Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Gateway NE56R15b / Q5WVH LA-7912P Rev 1.0 - Reconhece processador Errado

Avalie este tópico:


lord-zeus

Posts em destaque

Esse post no forum da lenovo é de uma pessoa na mesma situação que a sua, colocou um 2030m mas na BIOS reconhece como 1005m que é o processador antigo dele.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que atualizando microcode da BIOS o processador seja reconhecido, mas não sei como faria nessa BIOS. O motivo de não suportar deve ser porque essa placa é de 2012 e o 2030m foi lançado em 2013, e como não deve ter nenhum modelo de notebook que saiu de fabrica com placa la-7912p e processador 2030m a Acer não deve ter se preocupado em liberar uma BIOS com suporte a ele.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando, fiz a gravação dos Chips com esse Bios disponível no fórum, o arquivo de 4mb pouco diferença, porém o arquivo de 1mb o Bin estava muito diferente, pensei tem algo realmente diferente por aqui, resumindo, não dava mais video com nenhum processador e nem interno nem externo, tive que voltar com o Backup para voltar com a máquina ao normal, porém ainda no mesmo erro. Processador 2030M reconhecendo como um Celeron 1000M.

 

@Neo tens ideia do que pode ser ? Estou sem uma placa para testar esse 2030M e tirar a dúvida real se não é ele com defeito. Visto que reconhece o 1000M original certinho, e reconhece o celeron B830 normal também. Estranho esse processador estar reconhecendo dessa forma.

 

 

 

Em 18/04/2019 às 23:49, lord-zeus disse:

Já busquei aqui no fórum e qualquer coisa vou atualizar com essa que encontrei...  (

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, olhando nas minhas sucatas tinha uma placa mae identica a esta do Gateway, exatamente de outro equipamento igual, consegui fazer o reparo nela, veio com um celeron B820, fiz ela ligar, depois de ligando perfeitamente coloquei o 2030M e essa placa mãe também reconheceu como sendo um Celeron 1000m. Preciso realmente localizar uma forma de saber se é esse processador, ou esse modelo de placa mãe que não suporta ou tem algum bloqueio para ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos, mais uma atualização, consegui um I3-3110m (2.4Ghz) a placa ligou e identificou normalmente esse processador, porém penso que com ele vou cair no problema que desliga depois de 30 minutos. Porém com ele já são 4 processadores que identificou corretamente, o Celeron 1000m original, o Celeron b830, B820 e esse i3-3110M, então realmente estou começando a achar que o processador veio com defeito, o mais engraçado é identificar exatamente como sendo o original que veio com esse equipamento, já na segunda placa mãe que era igual veio com o B820, porém ele identificou lá como sendo o celeron 1000m também, ou seja, diferente daquela placa mãe recuperada. Penso que esse 2030M ( mosca branca de olhos azuis) na verdade estava de lente de contato.... Porém como visto nas imagens e fotos que mandei, todas as gravações no CPU são do modelo 2030M, estranho não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lord-zeus Minha linha de pensamento é parecida com a do @e1D.

O que de fato define, quais processadores são compatíveis, são os micro codes na bios.

Existem comunidades dedicadas a edição de bios para adição de micro codes, e liberar outras funcionalidades, no entanto normalmente eles o fazem para placas mãe de pc, também não sei como fica isso em relação as placas de note, sei que existem programas disponíveis na net, teria que garimpar pra acha-los e ver se funcionam com as bios de note. Até onde sei a bios que guarda os micro codes é a Main Bios. Poderias tentar localizar no arquivo da bios o micro code do celeron 1000 ou de algum outro processador que ela suporte, e substituir pelo deste 2330 que queres colocar na placa, usando um editor hexadecimal, desde que consigas localizar na net os valores a serem localizados para cada modelo...

 

Até onde sei esta placa é bem limitada em compatibilidade de processadores, lembro de ter comparado duas versões da placa uma com slj8c e outra com SJTNV bios diferentes, conteúdo do EC diferente também, e na placa até pode ser que tenha alguns resistores em posições diferentes não lembro de ter reparado em nenhum, a grosso modo era tudo igual, outra saída então seria trocar o chipset regravar o ec e as bios, pois para a bios que funciona com o slj8c já tem suporte nativo do fabricante. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na primeira página do esquema diz: "Intel Sandy/Ivy Bridge Processor with DDRIII + Panther Point PCH". O que levou a crer que apenas dois processadores seriam aceitos pela placa. Na página 9 uma outra tabelea mostra mais uma vez duas tensões para dois processadores diferentes. Posso estar enganado, mas....

VID1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, então caso que queira usar o bendito do I3 que ele está reconhecendo muito bem, porém se desliga depois de exatos 30 minutos, pois tem algum temporizador que faz essa função, e penso que seja no ME, alguém sabe algum jeito de burlar essa maldita programação que fizeram? Isso já me ajudaria bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo Bom dia meu amigo.;D 

A placa da suporte sim, tanto é que com a bios nova, conteúdo do EC novo, e chipset novo, a versão 2.0 suporta até i7, a limitação na versão 1.0 está na bios, ela reconhece o 2330 como celeron pois o único microcode presente para esta configuração de clock e vcore, é justamente ele, imagino eu.

Na época em que a placa 1.0 chegou no mercado este processador não existia, então não tem como a bios reconhecer e dar suporte para o processador.

 

Temos um caso similar em notes da itautec com placa E51q0 verde, estes não reconhecem por padrão os processadores i3 i5 e i7 que em teoria deveriam suportar, mas aí tu gravas uma bios que foi produzida mais tarde para uma placa azul da megaware e a placa verde passa a dar suporte perfeitamente a estes processadores, inicialmente trocando apenas o processador a máquina nem da vídeo, já fiz isso em umas 10 máquinas destas.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Esse arquivo acima eu já upei faz um bom tempo, mas se perdeu na base de dados e estes tempos postei de novo, pois acho legal podermos dar um upgrade naquelas nabas. ;D

 

 

@lord-zeus acredito que a única solução seja a que lhe passei acima, sem editar os micro codes da bios não acredito que seja possível resolver o problema, mas vejamos se mais alguém tem informações sobre isso. 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo sim, estou buscando em foruns fora, mas meus acessos são limitados, o que eu gostaria de usar é o Intel 2030M, porém tenho aqui também um i3-3110m esse reconhece normal, porém desliga de 30 em 30 minutos por conta de algum temporizador no ME, estou vendo se encontro uma forma de burlar ele, vi que pelo Windows, se você fizer um agendador de tarefas e fazer o sistema suspender as atividades e retornar ele mantém ligado, mas para o cliente ficar com o equipamento fazendo suspensão e retorno a cada X tempo seria terrível, então sinto que é uma limitação mesmo programada, a máquina enquanto ligada fica show, super rápida, não teria motivos para não funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo @e1D @wjinformatica @Gilson Macedo @Jesiel  achei esse link, alguém teria essa ferramenta para mexer nele ??

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Quem sabe pode ajudar os amigos também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tema já foi abordado várias vezes, nunca se encontrou uma solução, não recordo mais exatamente o que li na ocasião, mas me parece que o ME não influenciaria pois ele nem fica operante no tempo em que a placa está ligada pois é incompatível com o processador, a ventoinha fica disparada normalmente. É o famoso modo de manufatura que dura 30 minutos.

 

Talvez atualizar o ME para a mesma versão da placa 2.0 faria com que não desligasse, mas pode ser que a placa nem ligue com o ME em versão superior...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, optei por deixar com mais memória e adicionei um ssd, visto que o cliente queria apenas mais desempenho nas suas tarefas diárias, sendo assim deixei de lado a ideia do processador, apresentei os motivos e sugeri o ssd no qual foi aceito pelo cliente, então encerro aqui sobre essa placa, porém como ainda possuo placa dessa, vou tentar alguma forma de resolver o problema do temporizador do I3, caso obtenha algum êxito postarei aqui para os amigos. Vou então encerrar o tópico. Obrigado mesmo à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa restrição de 30 minutos está no PCH e o próprio PCH desliga a placa, então eu não acredito que tenha como resolver sem trocar o PCH por um hm77, mas nunca se sabe... Se tudo acontece no próprio PCH talvez não tenha como intervir nesse processo a não ser desligando e religando o PCH que é o que você faz quando entra no modo S3 e resume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@e1D Então vi um vídeo que o cara criou um agendador de tarefas do Windows para a cada 29 minutos ele suspendia o sistema e logo ele clicava para voltar e a máquina não desligava nada fisicamente... Então quem sabe tenha alguma forma de burlar o sistema. Se der beleza, caso contrário serviu para estudos. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • lord-zeus alterou o título para Devolvido - Gateway NE56R15b / Q5WVH LA-7912P Rev 1.0 - Reconhece processador Errado

Se você olhar a tabela do que é desligado no modo S3 você vai ver que a maior parte dos circuitos da placa são desligados, incluindo a alimentação principal do chipset e toda a alimentação do processador. O sistema continua de onde parou porque o estado do sistema é mantido na memória, que continua ligada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • lord-zeus alterou o título para Gateway NE56R15b / Q5WVH LA-7912P Rev 1.0 - Reconhece processador Errado

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...