Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Asus K43U (LA-7321P): Sem 3,3VALW e 5VALW

Avalie este tópico:


Shadow2012

Posts em destaque

Esse note não ligava por ausência de 3,3VALW e 5VALW. Fazendo medições no CI PU301 (PWM de 3,3 e 5VALW) percebi ausência de tensão nos pinos 1 e 6 (ENTRIP1 e ENTRIP2). O defeito estava no mos-fet dual PQ307. Ele defeituoso mantinha uma tensão na base do PQ308 em 0,130V. Assim PQ308 não saturava, mantendo pino de Coletor com tensão VL (VREG 5Volts) e mantendo o PQ307 chaveado levando as tensões ENTRIPS a se manterem em 0 Volt. Segue imagem do circuitinho das ENTRIPS. Esse defeito de ausência de 3,3VALW e 5VALW é costumeiramente associado à falha no PCH. Mas é sempre bom dar uma conferida nas ENTRIPS antes de ir ao chipset. Fica a dica.

entrips.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMigo, bom dia, primeiramente muito obrigado pela dica. Uma duvida, as entrips, elas devem ficar em "aberto" , é isso msm? nunca em contato com o terra ? no caso PQ 308 deverá estar em corte para que as ENTRIPS funcionem.? Estou com um probook aqui brabo kkk, tem EN tem VIN, tem Vref VL VREG3, e nada de Habilitar as entrips. E no esquema não encontro  o circuito das Entrips

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto No meu caso em específico, olhando no esquema elétrico , as entrips são ligadas ao terra por meio de um resistor de pull-down. Mas elas precisam ir a nivel alto para que as ALWS apareçam. E isso só é possível se o PQ307 esteja em "não condução". Para isso o PQ308 deve estar saturado (em condução) colocando os gates do PQ307 ao terra. Qual placa vc está analizando? Abre um tópico e me marca lá para eu estudar o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMigo, mtoo Mto obrigado, abrirei sim, vou verificar se encontro o modelo exaato da placa, é um PROBOOK 4540S..................as entrips, que geralmente ( acredito eu) deveriam estar com 1,2V e 1,3V nas entrips no 51125 ( no note é um 51123), lá não tem nada estão em 0...............mas tb não tem contato direto com o Ground ( escala multimetro testei)...............mas no esquema tb não encontro os circuito responsável pelo PWM..............Infelizmente ainda não gravei a bios, meu gravado quebrou e esta chegando outro HJ. Mto Mto Obriagdo amigo, abrirei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...