Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell / P2212HB / Liga dá imagem mas o canto inferior esquerdo fica mais escuro.

Avalie este tópico:


DsB

Posts em destaque

Olá amigos tenho um monitor dell p2212hb que quando está ligado passado pouco tempo uma parte inferior do ecrã fica mais escura.

Já tentei verificar os leds que existem na barra de leds e não vejo nenhum que esteja apagado, o que pode estar a originar a imagem ficar mais escura numa parte do monitor?

Reparo que cada led tem um consumo entre 3 a 3.2v julgo ser normal.

 

Editado: por DsB
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DsB Seu pedido de ajuda foi movido para o Fórum correto correto: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.

 

Segue alguns links que podem ajudar a entender melhor como o Fórum funciona:




Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá a todos, após algum tempo voltei a pegar no monitor e ao desmontar o mesmo descobri na barra de leds que alguns deles estavam avariados, mandei vir alguns do aliexpress mas agora fiquei com outro dilema que é o seguinte ao tirar os leds que estavam avariados reparei que os pads onde os leds estão têm a configuração da imagem que envio em anexo e aqueles que pedi no aliexpress têm a configuração de pads diferente, para terem uma ideia coloquei em anexo os mesmos.

 

A minha questão prende-se no seguinte, poderei eu colocar estes leds que pedi na barra de leds?

 

Agradeço o vosso contributo.

2019-07-16-073750.jpg

2019-07-17-063210.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei que tinha encontrado aqui neste site

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

e mandei vir mas o problema é que enviaram este led que coloco no anexo que eu acho que nada tem haver com o led da barra de leds.

2019-07-17-063210.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

No entanto passado algum tempo (meses)surgiu um outro problema, estava muito bem a trabalhar quando de repente fiquei sem imagem ecrã completamente preto sem qualquer led aceso logo pensei deve ser outra vez o led mas reparei que não pois testei os mesmos com aparelho para o efeito e os leds acendem, logo fiquei a matutar que pode ser algum problema na placa principal ou na placa da fonte da alimentação mas aqui preciso que alguém me indique que voltagens devo ter presentes na placa principal achei através do multímetro as voltagens 3.3V e 5V mas não encontro mais nenhuma tensão será que deveria ter mais alguma 12V?

 

 

IMG_20201007_185306.jpg

IMG_20201007_185310.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo sua pergunta sobre os 12V, geralmente geralmente ele provem da placa fonte (principal).  Sugiro que comece ver a falta dela.

 

Ainda não achei esquema para poder ajudar mais :(

 

Coloque os codigos das placas para ver se achamos alguma documentação do aparelho.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Infelizmente não tenho nenhuma apostila que explique o funcionamento do circuito Converter DC/DC, mas se procurar no Gooogle por circuito Conversor Boost vai achar alguma coisa.

 

A parte do circuito que eu acredito ser responsavel pelos 12V  e o circuito Boost que alimenta os LED esta na area da figura abaixo, lembrando que parte dos componentes ficam na parte cobreada (componentes SMD):

 

466137431_12VConversorDC-DC.thumb.jpg.d1206cb0a74ef01ee4b22ea755afbec2.jpg

 

Mais abaixo um exemplo de diagrama em Bloco de um conversor DC-DC do tipo Boost usado em monitores

 

E970SWNL LED Boost circuit.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua placa fonte ao meu ver eh uma 4H.1GH02.A11 e a unica coisa mais perto que achei foi esse diagrama em bloco abaixo:

 

114824320_PowerInverterBoardBlockDiagram-LenovoL2062W.thumb.png.108dd199f9463e4715da95af4287d44f.png

 

Como não achei esquema desse aparelho,  não tenho como ir muito alem do que ja prestei de informações.  Quem sabe outro colega.

 

 

Editado: por William_R
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Em se tratando de LED, muito importa a corrente de operação.

 

Quando se usa LEDs diferentes, com tensões de excitação diferentes, o comportamento da corrente do circuito muda. A fonte pode ficar facilmente sobrecarregada, ou parte dos LEDs podem ser exigidos demais, em potência.

Editado: por alexandre-mbm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Boas pessoal, acho que já tentei de tudo, mas também não sei o que fazer mais, estou com dificuldade em perceber se quem manda os leds acenderem é a placa controladora a partir do IC TSUMU58PHJLF3 (não tenho datasheet se alguem conseguir ou tiver deste ic agradeço) ou se é o IC 0Z9998. Há uma coisa que sei que é o MOSFET AP9997GH não está ativado dai a tensão não passar dos 30V e o gate permanecer nos 0V neste estado o mosfet não conduz e os leds ficam desligados julgo eu corrijam se estiver enganado. O gate deste mosfet está ligado ao PIN 7 do IC 0Z9998BGN,

image.png.4700707a8bddf4aa5aa621a936a640d0.png

 

O source deste mosfet está ligado ao PIN 6 do IC e tem 0 volts. Todos os testes foram feitos com a placa ligada, existe um promenor que não partilhei, que é quando ligo a placa os primeiros 10 segundos os leds todos piscam duas vezes permanecendo apagados depois.

 

Com o osciloscopio tive a ver se tinha sinal de pwm no pin 13 deste mosfet e tenho numa frequencia a rondar 367hz.

 

A barra de leds está ok todos os leds foram testados de forma individual e em bloco, cada bloco de 12 leds tem uma voltagem a rondar os 47Volts são 4 blocos todos com a mesma voltagem.

 

Convém referir que o monitor dá imagem, os leds é que permanecem desligados.

 

 

Se houver alguem com mais alguma ideia agradeço ajuda.

 

Obrigado.

Editado: por DsB
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Refaça o teste sem as barras de led, retire os leds, coloque o multímetro e veja como vai comportar a tensão... Alguns modelos de tvs costumam abaixar a tensão quando encontram algum led com problema na barra, elas conseguem perceber isso através da resistência das barras de leds e como seus leds não são originais dela, possa ser que seja apenas uma proteção, já que ela chega a ligar no início

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas Rodrigo eu já fiz isso com ou sem leds a tensão é a mesma já inclusive fiz com um monitor original do modelo.

 

Começo a chegar à conclusão de que o problema poderá estar na placa controladora porque o pin 13 referente ao external pwm do ic 0z9998BGN é controlado pelo pin 36 do TSUMU58PHJ-LF-3,

 

image.thumb.png.c9f425ebc8c2bd5fa9d4041363e8c4b5.pngimage.png.445e22deb1bb5f8508d5d8c7135cc21d.png

 

Tenho uma tensão de 2.6Volts a sair deste Pin 36

 

Se acharem que posso estar errado por favor corrigam afirmação.

Editado: por DsB
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...