Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

bios Acer E1-571-6854 - placa mãe Q5WV1 LA-7912P REV:2.0 - Desligando ao conectar a bateria

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa noite!

Estou com um problema parecido nessa placa, o meu problema é porque a placa não estava ligando, apos atualizar a bios a mesma passou a ligar, instalei o sistema tudo ok, porem ao terminar de montar o note e conectar a bateria observei que ele desliga uns 5 segundos apos ligar caso esteja com a fonte e a bateria conectada, ou seja so na fonte ele funciona tudo normal, pelo esquema observei que ele não esta dando os 24v no pino 4 do PQ9 / PQ10, ja os 19V dos demais chegam normalmente. auguem pode auxiliar?

 

Observei que a bios que atualizei foi a 1.13 caso tenha influêcia pelo fato da placa ser 2.0 e alguem puder disponibilizar a bios agradeço. ja estou a dois dias procurando o defeito e não encontro

E1-571 Acer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Paz ola meu amigo!

Já temos o arquivo em nosso gerenciador, para procurar use a 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 do EBR

    Comece corrigindo o título e aguarde ser transferido para a área correta

imageproxy (2).png

 Como escolher a área correta da próxima vez? 

-> 

  Veja tbm

-> 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Rodrigo Paz alterou o título para Acer E1-571-6854 - placa mãe Q5WV1 LA-7912P REV:2.0 - Desligando ao conectar a bateria
1 hora atrás, Rodrigo Paz disse:

Boa noite!

Estou com um problema parecido nessa placa, o meu problema é porque a placa não estava ligando, apos atualizar a bios a mesma passou a ligar, instalei o sistema tudo ok, porem ao terminar de montar o note e conectar a bateria observei que ele desliga uns 5 segundos apos ligar caso esteja com a fonte e a bateria conectada, ou seja so na fonte ele funciona tudo normal, pelo esquema observei que ele não esta dando os 24v no pino 4 do PQ9 / PQ10, ja os 19V dos demais chegam normalmente. auguem pode auxiliar?

 

Observei que a bios que atualizei foi a 1.13 caso tenha influêcia pelo fato da placa ser 2.0 e alguem puder disponibilizar a bios agradeço. ja estou a dois dias procurando o defeito e não encontro

E1-571 Acer.png

Titulo atualizado, quem puder ajudar a encontrar a origem dos 24v, conforme informei ja fiz todos os teste no PQ9 PQ10 PQ11 e no PU4, o equipamento liga normal sem a bateria basta conectala e apos 5 segundos ele desliga. conforme pesquisa vi que pode ser uma proteção porem não tem nenhum componente em curto. Observei que no site da Acer aparece usuários relatando o mesmo problema mas eles não deram uma solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Paz e qual voltagem está encontrando no G dos pq9 e 10 então?

  Visto que disse que ambos estão saturados!

  Ou alguma coisa esta errada nessa citação ou algum deles está em curto D-S constante! Neste caso o melhor teste á fazer seria trocar ambos!

     A respeito de sua versão de bios disse que está na 1.13! Sua placa tem uma versão 2.0! Porém isso é a versão da placa é não dá atualização de bios!

   São coisas totalmente diferentes!

Editado: por Jesiel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, de acordo com os testes, chega 19V no D - S  somente no G que chega apenas 1V e ao fazer os testes de tensão a placa esta ligada apenas na fonte, ao conectar a bateria ela acende a luz de carga amarela e apos uns 5 segundos desliga. outra coisa que observei ao fazer os testes de tensão caso eu permaneça por um periodo longo com o multimetro no G do PQ9 10, ela mata a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jesiel Ola, peguei essa foto aqui e sublinhei onde achei os 19V de amarelo, é de vermelho onde ta dando o problema e chega so os 1V e observei que esse pequeno capacitor onde coloquei uma seta do lado de cima chega 19v do lado de baixo da 1V retirei ele para testar e observei que ao retirar a tensão no G do PQ9 10 começa a variar acima de 1V, porem como falei se permanecer por muito tempo com o multimetro nele a fonte morre, ai ao retirar e conectar volta ao normal (lembrando que nesse caso a fonte morre sem conectar a bateria, somente pelo fato de permanecer por um longo periodo com o + do multimetro no G do PQ9 10).

placa e1-571.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jesiel disse:

@Rodrigo Paz ok! Sendo como nas imagens não há motivo para a saturação dos mesmos pois ambos são N-channel

 Necessitando de uma tensão positiva no gate

  Logo devo supor que ambos estes mosfets estão ruins! Já chegou a trocar eles?

Ola, eu cheguei a remover os tres PQ9 PQ10 PQ 11 e ao testar aparentemente estavam normais, a unica diferença que achei foi que o PQ10 estavam com um componente diferente de 4466, e as medições tambem apresentavam uma diferença ai acabei trocando ele, mas o problema persistiu, a descrição do mosfet PQ10 estava como 4304 ao inves de 4466, pode ser que alguem ja tivesse mexido né, mas mesmo trocando o problema persistiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Jesiel disse:

@Rodrigo Paz 

   Testou pq12 e pq13 fora da placa tbm?

Ola, veja so fiz um jamper no PQ9 para alimentar com os 19V e veja ao ligar com a fonte e a bateria conectada ele nao desliga mais, inicia o sistema normalmente, porem o led 02 que deve ser da bateria fica piscando laranja, a bateria aparece com status conectada mas sem carga e ao clicar nala para ver as configurações aparece totoamente carregada, porem se desplugar a fonte ele desliga, é bem claro que preciso dos 24v do PQ9 mas não encontro. Observei que ao jampear o PQ9 o G do PQ10 pega os 19V e chega tambem no pino 4 do PU4, deixei ele ligado aqui por um bom periodo e ta dando video normal com a bateria plugada e a fonte. consegue auxiliar com mais algum teste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Paz 

  No caso para testes serviria porém é uma solução não satisfatória visto que nada muda do ponto de vista de um cliente! 

     Se tem certeza que os pq10, pq9, pq11, pq12 e pq13 estão 100% bons eu já teria trocado o bq responsável pelo charge!

    Pra parar isso poderia simplesmente fazer um jump D-pq9 para D-pq10 que ele para de desligar...porem não é solução e sim um "miau" gritante! Rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...