Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung NP270E5G-KD1BR / Placa BA41-02308A GCE / Sem Vídeo

Avalie este tópico:


Marcus  Vinícius

Posts em destaque

Boa tarde!!

1. Estou com esse notebook sem apresentar vídeo. Quando ligado, o led fica aceso e o cooler gira .
 2. Ao verificar a resistência, em relação ao terra, das três   bobinas grandes, próximas ao processador, dão próxima de 0 ohms.Consequentemente ,quando a placa é energizada, não apresentam tensões. Já as outras duas menores dão perto de 1 volt.  As tensões das bobinas do lado esquerdo superior da foto estão com seus 5 e 3,3 volts.

2.jpeg


 3. Já removi alguns mosfets(todos de baixa)(foto verde), por acharem que o curto era neles,mas ao retirar o curto continuou na linha.

Retirei os capacitores grandes/pretos(foto roxo), próximo aos mosfets, e também não eram. Os capacitores que ficam em baixo do processador e pch(foto vermelho), em sua maioria estão na linha do curto. Tentei verificar a temperatura com  o dedo ,mas não notei nenhum esquentando.

Curiosidade: Ao fazer algumas medições, notei que ao tocar em um resistor(foto lado direito),com qualquer coisa, a placa desliga.

 

3).jpeg


 4. Sei que tem um curto,mas não consegui saber, até porque sem o esquema ,fica difícil de saber quem pode ta no meio deles. E eu não tenho muita experiência com notebooks.
 

Se alguém puder da uma dica, obrigado.

 

Editado: por CJ
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opiniao nao existe curto nessa placa , a falta de uma tensao numa das bobinas de vcore pode ser indicio de falha de comunicacao entre a BIOS e PCH, eu optaria nesse caso por regravar a Flash.

 

OBS: tenho pego muito dessas placas com falha nas soldas do SIO , faco lavagem e desumidificacao , os resultados sao bem positivos.( Obvio que esse procedimento e depois de descartar curtos, Arquivo de BIOS corrompido, anomalias aparentes .

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Uma bobina apresentar 0 ohms não tem nada de errado nisso. Não apresentar tensão pode ser um problema, mas para chegar a uma conclusão sem ter um esquema será necessário partir para outros meios, como a análise dos sinais usando o sio como referência.

Pois é. Acho estranho elas darem essa baixa resistência  ,delas para o terra,sendo que as outras não dão.  E juntamente  ,no esquema, daria para ver onde estão ligadas.Vou ver essa questão  dos sinais.

 

4 horas atrás, Marcelo Galtarossa disse:

Na minha opiniao nao existe curto nessa placa , a falta de uma tensao numa das bobinas de vcore pode ser indicio de falha de comunicacao entre a BIOS e PCH, eu optaria nesse caso por regravar a Flash.

 

OBS: tenho pego muito dessas placas com falha nas soldas do SIO , faco lavagem e desumidificacao , os resultados sao bem positivos.( Obvio que esse procedimento e depois de descartar curtos, Arquivo de BIOS corrompido, anomalias aparentes .

A falta de tensão  eu até  entendo,  mas achei estranho,além do fato das bobinas com o terra, esses capacitores e mosfets que ficam em baixo do processador  e pch, em sua maioria, apresentarem curto "neles"

To começando agora nessa área de notebooks,vou tentar esse procedimento de regravar a flash.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As linhas de vcore e gfxcore (alimentações do processador) apresentam resistência baixa mesmo geralmente por volta de 0,060 para baixo. essa linha novas ai de processadores integradas da intel então alguns chegam a apresentar resistência de 0,002 - 0,004, isso e normal. seu problema ai esta na linha de enable ou ate mesmo de alimentação do vcore.

 

Verifique ai se esta chegando vin normal nos transistor de alta. verifique se a memoria esta ok se nao tem nenhum curto em volta do ci responsável pelo vcore. se a alimentação dele (vdd ou vcc) esta normal. Se esta recebendo sinal de enable. sem nenhum dessas tençoes não vai ter tensão ali mesmo nao.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Bruno Parra disse:

As linhas de vcore e gfxcore (alimentações do processador) apresentam resistência baixa mesmo geralmente por volta de 0,060 para baixo. essa linha novas ai de processadores integradas da intel então alguns chegam a apresentar resistência de 0,002 - 0,004, isso e normal. seu problema ai esta na linha de enable ou ate mesmo de alimentação do vcore.

 

Verifique ai se esta chegando vin normal nos transistor de alta. verifique se a memoria esta ok se nao tem nenhum curto em volta do ci responsável pelo vcore. se a alimentação dele (vdd ou vcc) esta normal. Se esta recebendo sinal de enable. sem nenhum dessas tençoes não vai ter tensão ali mesmo nao.

Legal!!  É  porque  ,olhando alguns outros  esquemas de notebook, esses circuitos dos conversores(mosfets,bobinas) , os únicos lugares que podia fazer essa ligação da bobina com o terra(quase um curto) eram os capacitores  logo após a bobina, os mosfet de baixa,  o  ci pwm, ou então o processador, como você  disse.  Desses testes que você  disse so tinha visto que estava chegando os 19 volts nos mosfets de alta. Oa outros testes que vc falou,bem como dos outros companheiros aqui do post,irei fazer semana que vem , pois nao estou em casa agora. Semana que vem posto os resultados do que consegui fazer com o que tenho no momento(equipamentos).

Editado: por Marcus Vinícius
Acabei apagando a resposta.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai pessoal!

Voltei a da uma olhada na placa e comecei por uma das dicas dada aqui. Verifiquei o pino de enable do Ci pwm 95836 e estava chegando 3,3 v. Logo após ,ao ver o resto dos pinos com continuidade, percebi que dependendo da posição das pontas de prova,alguns pinos  vizinhos conduziam,como se fosse um curto.Eram os ugates e phases.

12.jpg

 

Aí no primeiro que vi,sem saber ser era normal ou não,retirei os mosfet de alta do Ugate1. Testei ele pra ver se o fazia conduzir com o multimetro, nada aconteceu. Pra ter certeza,retirei o outro mosfet de alta vizinho a ele, esse conduziu normal com o teste . Então já foi encontrado um mosfet com defeito ,só que,por não ter sucatas com um desses, não posso colocar outro agora pra ver se o problema era so ele. É o 6514 Mosfet canal N .

13.jpg

Vou tentar arrumar outro mosfet o quanto antes,aí posto o resultado. Enquanto a questao dos Ugates e Phases,não sei se é normal. Pode ser que seja por causa desses drives internos.

14.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo quase certeza que não pode ter curto entra phase e ugate ai.

retire todos mosfets controlado pelo ci se nao cessar o curto acredito que o propio ci esta em curto. Caso suma o curto algum mosfet estará em curto entre gate e source ou entre gate e dreno. retire todos ai e teste todos os mosfets controlados por esse ci ai fora da placa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Equanto a questão desses "curtos" nos terminais do ci,só acontece na escala de diodo,com a posição  certa das ponteiras. Quando coloco pra medir apenas resistência,  da perto de 1k.

Acho que consigo testar ate segunda  feira,aí  coloco aqui o que aconteceu,  caso não  dê  certo vou devolver o notebook pro meu colega, pois já  to a muito tempo com ele.rs

Editado: por Marcus Vinícius
Esqueci de citar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/04/2019 às 13:22, Marciocopa21 disse:

boa tarde Marcos, vc ja conseguiu resolver?

Estou com o mesmo problema que o seu.

 

Opa Márcio.  Ainda não adquiri  um mosfet igual pra testar.  Acho que vou colocar um similar ,que  achei em outra placa,  e ver o que acontece. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/04/2019 às 09:38, Bruno Parra disse:

Amigo quase certeza que não pode ter curto entra phase e ugate ai.

retire todos mosfets controlado pelo ci se nao cessar o curto acredito que o propio ci esta em curto. Caso suma o curto algum mosfet estará em curto entre gate e source ou entre gate e dreno. retire todos ai e teste todos os mosfets controlados por esse ci ai fora da placa.

Esses dois  que eu tirei foram os últimos  dos seis mosfets que eu ja tinha tirado e testado.  So aquele mesmo tava com defeito  no gate. Eu tinha até tirado o ci antes de começar  a postar aqui no forum,pois achava que o curto que havia achado nos capacitores  cerâmicos, vinha dele. Qualquer  maneira,após testar o novo mosfet, retiro ele de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/04/2019 às 07:39, Marcus Vinícius disse:

 

Equanto a questão desses "curtos" nos terminais do ci,só acontece na escala de diodo,com a posição  certa das ponteiras. Quando coloco pra medir apenas resistência,  da perto de 1k.

Acho que consigo testar ate segunda  feira,aí  coloco aqui o que aconteceu,  caso não  dê  certo vou devolver o notebook pro meu colega, pois já  to a muito tempo com ele.rs

UE amigo ai não entendi. se na escala de resistência esta dando 1k na escala de diodo não pode da curto ou vc esta medindo errado ai ou seu meter esta com defeito.

Editado: por Bruno Parra
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/04/2019 às 17:05, Bruno Parra disse:

UE amigo ai não entendi. se na escala de resistência esta dando 1k na escala de diodo não pode da curto ou vc esta medindo errado ai ou seu meter esta com defeito.

Pois é  ,medi de novo com outro  multímetro e é  exatamente  isso que esta acontecendo  entre todos os phases e ugates.Na escala  de diodo (que me lembro, ponteira positiva   nos ugates e negativa  nos phases) bipava, já  na escala de resistência ,próximo  de 1k. Mas nao achei  outro  mosfet e preferi fechar  o nootebook e entregar pro meu conhecido.  Deu pra aprender algumas coisas.  Obrigado  a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...