Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Philco 14L 71R-E14RV6-T830 - Sem tensões conector LCD

Avalie este tópico:


jiuney

Posts em destaque

Bom dia galera!

 

Estou com um Philco 14L placa 71R-E14RV6-T830 com o defeito liga e não dá vídeo (nem no VGA).

 

Tenho uma placa boa e realizei/comparei os resultados fazendo os seguintes testes:

- Memória OK

- Tela e flat OK

- Bios (ambas) OK - Troquei os chips pelos da placa boa e não mudou nada

- A técnica do Minimal Esquentation também sem resultados.

- Tensões do 8602GN OK

 

Verifiquei que a tensão do conector do flat do LCD está sem nenhuma tensão. De acordo com o esquema da placa o R1200 deveria receber uma tensão de 3.3v

Ao testar na placa boa, o R1200 recebe 3.3v no ponto 1 e no ponto 2 sai 2.7v que vai para o Gate do Q13. Pelo que entendi essa tensão é que sinaliza para passar os 19v pro lcd, certo?

 

Seria o Super IO o responsável por sinalizar essa tensão para o Q13?

No esquema tem a legenda "26 LVDS_VIN" e no Super IO tem uma legenda "LVDS_VIN 27" no pino 99, seria o pino 99 o sinalizador para o Q13?

Já estou ideias para continuar os testes, se alguém tiver alguma luz sobre como proceder ou já enfrentou um problema similar e puder dar umas ideias, agradeço!!! :D

 

 

esquema problema LVDS_VIN.png

super io.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FDONATO 

Segue:

L26 = 1,05v

L27 = 0,87v
L28 = 1,5v

 

Q107

1,2,3 = 4,95v

4 = 16,8v

5,6,7,8 =  4,95v

 

Q110

S = 0v

G = 0,03v

D = 16,8

 

Q108

1,2,3 = 4,95v

4 = 16,8v

5,6,7,8 =  4,95v

 

Q109

S = 0v

G = 0,02v

D = 16,9

 

Q113

1,2,3 = 3,2v

4 = 15,5v

5,6,7,8 = 3,2v

 

Q114

1,2,3 = 3,2v

4 = 16,4v

5,6,7,8 = 3,2v

 

Q115

1,2,3 = 1,06v

4 = 16,8v

5,6,7,8 = 1,06v

 

Q118

D = 1,5v

S = 1,5v

G = 0v

 

Q119

D = 0v

S = 0v

G= 3,3v

 

Q120

D = 1,4v

S = 0v

G = 0v

 

Q124

1,2,3 = 1,07

4 = 16,88

5,6,7,8 = 1,07

 

Q123

D = 16,8v

S = 0v

G = 0,02v

 

Q122

E = 0v

B = 0,57v

C = 0,03v

 

O R1404 recebe 3,3v e sai com 0,57v

 

Creio que foram todos os testes e pelo que percebi o C do Q122 deveria receber os 19v do VIN, certo?

@FDONATO eu percebi, mas achei que era problema de versões diferentes do esquema! rsrs nem esquenta com isso!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que acabei de medir.

Os resistores :

R1403 tem no ponto 1 18.6v e no ponto 2 0,03v e depois de um tempo fica 9v

R1402 tem no ponto 1 18.6v e no ponto 2 16.8v

 

Ocorre o mesmo efeito com os resistores R1378 e R1377 respectivamente.

Sou um pouco leigo na leitura dos esquemas elétricos, mas o R1403 não deveria se portar igual o R1402?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jiuney 

na verdade o C do q122, terá uma tensão bem mais baixa mesmo, porque r1403 e r1405 fazem uma redução da tensão de vin...

e essa redução com 2 resistores de 100k dará exatamente 9,5v

 

á propósito cheque os cabos de seu multímetro, pois está apresentando um alteração de 0,05v nas tensões que você passou. 

 

passe as tensões no q91...

essa placa tem tudo pra funcionar a não ser que tenha problema de bga.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Q91:
C = 4,91v

E = 1,81v

B = 1,81v

 

Só acho estranho que demora para aparecer as 9,5v no Q122 e nos resistores, e quando falo em demora, é muito tempo, to com a placa ligada ha uns 10 minutos e ainda não apareceu. Na verdade, consegui essa medição de 9,5v só duas vezes e estou a algumas horas nessa placa. Isso me deixou intrigado, em teoria deveria aparecer instantaneamente, certo?

 

*Troquei as ponteiras do multímetro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, jiuney disse:

 em teoria deveria aparecer instantaneamente, certo?

O importante nesse caso é o q124 está ativando de 1.1vs, a tensão no C do q122, irá mudar em alguma momento mesmo, observe que ele que recebe o sinal +1.1VS_ON do sio para fazer o q124 ativar a 1.1vs.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudação @jiuney 

4 horas atrás, jiuney disse:

percebi o C do Q122 deveria receber os 19v do VIN, certo?

 

O coletor de Q122 vai ter uma tensao de 9,5v proveniente do divisor de tensao. Porém vc só vai ter essa tensao com a placa desligada.

Já com a placa ligada, no coletor vc deve encontrar 0v, pelo que descreveu acima está ok..... 

 

2 horas atrás, jiuney disse:

R1403 tem no ponto 1 18.6v e no ponto 2 0,03v e depois de um tempo fica 9v

 

Se apos um tempo fica com 9v, podemos desconfiar que a placa esta desligando, ja que essa tesao deve aparecer só com a placa desligada;

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@R2-D2 

Foram tantos testes, no entanto, faz sentido que a tensão apareça só com a placa desligada e é o que acontece.

 

Não tem vídeo nem no lcd nem no VGA.

 

Ela se mantém ligada, processador e o chipset aquecem normalmente, não em excesso.

Ela controla o cooler, aciona e para conforme a temperatura oscila.

 

Tenho comparado as tensões dela com uma placa boa que tenho aqui, a principal diferença de tensão que encontrei foi no OZ8602GN nos pinos 13, 14 que iniciam em 0,9v e vão subindo e em uns 20 minutos já estão em 1,41v enquanto a placa boa se mantém em 0,67v (ambas sem bateria)

Eu já substitui o OZ8602GN por um novo e o efeito foi similar.

 

No mais tem as tensões em tudo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SDTech Opa, testei a placa com uma bios de outra placa boa (exatamente igual), os dois chips U11 e U 13 e deu na mesma.

Vou testar a bios dessa placa na outra placa para tirar a prova real. Mas em teoria se fosse problema com a bios, deveria ter funcionado com a bios da outra placa que está funcionando, pelo menos eu espero que seja assim rsrs

Assim que refazer o teste das bios retorno.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, jiuney disse:

@SDTech Opa, testei a placa com uma bios de outra placa boa (exatamente igual), os dois chips U11 e U 13 e deu na mesma.

Vou testar a bios dessa placa na outra placa para tirar a prova real. Mas em teoria se fosse problema com a bios, deveria ter funcionado com a bios da outra placa que está funcionando, pelo menos eu espero que seja assim rsrs

Assim que refazer o teste das bios retorno.

 

 

Então, com os chips de bios da placa defeituosa a outra placa funcionou normal. Definitivamente não é problema com as bios. Uma possibilidade a menos rsrs

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SDTech Opa, não consegui achar na serigrafia da placa a referência a esses componentes, em todo caso, ali entra 3,27v

na bobina e no transistor G, S com 3,27v D com 0v.

No entanto, acabei de encontrar isso no B63 (imagem)

 

Substitui por outro bom, no entanto nada mudou.

 

190409222325921.jpg

Editado: por jiuney
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...