Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido positivo premium / mb40ia1 / não liga

Avalie este tópico:


cristi

Posts em destaque

boa noite amigo estou com essa placa que não liga ao pressionar o start, tem as tensões normais mas não arranca !

testes efetuados:

- troca e regravação bios

- troca SIO

- troca placa power

- tenho 3v pino 127 U1 SIO

- tenho 3v rtc

- pino 18 SIO AC_IN 3v 

- pino 33 SIO AC_PRESENT 0v

- PM_PWRBTN# 0v (não muda ao pressionar start)

- PM_RSMRST# 0v (não muda ao pressionar start)

- pino 107 do SIO 0v

- pino 125 SIO 0v (ao pressionar start 3v)

amigos não estou conseguindo entender essa inicialização na pagina 4, lá diz que ao liberar pwron o próximo passo é 3.3vs, então retirei R558 e Q511 e mandei direto os 3.3v para S de Q511 mas de nada adiantou então voltei o original, peço auxilio dos colegas, ta difícil !

@GBS_Info @Gilson Macedo @wjinformatica @SDTech @FDONATO @K0rTy  @CJ @regisfatef

 

 

 

Editado: por cristi
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, SDTech disse:

Pino 14 do sio parece que é ele. Se não for é o plataforma reset, tô analisando aqui com calma o esquema.

@SDTech bom dia ! tenho os 3.3v sim no pino 14 ! referente as duas perguntas inicias, estão respondidas no post inicial. j+

11 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Qual a tensão no pino 67 do sio?  E me diz qual a corrente máxima do seu carregador. 

@Gilson Macedo amigo bom dia ! 0v pior que pensei nele la na origem no charger mas descartei por ter ac_in oque não significa nada pois ac_in só confirma fonte conectada mas não confirma com um sinal de ac_present, vou verificar aqui e retorno se for isso é diretamente relativo ao que o amigo @GBS_Info citou "charger"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, GBS_Info disse:

@SDTech 

Essa placa fica morta se houver alteração no charger.

Mesmo tendo as tensões primarias.

Mas tem que se analisar tudo.

@GBS_Info amigo acho que matou a charda, como citei não tenho ADAPTOR_I pino 3 de pu1

medi algumas tensões e tenho alimentação em pu1 19v e as duas tensões de vddp 5v

também tenho 3v em pino 14 vref confesso que não sei bem como é o funcionamento deste Ci se tem alguma ativação como os primários, pois não vejo EN nele, pode me auxiliar ?

procurei aqui nas sucatas mas não tenho ele.

como não tenho curto no ci acho que pode ser ele a mais algum teste a se fazer antes de partir pra troca ?

ao menos para estudo de qual função de cada sinal achei este tópico muito bom e já vou salvar offline

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, regisfatef disse:

Acredito que pode simular o sinal para o sio, que seria o pino 22 deste chip OZ 8618.

Seria igual o chip OZ 8602, que tem de gerar o sinal pelo pino12, um sinal de 3 V para o sio, quando está conectado o carregador, gerando o sinal adap_in.

@regisfatef amigo como disse no post tenho ac_in oque não tenho é  pino 33 SIO AC_PRESENT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GBS_Info amigo muito bom tópico e ajudou sim, como naõ tenho ref pino 14 no charger nem pino 3 adaptador_i creio ter um defeito no oz8618 ja encomendei vou esperar chegar troco e posto o resultado, até pensei em simular o sinal de adaptador_i mas como tambem não tenho ref e quero deixar com a bateria funcionado vou trocar pra ver, até aqui muito obrigado pela ajuda j+

Editado: por cristi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 09/04/2019 às 21:52, GBS_Info disse:

@cristi 

Verifica se não há presença de curto nos componentes próximo ao charger (PU1).

@GBS_Info amigo boa tarde deu na cabeça sua dica !

chegou o PU1 aqui novo, retirei o velho e aproveitei pra medir os pads com o Ci fora da placa e apareceu curto com o terra ficou em 1ohm !

encontrei curto na PL4 no pino 1 ICHP e 24 ICHM
e pino 19 LX que vai pra PL4 estão todos na mesma linha, medi o PQ505 está com terra nos drenos 

PC2 não tem terra dos dois lado apenas do lado que é ligado ao pino 19 LX

porem se coloco o PU1 de volta no lugar some o curto na PL4

retirando a PL4 some o curto em ambos os pads

a PL4 está com 16v com tudo no lugar e a fonte conectada, não se está é a tensão correta ai, algum dos amigos pode me auxilar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo boa noite amigo, de pleno acordo com você Gilson, porém confesso que não encontro motivo deste sinal não estar presente, pois já troquei o sio e permanece da mesma forma. Apenas comentei em relação ao curto que achei estranho nos pads de pu1, porém me atentei que o curto só aparece pois o integrado não está no local, então o circuito não está completo, então fica minha dúvida, onde estaria a falha para não ter acpresent ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GBS_Info PL4 16v

PQ2 S: 18v D: 18v G: 23v

PU1 pinos:

1: 16v

2: 1.8

3: 0v PC13 ok

4: 19v

5: 19v

6: 2.5v

7: 2.4v

8: 0v

9: 1v

10: 1.6v

11: 23v

12: 16v

13: 5.6v

14: 3v

15: 19v

16: 5.7v

17: tensão variando de 430mv a 460mv veja a foto em anexo como ficou no scope esse sinal 

18: tensão variando de 18.5v a 19v veja a foto em anexo como ficou no scope esse sinal 

19: tensão variando de 15.5v a 16.84 veja a  foto em anexo como ficou no scope esse sinal 

20: tensão variando de 19v a 21.5v veja a  foto em anexo como ficou no scope esse sinal 

21: 0v

22: 3.3v

23: 1.4v

24: 16v

 

OBS: pino 17 se refere a segunda imagem as demais oscilações se referem a primeira imagem, parece ter um problema na linha de PQ507 e PQ 505 correto ? que são exatamente os que aparecem curto com o terra caso eu remova o PU1

 

 

 

WhatsApp Image 2019-04-22 at 15.52.55 (1).jpeg

WhatsApp Image 2019-04-22 at 15.52.55.jpeg

Editado: por cristi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, cristi disse:

@GBS_Info penso em retirar PQ507 e PQ505 testar fora se estiverem ok, ver se normaliza o sinal sem ele na placa os pinos 17, 18, 19 e 20 la na saida de pu1 oque me diz ?

Não acredito que o problema esteja nesse ponto, tendo em vista a tensão se estabilizar após PL4.

@cristi 

Vc tá ligando no carregador ou na fonte de bancada ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...