Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia Smartphones se tornaram poderosos o suficiente para substituir os PCs?

Avalie este tópico:


GNMilasi

Posts em destaque

242319.jpg

 

Smartphones se tornaram poderosos o suficiente para substituir os PCs?

 

Com os smartphones se tornando realmente poderosos, muitos já se questionam sobre a necessidade de manter um PC em casa. Afinal, nossos smartphones nos permitem responder e-mails, fazer pesquisas, assistir a filmes, escutar músicas, e outras atividades básicas do dia a dia, sem nos decepcionar Aliás, eles são consideravelmente mais práticos do que computadores, já que estão sempre conosco, e até mais versáteis em muitas tarefas, nos permitindo gravar vídeos sempre que quisermos, por exemplo.

 

Ainda há espaço para computadores, em especial para desktops grandes e pesados? Ou smartphones já são capazes de atender a demandas que antes eram possíveis apenas em PCs?

 

Desempenho bruto

 

Smartphone são hoje, de fato, poderosíssimos. Mesmo um modelo básico mais atual conta com processador octa-core, e já há projetos de smartphones com 16 GB de memória RAM. Um adversário e tanto para os PCs, não? Na verdade não, ainda mais quando estamos falando de tarefas realmente exigentes.

 

242327.jpg

Na cauda dos gráficos, os desktops ainda mantêm a liderança em desempenho bruto

 

O Snapdragon 855, chipset presente em topos de linha de 2019, é um dos SoCs mais poderosos que há por aí. E mesmo ele chega a ser quase três vezes mais lento do que um Intel Core i7-8700K no GeekBench, mesmo contando com menos núcleos. Nos extremos, desktops ainda são imbatíveis.

 

242321.jpg

 

Para não nos restringirmos apenas ao processador, considere uma estação de trabalho de edição de vídeos, ou de modelagem 3D. Já criamos mentalmente uma imagem de máquina poderosa, com watercooler, várias placas de vídeo e uma estrutura pensada para refrigeração extrema. Smartphones não são capazes de “competir” com esse cenário, ou de uma máquina gamer, simplesmente porque esse não é o propósito deles.

 

E desempenho não é o único ponto importante aqui.

 

Cenários de uso

 

Mesmo se smartphones pudessem competir lado a lado com desktops em desempenho, ainda assim PCs e notebooks não perderiam a sua função. É possível escrever um texto como esse em um smartphone? É claro que sim! É prático? Nem um pouco — a não ser que você tenha um aparelho como o Dex, da Samsung, que "transforma" o smartphone em um desktop, integrado com monitor, mouse e teclado.

 

242319.jpg

O Dex da Samsung, por exemplo, "transforma" o smartphone em um "desktop". Faz o smartphone se comportar como um computador comum, com teclado, mouse e monitor

 

Este texto foi criado (momento Inception aqui) em um computador com teclado físico, mouse e um monitor de 29 polegadas. Monitor que, por ser bem maior do que a tela de um smartphone, facilita as tarefas secundárias, como edição das imagens de ilustração. Considerações de desempenho à parte, produzir este texto seria muito mais burocrático, além de pouco ergonômico, em um smartphone. Isso para um texto relativamente pequeno.

 

Tarefas mais pesadas, como modelagem 3D, seriam ainda mais problemáticas. Aqui a diferença de desempenho é um fator preponderante, assim como a ausência de uma tela maior.

 

Conclusão

 

Respondendo à pergunta inicial: sim, ainda “precisamos” dos computadores. E precisamos deles por um motivo muito simples: as tarefas que fazemos em cada aparelho são diferentes. Mesmo se executassem a mesma tarefa com competência, continuariam a coexistir sem grandes problemas pela preferência de cada um. Basta lembrar que os livros físicos e os leitores de livros digitais convivem de forma harmônica, cada um com o seu público.

 

242323.jpg

Leitores de e-books são práticos e cheios de recursos, mas não "substituiram" os livros: cada um deles tem o seu público (e muitos usam ambos)

 

Smartphones são imbatíveis em termos de praticidade, “batendo” os desktops em diversos pontos. Mas estes ainda continuarão presentes por um bom tempo como a melhor opção para as tarefas que executamos neles.

 

 

Fonte

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @Plank A.R. xxI !

 

Por mais que todos falem que um dia os Smartphones irão superar os PCs, serei sempre cético quanto a isso pois uso jogos pesados no PC, além de todas os Aplicativos da Adobe e da Corel, sem falam em Ferramentas de Desenvolvimento e onde veremos Smartphones fazendo estas funções? Nunca! Nem capacidade de armazenamento os Smartphones têm para suportar tais Softwares, fora que os Aplicativos da Adobe e da Corel sempre irão necessitar de telas de no mínimo 32" e aí que os Smartphones caem no abismo.

 

Pra ser sincero, uso Smartphones porque sou obrigado, mas nem sequer gosto de digitar neles por conta do teclado minúsculo!

 

Abs.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que a evolução terá um papel importante para acabar com os computadores e notebooks.

Temos celulares rodando jogos com os mesmo gráficos de um computador, isso podemos dizer em um curto período de tempo, acredito sim que os celulares vão dominar tudo.

 

Já temos celulares que você conecta a mouse, teclado, monitor e etc.

Vou da um exemplo: ROG Phone

rog1.jpg

 

Quanto à tela, o celular tem 6 polegadas com resolução de 2160 x 1080 pixels. O que chama a atenção é a taxa de atualização, de 90 Hz. A especificação, no entanto, fica atrás de concorrentes, como o Razer Phone 2, com 120 Hz.

rogphone_03.jpg

 

Uso do teclado, mouse e monitor...

asus-rog-phone-4-700x527.jpg

A fim de rodar todos os jogos com qualidade, o smartphone da Asus traz ficha técnica de ponta, formada pelo processador Snapdragon 845 com velocidade de 2,96 GHz, o mais poderoso da Qualcomm. Assim como a edição mais avançada do Galaxy Note 9, o celular ainda conta com memória RAM de 8 GB. O celular possui opções com armazenamento de 128 GB ou 512 GB.

 

Claro que tudo leva tempo.

 

Editado: por djsync
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos!

 

Se formos pensar em um smartphone (caro) como o ROG Phone mais acessórios, sim, deixará comendo poeira muitos PCs de mesa.

 

Mas eu citei o PC como um todo, tanto para rodar jogos pesados, como também trabalhar com softwares como os da Adobe e da Corel, dentre outros.

 

Mas concordo com você, @djsync !!!

 

Novas tecnologias estão chegando a cada segundo e sou da época do Motorola PT-650 que sequer enviava um e-mail...

 

Quem diria, hein?

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O celular já passou pc's de mesa faz tempo! E esta chegando perto de computadores top's . já existe jogos com a mesma qualidade que um pc gamer... do mesmo jeito que quando começou os computadores gamers era o olho da cara, teremos também uma queda nos preços dos celulares para gamers.

 

Citar

A Turing Robotics Industries (TRI) anunciou o Phone Cadenza, que promete ter de longe as melhores especificações do mercado. Segundo a empresa, ele virá com dois processadores Qualcomm Snapdragon 830 e dois módulos de 6 GB de memória RAM LPDDR4X: total de 12gb.



Alguns exemplos:
Asphalt 9: Legends


Darkness Rises


Shadowgun Legends


PUBG Mobile

 

Quem viver verá.
As GPU estão evoluindo igual as placas gráficas, o celular ainda esta começando a da seus primeiros passos para jogatina pesada, poderemos sim no futuro usar o celular para Edição de videos,  Jogar, Construção Civil e outros.

 

Claro que ainda temos um longo caminho para que um celular chegue a passar um pc top.

Mais a corrida dos celulares para jogos começou faz pouco tempo.

Editado: por djsync
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...