Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Xbox 360 / Falcon / Capacitores SMD desaparecidos

Avalie este tópico:


Fado

Posts em destaque

Após ter aprendido e conseguido realizar o meu primeiro RGH, instalei todos os demais softwares e jogos e já estava com o console em perfeito estado de funcionamento. Abri o console para verificar a pasta térmica e ela praticamente nem existia mais (apesar das temperaturas estarem boas, +/- 55º CPU e +/- 75º GPU).

 

Realizei a troca da pasta térmica e fechei todo o console, adivinha? Famoso 3 Red Lights logo após a troca! Código de erro "0110", apontando para as memórias aparentemente. Verifiquei tudo e notei a falta de 3 minúsculos capacitores SMD logo em baixo da GPU, do outro lado da placa.

 

A numeração deles é a seguinte:

C4T40
C4T41

C4T44

 

A questão agora é como diabos eu vou saber qual era a potência exata desses capacitores e onde posso encontrá-los?

Se alguém puder medir e me passar essas potências facilitaria muito, pois não encontrei esquema dessa placa e a única maneira viável seria remover de outra placa Falcon e testar nessa, já que (eu não faço a mínima ideia de como) os capacitores desapareceram. Pode ser que na hora de soltar o X-clamp da GPU eu tenha, cegamente, acertado esses SMDs, mas sequer tem marcas nessa área da placa. Estranho também é o código de erro apontar para as memórias, teriam esses SMDs alguma coisa a ver com isso?

 

 

PicsArt_04-16-08.19.11.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifiquei aqui esses SMDs que estão na placa:

C4T39 tem 650 Ohms

C4T42 tem 650 Ohms

C4T43 tem 650 Ohms

C4T45 tem 2843 Ohms

 

Medindo sem  os SMDs, direto nos pads de cobre:

C4T40 deu 2920 Ohms

C4T41 deu 650 Ohms

C4T44 deu 650 Ohms

 

Esses valores dos pads sem os SMDs seriam do circuito ou o valor real dos SMDs que deveriam estar ali?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz a postagem e as medições baseadas em um fórum gringo onde teve um cara com o mesmo problema, capacitores desaparecidos da placa, aí lá ele postava toda hora as medidas. É por isso que eu não estava conseguindo chegar a lugar algum, todo lugar que eu leio fala sobre a medida farad e não em Ohms, inacreditável a confusão que fiz por ter ficado nervoso.

 

Quer dizer então que se eu retirar de uma placa mãe de computador um capacitor SMD desse idêntico em tamanho e cor ele servirá perfeitamente? E sim, existiam capacitores ali, pois deixaram a marca de solda na placa ao serem arrancados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas os capacitores não são todos iguais em capacitância, ou estou enganado?

Encontrei o esquema da placa e lá diz que o C4T40 leva um capacitor de 0.1uF e ambos os C4T41 e C4T44 levam capacitores de 0.22uF cada um. o capacitor SMD de 0.1uF eu encontrei aos montes em uma placa mãe antiga de PC, mas os 0.22uF não encontrei nenhum até agora, estou removendo um por um e testando a capacitância no multímetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2019 às 23:35, kakidagebu disse:

eu fiz isso uma vez, só a gaveta estava com problema, abri e quis aproveitar pra trocar a pasta termica, 3 red e virou sucata ,nunca mais mexo em algo que não seja o real problema,sinceramente acho que nao vai conseguir resolver, mas se resolver poste aqui

 

Como eu sou leigo fica mais difícil para mim resolver, mas sei que tem solução. Peguei uma placa Corona do Slim e não encontrei o que precisava nela, estou em busca de uma placa Falcon sucata para pegar os componentes de que preciso.

Vi em um fórum gringo um cara que conseguiu resolver um caso ainda pior que o meu, ele teve que resoldar também vários componentes e além disso teve que refazer diversas trilhas na placa.

Eu só preciso mesmo é de uma placa Falcon para resolver, se não encontrar por aqui vou comprar uma sucateada pela internet mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fado meeeeu amigo!

   Acredite em mim quando digo que capacitores cerâmicos desses pequenos aí que saíram de sua placa podem ser substituídos por qualquer outro do mesmo tamanho e cor! E geral eles são filtragem de alta frequência para o gnd e não faz muita diferença os valores deles não!

   A não ser que vc peque um capacitor totalmente diferente em tamanho

Editado: por Jesiel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/04/2019 às 10:17, Jesiel disse:

@Fado meeeeu amigo!

   Acredite em mim quando digo que capacitores cerâmicos desses pequenos aí que saíram de sua placa podem ser substituídos por qualquer outro do mesmo tamanho e cor! E geral eles são filtragem de alta frequência para o gnd e não faz muita diferença os valores deles não!

   A não ser que vc peque um capacitor totalmente diferente em tamanho

Então... No esquema da placa eles possuem valores específicos e tentei usar capacitores idênticos em tamanho e cor e não deu resultado. O mesmo vale para resistores SMD ou somente capacitores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Voltando aqui para dizer que consegui resolver o caso desse console pouco tempo depois da postagem. Comprei uma placa sucata de mesmo modelo, peguei os componentes do mesmo local da placa sucata e coloquei no local onde faltava do Xbox 360 defeituoso. Ligou de primeira e está funcionando até hoje!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...