Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Laptop Workstation de baixo custo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

    Bom dia Galera, sou novato aqui no fórum e amador na área, mas gostaria de compartilhar com vocês um projeto que estou montando. Ainda não está concluído mas pode ser que auxilie aqueles que precisam de um notebook com o desempenho melhor sem gastar muito. Esse projeto está baseado num notebook positivo unique S1990. Esse notebook é bem básico, traz um processador celeron 1,50Ghz, 2gbRam ddr3 e um hd de 320gb. O que chamou minha atenção nele foi o limite máximo de memória Ram, que possibilitava um upgrade de até 16gbRam. Ele utiliza um soquete rPGA989. Esse soquete é compatível com os processadores da família Core i até da terceira geração.

    Entretanto há um problema. O chipset nativo da MOBO desse notebook é um HM70, e ele não suporta os processadores da família Core i. Quando o projeto ainda estava em fase de pesquisa, encontrei alguns relatos de pessoas que instalaram esses processadores e as respectivas maquinas desligavam após aproximadamente 30 minutos. Contanto nem tudo está perdido.

    Para resolver o problema é necessário que se utilize outro chipset na placa mãe. A forma que resolvi esse problema foi comprando uma placa mãe A14hv0x Rev 4.0
71R-A14HV6-T840 com o chipset  SLJ8F (HM75). No site CPU upgrade vocês conseguem a lista de processadores compatíveis com esse chipset. Ele suporta até o I7 3840QM. Como não encontrei o mesmo no brasil, instalei no meu notebook o I7 3632QM. Para encontrar essa placa é só vocês digitarem no google: "placa mãe s1990 i7" e encontraram algumas opções, leiam  os anúncios com atenção para não comprar gato por lebre. 

    Outra forma que acredito que seja possível e gostaria que os colegas mais entendidos comentassem se é possível ou não, seria levar a placa numa oficina de reballing e trocar o chipset. Os chipsets HM75, HM77 e se eu não estiver enganado, o QM77, são da mesma família do HM70 e se eu não estiver enganado, peço que me corrijam caso eu esteja, possuem a mesma pinagem e você os encontra na internet. 

    Uma curiosidade é que depois que troquei o processador, o limite máximo de memória Ram que minha maquina suporta subiu para 32GB. Um Colega que trabalha com TI me disse que no caso da intel, os processadores que ditam o limite max suportado de Ram. A maquina está funcionando bem, estável, não teve problemas com arrefecimento, nem com os reguladores de tensão da placa. a tdp desse processador que estou usando é a mesma do processador nativo da maquina.

 

Então pra resumir, Comprei um notebook positivo s1990 usado, os preços variam entre 200,00 e 400,00 reais.

Troquei a placa mãe por uma com o chipset HM75. Ela costuma custar entre 220,00 e 240,00 reais.

Troquei o CPU nativo por um I7 3632. O Preço dos processadores varia bastante, o meu por sorte saiu por volta de 250,00 com frete grátis, mas precisa pesquisar.

Troquei a memória de 2gb por dois pentes de 4gb que infelizmente não estão em dual, são de frequências diferentes, mas pretendo até o final do ano trocar por dois pentes de 16gb, o que vai sair por volta de 2000,00 reais e de longe vai ser o investimento mais caro.

Pretendo retirar o drive de cd e instalar um ssd de 480gb no lugar e trocar o hd de 320gb por um de 2tb 7200rpm também até o final do ano se as finanças me permitirem.

 

O Motivo de estar montando esse notebook é que eu trabalho com produção musical e uma maquina que atenda as minhas necessidades sairia muito caro, então achei mais interessante montar uma.

 

Para o pessoal que curte instalar EGPU em notebook, eu acho que neste modelo não seria viável pois o slot mini pci fica muito próximo  aos slots de memória, acredito que não teria espaço para o cabo. Mas os processadores de terceira geração da família core i vem com a placa de vídeo integrada Intel graphics 4000, que já quebra o galho, em comparação ao processador nativo. Claro que pra quem deseja rodar jogos muito pesados ou trabalhar com edição de vídeo, talvez não seja indicado.

 

Bom, a princípio é isso, caso vocês se interessem, ao longo da semana posso tentar printar alguns testes do cpu-z, algumas leituras do aida-64, versão da bios da minha placa, etc. Se vocês tiverem dicas pra contribuir com o meu projeto, agradeço muito e espero estar ajudando de alguma forma, mesmo que eu não possua muito conhecimento na área.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Arthur_Mattos disse:

pretendo até o final do ano trocar por dois pentes de 16gb, o que vai sair por volta de 2000,00 reai

Até onde eu sei não existem módulos ddr3 de 16 gb, e além do mais pra que você precisaria de 32gb para produção de músicas? E como fica o consumo de energia do i7 comparado ao celeron? Sem contar que o sistema de refrigeração desses notebooks é fraco.

Por 2 mil você compra um notebook gamer usado.

Editado: por Daniel Lee
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

Até onde eu sei não existem módulos ddr3 de 16 gb, e além do mais pra que você precisaria de 32gb para produção de músicas? E como fica o consumo de energia do i7 comparado ao celeron? Sem contar que o sistema de refrigeração desses notebooks é fraco.

Por 2 mil você compra um notebook gamer usado.

No site da crucial você encontra dois kits para notebook, um de 32gb 2x16gb 1866 e outro de 1600. Já encontrei de outras marcas mais não me recordo o nome, vou pesquisar.

 

Sim, realmente não preciso de 32Gb para trabalhar com músicas convencionais, acredito que com 16 já dê para trabalhar com muita folga até, mas tenho a intenção de usar a maquina para trabalhar com algumas coisas de trilha sonora, onde as vezes se chega a mais de 100 canais abertos na DAW. com músicas bem mais longas e muitos plugins pesados, instrumentos virtuais, etc. E também na edição de alguns webclipes, então talvez 16 já não de conta.

 

Quanto ao consumo, aquecimento da cpu, eu vou tentar postar alguns prints ainda hoje.

 

Se você montar uma maquina dessas pra rodar com 8gb de ram, ou 16, ainda sai em conta. O kit de 32 que realmente encarece mas eu tenho interesse em instalar também pela experiencia em si, de pegar um notebook ruim e fazer um upgrade. E pra alguém que por acaso já tenha um notebook desses parado, de repente com uma placa mãe queimada, é um jeito barato de conseguir um bom notebook.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Arthur_Mattos alterou o título para Laptop Workstation de baixo custo

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...