Jump to content
SystSoftPcCelTv

 notícia Brasileiros sintetizam material para transístor acionado por luz

Rate this topic

Recommended Posts

Brasileiros sintetizam material para transístor acionado por luz.

 

image.png

O material orgânico (azobenzeno) induz uma alteração reversível no material inorgânico (molibdenita). [Imagem: D. Meneses-Gustin (2018)]

 

Componentes optoeletrônicos

 

Que a molibdenita supera o silício e o grafeno na eletrônica é algo que se sabe há muito tempo.

Passar dos laboratórios para as fábricas é outra conversa, não se sabendo ainda quem vencerá essa corrida - ou mesmo se grafeno e molibdenita caminharão juntos rumo à eletrônica ultrafina.

Um outro exemplo dos ganhos obtidos com a mesclagem de materiais monoatômicos acaba de ser dado por uma equipe de pesquisadores da USP de São Carlos.

Diana Gustin, Luís Cabral e seus colegas sintetizaram um composto capaz de funcionar como um transístor fotônico misturando camadas monoatômicas de molibdenita (MoS2) com o material orgânico azobenzeno (C12H10N2).

A incidência de luz faz a molécula de azobenzeno mudar da configuração espacial cis para a configuração espacial trans, o que induz efeitos na nuvem de elétrons da monocamada de bissulfeto de molibdênio.

E esses efeitos são reversíveis, indicando que o material híbrido orgânico-inorgânico poderá ser usado para a construção de um transístor bidimensional ativado por luz.

 

Molibdenita melhor que grafeno

 

A fabricação de um protótipo desse componente optoeletrônico já está nos planos da equipe, lembrando que um transístor optoeletrônico pode funcionar como um neurônio.

"A estrutura quase bidimensional torna o bissulfeto de molibdênio tão atrativo quanto o grafeno em termos de redução do espaço e maleabilidade. Mas ele possui virtudes que, potencialmente, o tornam ainda melhor. É um semicondutor com propriedades parecidas com as do grafeno quanto à condutividade elétrica. E é opticamente mais versátil, porque emite luz na faixa de frequências do infravermelho ao visível," disse o professor Victor Richard.

 

🌐

Hidden Content

    Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

 

 

 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...