Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Você realmente precisa de um diploma para fazer uma Carreira Em TI?

Avalie este tópico:


GNMilasi

Posts em destaque

Você realmente precisa de um diploma para fazer uma Carreira Em TI?

 

É claro que uma faculdade de renome irá ajudar em sua carreira profissional, principalmente no Brasil, onde ter um diploma de graduação ainda é tido como obrigatório para o alcance de certos níveis salariais.

 

A questão é que este diploma não será o suficiente para o sucesso em sua carreira de TI (e em qualquer outra carreira, IMHO). O que percebo atualmente é a valorização, pelas empresas, das certificações (emitidas por entidades confiáveis) que fornecem aos alunos o conhecimento focado e concentrado em determinada tecnologia ou área de conhecimento.

 

Certificações são importantes, mas uma carreira de sucesso é o resultado de muitos fatores e decisões. Meus conselhos para quem deseja obter sucesso em TI são:

 

 

Tenha paixão pela área

 

A tecnologia de hoje estará obsoleta em alguns anos. Seu arcabouço de conhecimentos irá mudar constantemente. Tenha ciência também de que tudo o que você criar não terá uma vida longa. Já fui desenvolvedor de sistemas e olhando para o passado, posso afirmar com quase absoluta certeza de que todos os sistemas que criei não existem mais devido à mudança de tecnologia ou mudanças no negócio das empresas.

 

amor-carreira-tecnologia-computador-informatica.jpg

 

Isto me desmotiva? Claro que não! Estes sistemas foram importantes na sua época e contribuíram muito para o sucesso das empresas que os utilizaram. Quando passei a trabalhar com infraestrutura, implementei datacenters inteiros que hoje não existem mais devido à obsolescência dos equipamentos e tecnologias. Fiquei desmotivado? Não! Eles foram primordiais para a competitividade das empresas que os utilizaram. O profissional de TI deve estar preparado para este ciclo de construção, destruição e renovação de seus conhecimentos e criações. Esta é a regra do jogo. A paixão pela área irá transformar este ciclo em algo motivacional para você.

 

 

No início de sua carreira não busque um bom salário e, sim, boas empresas

 

Nesta fase o importante é ter contato com as melhores práticas e com a excelência. Isto formará a sua competência como profissional e lhe dará condições para uma carreira de sucesso. Antes de iniciar minha carreira em TI eu era bancário. Larguei o banco e fui trabalhar como estagiário em TI ganhando 5 vezes menos. O expediente era de 6 horas por dia, mas eu trabalhava 10 horas por dia com um sorriso no rosto, pois esta empresa era um centro de excelência.

 

caminhos-mercado-carreira.png

 

Já como programador de computadores e trabalhando em uma empresa de renome com mais de 5.000 colaboradores, recebi uma proposta para ganhar um salário 2,5 vezes maior em uma empresa pequena com 10 colaboradores para fazer a manutenção do único sistema da empresa. Aceitei? Não! A oportunidade de ter contato com novas tecnologias e de crescimento profissional na empresa atual era muito maior.

 

 

Conviva com outros profissionais que também cultuem a excelência

 

Afaste-se daqueles que só reclamam e que enxergam tudo de forma negativa. Lembro especialmente de 2 pessoas que ajudaram a forjar o meu lado profissional. Um deles, gerente de projetos de TI, sempre me falava: “você pode fazer melhor do que isto“. O outro, gerente de sistemas, me disse uma frase uma única vez e que mantenho sempre em minha mente: “Já que você vai investir tempo nesta atividade, faça-a da melhor maneira possível“.

 

equipe-desafio-quebra-cabeca-puzzle.png

 

Dizem que se conselho fosse bom, vendia-se. Mas aqui eu quis expor a minha opinião, o que me fez evoluir em minha carreira como Profissional de TI e espero poder ajudar aqueles que estão iniciando nesta área sempre tão promissora.

 

 

Fonte

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...