Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Brasileiros sintetizam material para transístor acionado por luz

Avalie este tópico:


SystSoftPcCelTv

Posts em destaque

Brasileiros sintetizam material para transístor acionado por luz.

 

image.png

O material orgânico (azobenzeno) induz uma alteração reversível no material inorgânico (molibdenita). [Imagem: D. Meneses-Gustin (2018)]

 

Componentes optoeletrônicos

 

Que a molibdenita supera o silício e o grafeno na eletrônica é algo que se sabe há muito tempo.

Passar dos laboratórios para as fábricas é outra conversa, não se sabendo ainda quem vencerá essa corrida - ou mesmo se grafeno e molibdenita caminharão juntos rumo à eletrônica ultrafina.

Um outro exemplo dos ganhos obtidos com a mesclagem de materiais monoatômicos acaba de ser dado por uma equipe de pesquisadores da USP de São Carlos.

Diana Gustin, Luís Cabral e seus colegas sintetizaram um composto capaz de funcionar como um transístor fotônico misturando camadas monoatômicas de molibdenita (MoS2) com o material orgânico azobenzeno (C12H10N2).

A incidência de luz faz a molécula de azobenzeno mudar da configuração espacial cis para a configuração espacial trans, o que induz efeitos na nuvem de elétrons da monocamada de bissulfeto de molibdênio.

E esses efeitos são reversíveis, indicando que o material híbrido orgânico-inorgânico poderá ser usado para a construção de um transístor bidimensional ativado por luz.

 

Molibdenita melhor que grafeno

 

A fabricação de um protótipo desse componente optoeletrônico já está nos planos da equipe, lembrando que um transístor optoeletrônico pode funcionar como um neurônio.

"A estrutura quase bidimensional torna o bissulfeto de molibdênio tão atrativo quanto o grafeno em termos de redução do espaço e maleabilidade. Mas ele possui virtudes que, potencialmente, o tornam ainda melhor. É um semicondutor com propriedades parecidas com as do grafeno quanto à condutividade elétrica. E é opticamente mais versátil, porque emite luz na faixa de frequências do infravermelho ao visível," disse o professor Victor Richard.

 

🌐fonte

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...