Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia O futuro da informática

Avalie este tópico:


SystSoftPcCelTv

Posts em destaque

O futuro da informática

A era do progresso previsível do setor de tecnologia chegou ao seu limite. Como será sua evolução futura?

image.png

Os chips têm se aperfeiçoado de acordo com a previsão de Gordon Moore, um dos fundadores da Intel (Foto: Wikimedia)

 

Em 1971 o carro mais rápido do mundo era o Ferrari Daytona, que atingia a velocidade de 280 km/h. As torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, com 415 metros de altura eram os prédios mais altos do mundo. Nesse mesmo ano a Intel lançou o 4004, o primeiro microprocessador comercial. O chip continha 2,3 mil minúsculos transistores, cada um deles do tamanho de um glóbulo vermelho.

Desde então os chips têm se aperfeiçoado de acordo com a previsão de Gordon Moore, um dos fundadores da Intel. Em 1965, em um artigo publicado em uma revista científica, Moore escreveu que a capacidade de processamento dobraria, em média, a cada dois anos, com o aumento do número de transistores menores que poderiam ser colocados nos circuitos eletrônicos, o que melhoraria o desempenho e reduziria os custos. Esse aumento exponencial ficou conhecido como a lei de Moore.

 

O processador atual Intel Skylake contém cerca de 1,75 bilhão de transistores e meio milhão deles caberiam em um transistor do microprocessador 4004. Juntos eles aumentam a capacidade de processamento em mais de 400 milvezes. Esse progresso exponencial é difícil de relacionar ao mundo físico. Se os automóveis e arranha-céus tivessem se aperfeiçoado nesse ritmo a partir de 1971, o carro mais rápido do mundo atingiria um décimo da velocidade da luz; o prédio mais alto do mundo chegaria à metade da distância da Lua.

 

O impacto da lei de Moore é visível na vida cotidiana. Hoje, 3 bilhões de pessoas carregam seus smartphones nos bolsos; cada um deles é mais potente do que os computadores de grande porte, que ocupavam uma sala de umedifício na década de 1980. Inúmeros setores foram afetados pela revolução digital. A capacidade de processamento dos computadores diminuiu a frequência dos testes nucleares, porque as armas atômicas são testadas com mais facilidade com o uso de explosões simuladas, em vez de reais. A lei de Moore é um conceito válido até hoje. As pessoas dentro e fora do Vale do Silício acreditam que a tecnologia irá melhorar a cada ano.

 

Mas agora, depois de 50 anos, o fim da lei de Moore se aproxima (ver Technology Quarterly). O fato de fabricar transistores menores não mais garante que serão mais baratos ou mais rápidos. Isso não significa que o progresso no setor de tecnologia sofrerá uma súbita estagnação, e sim que a natureza desse progresso está em processo de mudança. Os chips continuarão a se aperfeiçoar, porém em um ritmo mais lento; agora, segundo a Intel, o número de transistores em um chip tende a dobrar só a cada dois anos e meio.

 

O que isso significará na prática? A lei de Moore não é uma lei física, mas sim uma profecia autorrealizável, uma vitória do planejamento central no qual o setor de tecnologia coordenou e sincronizou suas ações. Com seu desaparecimento, o ritmo do progresso tecnológico será menos previsível; é possível que surjam obstáculos em seu caminho à medida que as novas tecnologias com melhor desempenho sejam lançadas no mercado. No entanto, como a maioria das pessoas avalia seus computadores e dispositivos eletrônicos em termos de suas funções, design e versatilidade de recursos, em vez de velocidade, é possível que os consumidores não percebam essa evolução mais lenta.

 

fonte

  • Joinha 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Daniel destacou este tópico
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...