensão de 12V. Estou com uma que está com apenas 7,8 V

os demais pinos está ok. 
8,5 V nos pinos 2 a 4. 
alguém já passou por isso? 
Essa fonte foi ligada em 220V e troquei os capacitores e o zener.

os mosfet estão ok.

Editado: por Genin100
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...