Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Gigabyte / GA-B85M-D3PH / Só liga fechando curto na fonte

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa noite, amigos. Estou de volta com mais um problema que parece só acontecer comigo... KK! Essa placa é de meu uso pessoal, hoje quando fui ligar, ela não deu sequer sinal de vida. Fiz alguns testes, não havia curto, fiz medições, o chip de BIOS recebe alimentação normal, no pino de power havia 3,3v normais. Resolvi fazer ligação direta na fonte, conforme vão perceber na foto que irei mandar, e pra minha surpresa, a placa ligou normalmente. Por onde começo a pesquisar? Na minha suspeição, descartei o I/0, pois se fosse ele, ela não ligaria de forma nenhuma. Mas espero a opinião de alguém mais experiente. Obrigado!

 

 

20190414_192117.jpg

20190414_192127.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22  em casos semelhantes ao seu, faço uma limpeza por completo na placa, limpo o processador por baixo com alcool isopropílico, testo com outra fonte, e verifico se há alguma sujeira no socket...já tive resultado positivo assim...

vc pode tbm posteriormente regravar a bios, já que vc diz que as tensões estão presente...caso precise, temos aqui no fórum

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Oseiasgs22 disse:

 

Eu já fiz aquele teste fechando curto nos terminais do cristal, mas não deu resultado.

 

@Oseiasgs22 eu verificaria a linha do power. Pode ser que se tenha algum componente em fuga ou resetando o start. Se o amigo tivesse um Osciloscópio poderia ver se este cristal de 32k está mesmo oscilando certinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, FLAVIOTECH disse:

 

@Oseiasgs22 eu verificaria a linha do power. Pode ser que se tenha algum componente em fuga ou resetando o start. Se o amigo tivesse um Osciloscópio poderia ver se este cristal de 32k está mesmo oscilando certinho.

Mas se tivesse um componente em fuga, ele não teria que esquentar, apresentar consumo exagerado na fonte assimétrica e desarmar a fonte de teste? Não tô duvidando, amigo, é só pra tirar todas as dúvidas mesmo, pois a placa mãe permanece ligada normalmente com a ligação direta na fonte.

Editado: por Oseiasgs22
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

Mas se tivesse um componente em fuga, ele não teria que esquentar, apresentar consumo exagerado na fonte assimétrica e desarmar a fonte de teste? Não tô duvidando, amigo, é só pra tirar todas as dúvidas mesmo, pois a placa mãe permanece ligada normalmente com a ligação direta na fonte.

 

@Oseiasgs22 amigo, não tem problema em duvidar ok. Estamos aqui para aprender juntos e tentar ajudar no que for possível. Ninguém é dona do saber e sabe infinitamente tudo beleza j+ fica tranquilo para discordar sempre. Lembre a placa mãe está ligando de forma forçada viu, portanto ela vai ligar, mesmo que a linha de start do Power esteja com problema ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus amigos, é o seguinte. Eu preciso muito usar esse PC, como não posso ficar com ele parado, vou encostar essa placa por um tempo e usar uma placa mãe de reserva que tenho aqui, mais lá pra frente tento consertar essa. Só sei que nunca mais compro placa mãe GIGABYTE, essas recentes que comprei, nenhuma durou sequer 2 anos, e já se foram 3 de gerações mais novas. Tenho uma Gigabyte da época que ela ainda fazia placas boas, da geração DDR2 e soquete 775, agora em maio vai fazer DEZ ANOS de comprada, nunca deu qualquer tipo de defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, SDTech disse:

Ao circuitar o pino + do pwrsw aferiu se o mesmo zera, e se o pino do sio recebe o comando ?

Qual a referência do sio ?

 

O pino do PWR não zera ao fazer ligação direta na fonte. Essa placa tem dois I/0. Não sei qual é responsável por esse tipo de sinal e nem qual pino testar.
ITE IT8620E

ITE IT8892E

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como demonstrado acima,no post 7. 

O sio  IT 8620 pino  104.

Verifique se corresponde , devido estar sendo analisado por um esquema parecido da sua placa.

 

Caso queira analisar do sio, voltando até o pino de start.

Faça assim

Pino 104 do sio, verifique se tem 3 V. Caso tenha, faça um pulso para terra.

A placa deverá ligar.

 

Verifique se tem 3 V, no pino 6,  PW+, do conector, que vai para o painel frontal

Faça um pulso, entre o pino 6 PW+ e pino 8 PW -.que é o terra. Este não deve estar funcionando. Como descreveu.

 

Então, tem de seguir o sinal da placa do PW+ pino 6 do conector, até o sio.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

@Oseiasgs22 @FLAVIOTECH @regisfatef 

 

Pessoal,

 

Este tópico é antigo, mas vale esta dica para os colegas. Placas com 2   I/O  geralmente o sio próximo ao slot PCI express é somente para controle deste slot. O outro será o principal responsável por ligar e controlar a placa.

 

IT8892E is a single-function PCI Express to PCI bridge, which is compliant with the PCI Express Base Specification Revision 1.1, PCI Local Bus Specification Revision 3.0 and PCI

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Roberto275803 disse:

@Oseiasgs22 @FLAVIOTECH @regisfatef 

 

Pessoal,

 

Este tópico é antigo, mas vale esta dica para os colegas. Placas com 2   I/O  geralmente o sio próximo ao slot PCI express é somente para controle deste slot. O outro será o principal responsável por ligar e controlar a placa.

 

IT8892E is a single-function PCI Express to PCI bridge, which is compliant with the PCI Express Base Specification Revision 1.1, PCI Local Bus Specification Revision 3.0 and PCI

muito bem colocado,tirou as palavras do meus dedos kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...