Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida HP PROBOOK 4540s / MB ROCKY INTEL 48.4SIO1.011 / Sem tensão 3VALW e 5VALW

Avalie este tópico:


paulopozatto

Posts em destaque

Bom dia Amigos, estou criando esse tópico com ajuda do amigo @Shadow2012. Estou com um Probook 4540S que não tem tensões ALW. Infelizmente ainda não gravei BIOS, estou sem gravador e farei isso Hoje a tarde. Quando pressiono o Botão Power o LED do carregador pisca algumas vezes ( cerca de 8 vezes) e depois desliga.......................Quanto ao TPS51123:

 

VIN = 19v

EN0= 1,89V

VREF =  OK ( 2,18V)

Vreg3 = OK (3,28V)

Vreg5 = OK (5,16V)

 

Não consigo( no esquema ) verificar o circuito responsável pelas ENTRIPS. O que verifiquei é , tensão 0V nos pinos 1 e 6 do PWM ( no 51125 sei que fica entre 1,28v os pinos, na maioria eu acho), mas, com a placa ligada, em escala de diodo, os pinos 1 e 6, não "bipam" com o terra. Coloquei, um TPS 51125 no lugar e nada ( mesmo (acho) que não sendo compativel pelo que li, embora os pinos sejam "iguais" 51125 e 51123).

 

Uma coisa estranha é que na entrada , do Charger, o sinal "ADP_EN" que vem do IO, não esta em nivel lógico alto ( medi no pino do IO tb) , Acredito eu, deixando o PU4001 em corte, precisei jumpear o PU4001 ( source e dreno) para a tensão aparecer na placa................Super IO tem alimentação, estou em duvida dele tb, ja´que não esta mandando o sinal corretamente. 

 

A única coisa que encontro sobre as entrips é isso que circulei na segunda foto. kkkkkkkkkk ta Russo kkk a parada. 

Esquema baixado aqui msm do EBR, já baixei outros 3 e anda, nenhuma especificação sobre as Entrips.

 

Desculpem o textão pessoal mas tento ser o mais breve e o mais específico possível. 

Charger.png

Entrip.png

Editado: por paulopozatto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto TPS51123 não é equivalente ao TPS51125. Primeiro seria interessante colocar um TPS51123. Medir continuidade para o terra nas linhas de 3,3VALW e 5VALW. Outra coisa: ADP_DET não vem do I/O. Tem erro de simbologia no esquema. Ele sai do circuito de charger e vai para o I/O e deve ser de aproximadamente 3 V para que a placa ligue.

Obs.: tem placas que as ALWS só aparecem depois que a placa é ligada. Eu focaria no sinal ADP_DET primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, realmente ignorei completamente o Charger, desculpe. esqueci de mensionar tb, as linahs de 3 e 5 valw, não possuem curto, injetnado tensão possuem consumo de 0.13A ( 3v) e (0.26A) no 5V...........embora ache um pouco alto no 5V não possui curto, farei essas medições já, e darei uma atenção no charger tb, Obrigado amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é vdd, eu tinah verificado isso antes, segundo o esquema, o 5V_S5, e 3D3V_S5, aparecem em "all States", desde o S5 acredito, mas vou verificar tb

2 minutos atrás, Shadow2012 disse:

@paulopozatto Está com TPS51123?

sim Amigo, esta sim, já ressoldei e testei a solda, bem certinha

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o ADAP_DET, vai para o IO......................E o depois o IO libera o ADAP_En, que vai para o  GATE do PQ4001 meio que isso né? kkkkk.........

( Mano que vida FDP de quem mexe com isso, quanta coisa tem que ser analisada,.................... e depois eu vejo nego querendo receita de Bolo kkkkkk, só um desabafo) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, Eu liguei a placa agora, e esta funcionando os 3 e 5V..............................Desliguei, e liguei novamente, sumiu..........kkk Essa placa ta me tirando........Vou tentar ressoldar o SIO, pedi outro mas ainda não chegou.

Editado: por paulopozatto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto Uma dica. Como percebi que o sinal RSMRST# é importantíssimo na sequência de start da placa, tanto é que nesse caso ele vai até o TPS51123, e esse sinal depende da integridade do firmware da BIOS e tbm por se tratar de um HP eu, primeiro , regravaria a BIOS.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Shadow2012 disse:

@paulopozatto Tensão no pino 23 (RSMRST#) do PU4004? Deve ter 3,3V mas já vi placas que essa tensão vai a 3,3V somente depois de startada.
Pergunta: Essa placa tem o CI U4101?

Amigo vamos lá, o U4101 não consegui achar ainda, vou procurar aqui kk, ta meio escondido se tiver. agora quanto ao resume reset, não tenho, 0V.................estranho cara, que quando não tenho o sinal de ADAP_EN do SIO, não tenho ENTRIPS, e tb os FATS de alta do PWM, ficam com .....0,87V em vez de 19...................ou é esse charger, ou é o SIO num é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas sim amigo, hoje a tarde meu gravador novo chega e tentarei fazer isso, sem falar que os HPs são meio zuados pra bug de bios msm............vou fazer mais alguns teste, e depois de gravar a BIOS vou verificar tudo isso novamente. o Resume Reste vem do PCH né, é um sinal de "tudo ok" que ele da pra poder começar o processo, vou verificar tb o comportamento dele..................desculpe tb por criar o tópico antes mesmo de gravar a BIOS, mas amigo, mais uma vez, mtooo, mas muito Obrigado mesmo pelo tempo e pelas Dicas. espero um dia poder retribuir vc e os amigos aqui. Assim que gravar a bios, posto novidades

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto Ahhh, Esqueci algo trivial.Náo custa dar um reset na Cmos tbm (tirar a pilha da placa).
O sinal RSMRST# sai do I/O para "acordar" o PCH durante o processo de start. Após ele vem o PWR_BTN_OUT que é um "dedo digital". Quando vc clica no botão de power esse sinal vai a nivel alto e volta a nivel baixo "acordando " o PCH. PCH acordado retorna, com nível alto ao I/O os sinais de SLP_S3# (sleep=sono) , SLP_S4# 3 SLP_S5#. Assim o I/O passa a liberar as tensões suspensas.Essa é a sequencia basica de start da placa.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

POd cre cara, ainda esotu aprendendo a "ordem" dos sinais, é bem complexo, mas realmente, tanto que a maioria das fontes "susp" ou S3, são Habilitadas ( no Enable) por um sinal do SIO....................bom AMigo, vou verificar tuso isso ( ja´tinha resetado a BIOS kkk, mas vlw msm assim). assim que atualizar a BIOS posto mais resultados, Forte abraço, Sucesso pra vc, vlwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shadow2012, Amigo vamos lá a mais uma prévia kkkk. Atualizei a BIOS, o Note agora liga, tenho tensões 3 e 5 ALW.............nas fontes de 1.05v 1,8v e tals, tenho as alimentações "VS" secundarias, mas não tenho os ENABLES, como o PWR_1D5V_EN, que "precisa" de um sinal SLEEP_S4# ( positivo né )...................seguindo seguindo seguindo, notei que tb naõ tenho RSM_RST# ( em nivel lógico alto)................acredito que os sinais SLEEP dependem, primeiramente do RSMRST correto ?..............o sinal não esta saindo do piino do SIO ( pino 85) par ao PCH.....................Seria interessante testar o SIO né ? detalhe,a gora tenho PGOOD no 51123 ( 3,9V) pino 23.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto Bom dia amigo,

 

Você poderia me dizer quais as suspensas estão ausentes? O estranho é a placa ligar e liberar algumas suspensas com RSMRST# em nível baixo. Esse sinal deve ficar permanentemente em nível alto após startar a placa. O sinal RSMRST# antecede os sinais de SLP (Sleep). E sem um nível alto em SLP_S4# a placa não permaneceria ligada. Você tem assimétrica? Qual consumo de corrente nela com a placa ligada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, realmente é muito doido, vou tentar aferir as tensões SLEEP S5 4 e 3............e pela lógica, vc tem razão. O estranho é que no pino 23 do PWM, tenho 2.94V no PGOOD, e no Super IO o pino 85, não tenho o RSMRST# em nivel lógico alto..........Então uam dúvida, o PGOOD "RECEBE" o RSMRST não é? tipo, como ele pode ter um sinal que não "saiu" do PWM? kkk. Mas o SIO esta chegadno essa semana amigo, e vou trocar pra ver o que pode ser. Memória processador, todo o resto já testei, regravei BIOS, troquei CHIP de bios e nada, liga sem video.............o consumo na assimétrica eu não lembro vou aferir aqui.......muito muito obrigado mais uma vez. PS troquei o TPS51123, com um de um probook identico, e ele não é o problema, tanto que o PWm desse note, funcionou no outro tb. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto Opa,vamos retomar o que foi analisado. (Analisar HP é sempre meio sofrido..rss)

 

Uma primeira pergunta: A placa passou a ligar e permanece ligada. Ou liga e desliga? 


RSMRST# sai do I/O e deve chegar ao pino 23 do 51123. Se há tensão no PWM e não há no I/O, considerando que estamos falando da mesma linha (RSMRST#) você mediu continuidade entre pino 85 do I/O e pino 23 do PWM? Esse pino de PGOOD, se você der uma olhada no datasheet do PWM, ele nada mais é do que um mos-fet em dreno aberto. Talvez um trilha rompida possa deixar esse pino "flutuante" o que explica ter tensão nele e não ter no pino 85 do  I/O que, em suma, está na mesma linha de sinal...(não sei, estou supondo uma hipótese para explicar a presença de RSMRST# no PWM e ausência desse sinal no I/O.

 

..... tenho as alimentações "VS" secundarias, mas não tenho os ENABLES, como o PWR_1D5V_EN..

 

Sem tensão de RAM não há vídeo....Se o consumo em sua assimétrica estiver em torno de 0,45 A (talvez um pouco mais ou menos) então não existe tensão para as memórias RAM.

Que tensão há na linha KBC_DDR_RST#? (ver página 5 do esquema - canto inferior esquerdo)

Para simplificar toda a coisa, pois tem muito sinal a se analisar,  o que vc pode fazer é forçar um nível alto no pino PWR_1D5V_EN fazendo um jumper levando 3,3VS até ele ou algum componente que esteja ligado a ele para facilitar a solda. Antes disso veja se não existe baixa resistência entre  PWR_1D5V_EN  e o terra e se a resistência entre a linha de tensão 1D5V_S3 não esteja baixa. "Forçando" nível alto (através do jumper) no pino de EN creio que a tensão de 1,5V aparecerá.

Veja, na tabela à direita na página 2, que da tensão de 1D5V_S3 derivam tensões 1D5V_S0 e 1V_VGA_S0.

 

Mas preciso saber se existem mais tensões em falta. Caso sim aí pode existir problema nas linhas SLP(sleep - retorno do PCH ao I/O). Uma pergunta: Há duas bios nessa placa (BIOS_EC e BIOS_PCH).? Caso sim deve regravar a PCH tbm pois caso o firmware esteja corrompido os sinais de SLP podem ficar ausentes e as suspensas não "sobem". Estando todas as suspensas ausentes terá um baixíssimo consumo de corrente na assimétrica. Grosso modo, BIOS (Basic Input Output System) são os programas (algoritmos hexadecimais, nesse caso) que o I/O e o PCH devem seguir para saberem o que devem fazer. Caso já tenha gravado a BIOS PCH e os sinais SLP não "levantarem" aí poderemos ter BGA ou o próprio PCH defeituoso.

 

Estamos no caminho....persiste aí!

Editado: por Shadow2012
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMigão, vamos lá, vou respondendo parcilamente aqui pra vc...........Uma curiosidade ( dependende da placa né), asm estava lendo um artigo aqui no EBR ontem. E geralmente o PGOOD do TPS51 ( nesse caso) manda um PGOOD para o SIO e o SIO retorna um RSMTRST né, mas de uma coisa eu "sei" kkkkkk o RSMTRST# deveria ficar em nivel lógico alto depois de ligado kkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SIM, agora ela liga permanentemente, não desliga

 

Consumo de aprox 0.13 ( muito baixo pra uma placa ligando n é? mesmo que a tela não tenha acendido)

 

Quanto as outras tensões acabei nem medindo pq imaginei que sem o RSMRST, não teria as outras tensões "secundarias" que dependem da Habilitação do SLPs3 e S4 que vem do PCH, e depois o SIO gera "um SYSON" RUNON ou algo pra habilitar as tenões secundarias, então acabei nem medindo mas já farei isso.

 

Quanto a Bios, só existe uma msm, não tem SPI par ao PCH, me atentei a isso tb amigo. mas vamos dar uma analisada na coisa aqui kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto Nesse consumo tem muitas suspensas que não subiram. Mede o sinal PM_SLP_S4# (pino 38  e o sinal PM_SLP_S3# (pino 105) do I/O. Eles devem estar em nível alto para que as suspensas sejam habilitaas. Esses sinais vem do PCH e entram no I/O para  liberar as suspensas.
Outra pergunta: Existe tensão de 5V nas USB´s? Essa tensão nas USB´s depende tbm do sinal PM_SLP_S4# para ser habilitada.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...