Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido sony vaio 61611x - daone7mb6d0 rev :d - não liga

Avalie este tópico:


fabio.dongues

Posts em destaque

Boa tarde pessoal, estou com esse aparelho que agora parou de ligar, não tenho 3v e 5v, testado pq17 dreno tenho 19v source 19v gate 9,5, verifiquei se há curto na linha e não há tenho 55ohms nas bobinas , desativei a proteção retirando o pq1 e continuou sem os 3v , troquei pwm por outro funcionando e continuou sem gerar as tensões recebo no pino 6 18v mas não está acionando o gate dos mosfets, ja regravei e troquei bios e nada continua sem essas tensões primárias, se alguém for mais experiente com esse sony vaio e puder ajudar agradeço. 

Editado: por fabio.dongues
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Henrique @EletroX amigos vamos pq15 tenho 19v nos terminais 5 a 8,e injetei 19v nada de curto, porém analisei aqui que tenho um resistor na linha do pwm alterado o pr60 retirei ele e medi e deu 50k, troquei agora ficou mais estranho na fonte ficava em 0v e agora ele depois de 1 minuto de 0v sobe para 203ma e cai a 0v e na bobina pl20 tenho 2.7v 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabio.dongues 

Creio que, pelas perguntas e respostas dos amigos, esteja havendo uma confusão em relação ao esquema da placa em questão.

Essa placa possui mais de uma versão.

Seu PWM primário é o PU8 e seu mosfet de entrada é o PQ17 correto ?

 

Veja se o esquema correto da sua placa não é esse aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Citar

troquei pwm por outro funcionando e continuou sem gerar as tensões recebo no pino 6 18v mas não está acionando o gate dos mosfets

Se o esquema for esse acima e vc tiver 19v no pino 6 do PU8, então não há problema com o circuito de proteção.

Editado: por GBS_Info
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, EletroX disse:

Sim logicamente se tiver 19V no pino 6 de pu8 PM6686TR, o setor de proteção esta ok, uma vez que antes a tensão de 19v se chama +VA e após passa a se chamar VIN

isso, como vi que na sua resposta #7 as informações não batiam..... imaginei que estivesse com o esquema de outra versão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. 

    Percebi que tinha coisa errada , valeu    @GBS_Info   por nos corrigirmos.

Então vamos ao PU8 ,  confira se pl19 e  e pl20 não tem curto e confira também os  mosfets de alta e baixa das  saídas 

de 5v e 3v. Se tiver ok vamos ao pwm , veja tensões pino 19 e pino 7.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GBS_Info correto amigo, é esse esquema mesmo, porém agora foi armado a proteção apos a troca do resistor pr160 100k,  ele estava com 50k, agora o dreno do pq17 está com 2.7v se passo um fio do 3 pro 4 aparece os 3v, ou seja o -vaoff foi ativado removi o pq1 a proteção foi desativada e a máquina liga normal só não carrega a bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

      Nosso colega @GBS_Info  quer limitar a tensão do G de pq17 em menos de 15v pra o mosfet começar a conduzir pois no datasheet do AOD403  o vgs(th)  é  -3,5 e fazendo as contas esse mosfet começa a conduzir  abaixo de 15v , agora quanto menos a tensão no G maior  a corrente de saída.

   Analisando bem o circuito vi que o único jeito de baixar a tensão do gate de PQ17 é através  de PQ18 , verifique se ele está bom e siga pino 2 dele  que na verdade é quase que um  divisor resistivo da linha de VA+  através de PR78 e PR80 (confira eles).

Se PQ18 conduzir  a base ou seja o G de  PQ1B alterará ,confira também PR77.

   Espero que meu raciocínio esteja correto e peço a opinião dos colegas pra ajudarmos o @fabio.dongues  a resolver esse caso.

Boa sorte amigo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, João Henrique disse:

 Analisando bem o circuito vi que o único jeito de baixar a tensão do gate de PQ17 é através  de PQ18

Acredito que quem baixa a tensão no gate do PQ17 é o divisor resistivo formado pelos PR11 e PR25.

Ao meu modo de ver, PQ18 tbm é responsável por bloquear a saturação do PQ17... pois ele pode levar gnd para a base do PQ1B, assim como o sinal -VAOFF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se olharmos no esquema podemos ver que esse circuito de proteção , no meu entendimento, só tem uma lógica de funcionamento: Evitar que caso inverta as polaridades da fonte danifique o circuito,  uma vez que com isso a tensão positiva +, entraria por VAIN-  PL5 e PL6, fazendo com que o circuito de proteção entre em funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, EletroX disse:

Se olharmos no esquema podemos ver que esse circuito de proteção , no meu entendimento, só tem uma lógica de funcionamento: Evitar que caso inverta as polaridades da fonte danifique o circuito,  uma vez que com isso a tensão positiva +, entraria por VAIN-  PL5 e PL6, fazendo com que o circuito de proteção entre em funcionamento.

Qualquer alteração após PQ17 poderá acionar o circuito de proteção.

Pode se verificar isso em PQ18,  -VAOFF e  DC/-C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...